Como saber se tenho alergia à vacina?

alergia a vacina

Antes de tudo, é extremamente importante explicar que as vacinas passam por extensos testes que comprovam sua eficácia e segurança. Os eventos adversos de uma vacina são muito raros, especialmente a anafilaxia.  

Porém, algumas pessoas alérgicas devem tomar cuidado na hora de se vacinar. Pacientes com alergia a ovo podem apresentar reações adversas potencialmente perigosas caso sejam expostos a alguns imunizantes sem orientação profissional prévia.  

Quais reações alérgicas as vacinas podem causar?    

As alergias a vacinas variam de pessoa para pessoa e possuem diferentes níveis de gravidade. Em alguns casos, os pacientes podem apresentar coceira e placas avermelhadas no corpo após a vacinação.  

Já quando se trata de um caso grave, os pacientes podem sentir também falta de ar e inchaço do rosto, da língua e mal-estar generalizado.  

 

Quem tem alergia a ovo pode tomar vacina?

A única vacina disponível atualmente que contém proteína do ovo capaz de desencadear uma reação alérgica é a vacina Febre Amarela.   

Só um médico é capaz de definir a melhor estratégia para os alérgicos que precisam se imunizar, uma vez que indivíduos com formas graves de alergia ao ovo, como urticária e reações anafiláticas, não devem receber a vacina febre amarela. 

 

Qualquer vacina pode dar reação?    

Sim, qualquer vacina é capaz de causar reação adversa. As reações alérgicas também podem ocorrer em qualquer uma delas, mas devemos ressaltar que este é um evento extremamente raro e acomete pouquíssimas pessoas.   

 

Qual grupo de pessoas é mais propenso a alergias na vacinação?  

De maneira geral, as pessoas com algum antecedente alérgico são mais propensas a apresentar alergia a qualquer alimento, medicação, vacina ou qualquer substância a que são expostas. 

Entretanto, uma reação alérgica grave é muito rara e portanto ser alérgico não é contraindicação para tomar vacinas. A exceção é se você souber que é alérgico a um componente específico de uma vacina, como por exemplo ovo no caso da vacina febre amarela ou látex, no caso de vacinas que contêm látex na tampa do frasco. 

 

Quem tem alergia pode tomar as vacinas contra a COVID-19?   

Sim, segundo a ASBAI, pessoas com alergia respiratória, dermatite atópica ou alergia alimentar não são consideradas de risco para anafilaxia por vacinas.   

Ana Karolina Barreto Marinho, especialista da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), explica que alérgicos podem e devem receber vacinas, porém é necessário tomar mais cuidado com quem já teve reações anafiláticas, e mesmo para eles existem protocolos de segurança que permitem a imunização. 

Desta forma, é recomendável que pessoas com histórico de alergia grave aguardem na unidade de vacinação por 30 minutos após receber uma vacina.  As reações mais graves acontecem nesse intervalo de tempo na maioria das vezes e elas poderão ser atendidas prontamente, caso apresentem algum sintoma de alergia grave. 

 

Como saber se tenho alergia à vacina COVID-19?    

De acordo com o CDC, se você teve uma reação alérgica grave ou uma reação alérgica imediata – mesmo que não tenha sido grave – a qualquer ingrediente de uma vacina COVID-19, você não deve tomá-la.  

Se você apresentou alguma reação alérgica após uma vacina COVID-19, deve conversar com o seu médico para analisar a opção mais segura a ser seguida. 

Sintomas de alergia à vacina de COVID-19   

Uma reação alérgica imediata ocorre em até 4 horas após a vacinação e pode incluir alguns sintomas, como sensação de desmaio, pulso rápido, dificuldade respiratória, náusea e vômito, inchaço nos lábios, língua ou garganta, parada cardíaca, pele pálida, urticária e dor no estômago. Na maioria das vezes os sintomas de alergia grave ocorrem nos primeiros 30 minutos após a vacinação. 

Em caso de suspeita de anafilaxia é necessário atendimento médico imediato. 

 

Agendar Exame
 

Leia também: Vacina da gripe pode dar febre?

 

Categoria
Saúde