Manter o calendário de vacinação atualizado é extremamente importante em todas as fases da vida. Isso porque os microrganismos causadores de doenças estão em todas as partes e são capazes de entrar em nosso organismo e causar grandes complicações.
A vacina é a melhor forma de evitar o adoecimento e os casos graves dessas doenças. Além disso, ao se vacinar você estará protegendo a si mesmo e as demais pessoas da comunidade que, por algum motivo, não podem se vacinar.
O Calendário Nacional de Vacinação é o responsável por orientar quando cada pessoa deve tomar cada dose de vacina, dependendo de sua faixa etária. Ele contempla as crianças, adolescentes, idosos, gestantes e povos indígenas. No Brasil, são disponibilizadas 15 vacinas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, há cerca de 20 vacinas já disponíveis capazes de prevenir mais de 20 doenças.
A importância da vacinação está na imunidade conferida não apenas para a pessoa que recebe a vacina, mas também para todas as pessoas da comunidade.
A chamada imunidade de rebanho consiste em proteger as pessoas que não podem ser vacinadas por algum motivo e podem ser suscetíveis a doenças evitadas pela vacinação.
Então, todos os que puderem devem ser vacinados, para que as pessoas que não conseguem responder adequadamente às vacinas ou não podem recebê-las estejam também menos suscetíveis a adoecer. Isso acontece porque quando muitas pessoas estão vacinadas há uma menor circulação de vírus e bactérias.
O calendário de vacinação é dividido por idade. Recomenda-se que toda a população o siga para se proteger de doenças potencialmente perigosas em todas as faixas etárias.
O Ministério da Saúde promove campanhas periodicamente como incentivo à vacinação, para evitar que doenças já erradicadas no país voltem.
O principal objetivo das vacinas é conferir proteção contra vírus e bactérias capazes de provocar inúmeras doenças graves caso entrem em contato com o nosso organismo, portanto é muito importante para a saúde geral da população.
As vacinas funcionam da seguinte maneira:
Entender como são feitas as vacinas é importante para quem ainda tem medo de se vacinar. O desenvolvimento de um imunizante pode durar longos anos, isso porque eles passam por inúmeros testes antes de serem disponibilizados para a população. Os testes são responsáveis por provar a eficácia e segurança do imunizante, para que haja um risco mínimo para as pessoas que vão se vacinar.
O PNI possui 45 diferentes imunobiológicos disponíveis para toda a população brasileira e há vacinas para todas as idades, desde o nascimento até a terceira idade. O programa é extremamente importante para proporcionar à população a oportunidade de prevenir doenças que podem ser mortais.
É comum que crianças tenham medo da vacina, porém os pais devem encorajar seus filhos a se protegerem. Mesmo durante a pandemia, as crianças devem ser vacinadas para se prevenir contra as doenças a que são suscetíveis.
Todas as vacinas recomendadas por faixa etária deverão ser tomadas, mesmo durante a pandemia do Coronavírus. Isso evitará possíveis surtos de doenças que, até então, estavam superadas no país.
A campanha de vacinação da COVID-19 está funcionando no Brasil por faixa etária e cada estado do país está em um estágio diferente. Portanto, é importante acompanhar as datas da sua cidade e estado e não deixar de se imunizar quando chegar sua vez.
Ressaltamos que o recomendado é aguardar 14 dias antes e depois de cada dose da vacina COVID-19 para se imunizar com qualquer outra vacina.
O calendário vacinal atualizado dividido por idade está disponível no site da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
Fonte
Ministério da Saúde. Calendário Nacional de Vacinação. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z-1/c/calendario-de-vacinacao
Comentários