nav-logo
Compartilhe

    Shot de imunidade funciona?

    Entenda até que ponto essa bebida pode melhorar sua saúde

    Por Barbara CorreaPublicado em 25/05/2022, às 21:10 - Atualizado em 25/05/2023, às 16:10
    Shot de imunidadeFoto: Shutterstock

    Eles não são novidade por aqui. Nas redes sociais, ganharam notoriedade há um bom tempo. Os chamados shots de imunidade são geralmente ingeridos no começo para dar aquela turbinada na imunidade.  

    Mas será que, além de populares, eles são de fato eficientes? São capazes de mover um ponteiro em nossas vidas? Antes de mais nada, vamos conhecer melhor essas bebidas. 

    O que é o shot de imunidade? 

    São bebidas funcionais, consumidas em pequenas doses, que fornecem uma combinação de nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes.

    Em teoria, ajudariam a fortalecer as defesas naturais do organismo. Isso porque trazem ingredientes de ações antioxidante e anti-inflamatória, como gengibre, cúrcuma, pimenta, limão, açafrão e cacau. 

    Quais são os tipos de shot de imunidade? 

    • Caseiros: são aqueles preparados em casa com uma combinação de ingredientes e especiarias facilmente encontrados em mercados. 
    • Industrializados: prontos para o consumo, são misturas compradas em farmácias ou lojas de produtos naturais.  

    Mas os shots de imunidade funcionam? 

    A imunidade é reflexo da sua qualidade de vida como um todo.

    A lista de itens que podem influenciar o cenário inclui uma rotina de sono adequada, a prática regular de exercícios físicos, gerenciamento do estresse, uma alimentação equilibrada, saúde mental e higiene básica em dia, o uso de medicações necessárias e uma baixa exposição à poluição.  

    Sendo assim, é evidente que o shot de imunidade não resolve nada se você não estiver cuidando da sua saúde como um todo. Para os especialistas, a bebida pode até fazer parte da sua estratégia alimentar, mas taxá-la como “salvadora” da imunidade é um pensamento no mínimo equivocado.  

    Como consumir a bebida funcional? 

    Os especialistas que indicam essa estratégia recomendam o consumo diário, logo pela manhã. Mas alertam: a bebida não substitui o café da manhã nem pode ser a única fonte de nutrientes. Ela pode servir como um complemento nutricional natural.  

    Antes de incluir os shots de imunidade no seu cardápio, consulte um(a) nutricionista para avaliar qual receita é a mais indicada para você. E se realmente você precisa desse pontapé no início do dia.  

    Fontes: Durval Ribas Filho, médico presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN ); Thiago Bronze, nutricionista clínico de São Paulo.  

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também