Já sabemos que as vacinas salvam vidas, são seguras e acessíveis. Agora vamos descobrir como podemos nos proteger. Existem vacinas em que só uma dose é necessária e vacinas em que é necessário receber um esquema com mais doses. Muitas vacinas têm indicação para serem aplicadas somente em determinada faixa etária, enquanto outras são utilizadas em qualquer idade; algumas precisam de uma dose de reforço depois de alguns anos, e outras devem ser dadas anualmente.
Essas particularidades fazem toda a diferença na hora de se imunizar, pois deixar de tomar uma dose de reforço ou não se vacinar na idade ideal pode significar maior exposição e vulnerabilidade a doenças infectocontagiosas.
Anualmente o Ministério da Saúde divulga o Calendário Nacional de Vacinação atualizado. Nele é possível se informar sobre qual vacina tomar em cada fase da vida (criança, adolescente, adulto, idoso, gestante), além do período em que cada dose deve ser tomada. O calendário também indica as vacinas específicas que povos indígenas devem tomar.
Devido aos casos recentes de Coronavírus (COVID-19) confirmados no Brasil o Ministério da Saúde antecipou a Campanha de Vacinação contra a gripe em 2020. A iniciativa visa aumentar a imunidade da população, já que diminuindo os casos de gripe a detecção dos casos de Coronavírus (COVID-19) é facilitada. Um diagnóstico mais rápido da doença também é extremamente essencial para evitar que o vírus se espalhe ainda mais.
Confira abaixo o Calendário de Vacinação completo que preparamos para que você possa ter de forma prática quando precisar. Você pode salvar no seu celular ou computador para consultar com facilidade e manter suas vacinas e a de sua família em dia.
Vale lembrar que além das vacinas disponíveis na rede pública, há laboratórios e clínicas de vacinação que oferecem vacinas em serviços particulares. A vantagem delas é a disponibilidade de vacinas não encontradas na rede pública ou de doses de reforço não previstas no serviço público, oferecendo uma proteção a mais, além de, em alguns casos, apresentarem menos reações. Além disso, algumas vacinas só estão disponíveis nos serviços privados, como a vacina zoster e a vacina meningocócica B.
No portal da Sociedade Brasileira de Imunizações, também está disponível o calendário de vacinação nacional, além de informações sobre como as vacinas devem ser tomadas.
Além do calendário dividido por idade (prematuro, criança, adolescente, adulto e idoso); por condição de saúde (o calendário Pacientes especiais traz especificações sobre a vacinação de pessoas com as doenças crônicas mais comuns, além de informações sobre como as vacinas atuam, a importância e o cuidado que se deve ter nesses casos); e por ocupação (alguns profissionais estão mais expostos a determinadas doenças; é o caso de profissionais da saúde, daqueles que lidam com dejetos, ou entram em contato frequente com animais, entre outros).
Manter a vacinação em dia é fundamental para sua qualidade de vida e a das pessoas à sua volta. Por isso, fique sempre atento ao calendário de vacinação anual e não deixe de tomar as vacinas.
Veja onde se vacinar em Locais de Aplicação
Fontes:
Revista Crescer: Vacina Privada, Revista Crescer: Vacina Pública, Sbim
Comentários