nav-logo
Compartilhe

    Como é a dor de cabeça da meningite? Entenda sintomas mais comuns

    A doença é caracterizada por uma dor intensa por todo o crânio

    Por Equipe Nav DasaPublicado em 29/05/2023, às 18:53 - Atualizado em 15/04/2024, às 09:27

    dor de cabeça da meningite

    Você sabia que a dor de cabeça pode indicar um quadro de meningite? No texto abaixo explicamos como é esse sintoma e os cuidados que devemos ter para evitar a doença.

    Como começam os sintomas da meningite?

    Na meningite viral os sintomas se assemelham ao de uma gripe, podendo vir acompanhados de febre, rigidez na nuca e perda de apetite.

    Nos casos de meningite bacteriana, são comuns os sintomas de febre alta, dor de cabeça forte, rigidez na nuca, vômitos, sensibilidade à luz, sonolência, confusão mental e dores nas articulações. Normalmente, o mal-estar é bem mais intenso que em uma meningite viral.

    Como identificar a dor de cabeça da meningite?

    Além da dor na nuca, sintoma comum da meningite, a dor de cabeça contínua e forte pode indicar a doença. Nesses casos, é importante observar se a dor é acompanhada por vômitos.

    Para o diagnóstico, o médico poderá solicitar exames como a tomografia e também a análise do líquido cefalorraquidiano.

    Onde dói a cabeça na meningite?

    A dor de cabeça na meningite é caracterizada por uma dor intensa por todo o crânio. O que difere de uma dor comum é que na meningite a dor passa a ser mais forte e pode vir acompanhada de rigidez na nuca e dificuldade de abaixar a cabeça.

    O que fazer se eu estiver com sintomas de meningite?

    Se apresentar sintomas de meningite, o recomendado é procurar assistência médica o mais rápido possível, uma vez que o diagnóstico só pode ser feito em laboratório e a demora pode deixar graves sequelas.

    Também é muito importante estar atento aos sintomas da meningite em bebês, que podem facilmente passar despercebidos por nós.

    Para o diagnóstico, o especialista poderá realizar uma punção lombar para examinar o líquido cefalorraquidiano e observar a presença de bactérias através de microscópio. O diagnóstico é feito após análise de crescimento da bactéria no líquido cefalorraquidiano ou no sangue.

    Como prevenir a meningite?

    vacina contra meningite é a melhor forma de prevenção da doença. É importante se atentar ao calendário de vacinação disponibilizado pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e manter as vacinas em dia.

    Clique aqui para agendar sua vacina

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também