Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Blog Vacinas Importância de manter o calendário de vacinação atualizado

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp
Vacinas 20 maio 2021 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Importância de manter o calendário de vacinação atualizado

Manter o calendário de vacinação atualizado é extremamente importante em todas as fases da vida. Isso porque os microrganismos causadores de doenças estão em todas as partes e são capazes de entrar em nosso organismo e causar grandes complicações. 

A vacina é a melhor forma de evitar o adoecimento e os casos graves dessas doenças. Além disso, ao se vacinar você estará protegendo a si mesmo e as demais pessoas da comunidade que, por algum motivo, não podem se vacinar.

O que é e para que serve o calendário de vacinação? 

O Calendário Nacional de Vacinação é o responsável por orientar quando cada pessoa deve tomar cada dose de vacina, dependendo de sua faixa etária. Ele contempla as crianças, adolescentes, idosos, gestantes e povos indígenas. No Brasil, são disponibilizadas 15 vacinas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, há cerca de 20 vacinas já disponíveis capazes de prevenir mais de 20 doenças. 

A importância da vacinação está na imunidade conferida não apenas para a pessoa que recebe a vacina, mas também para todas as pessoas da comunidade.

A chamada imunidade de rebanho consiste em proteger as pessoas que não podem ser vacinadas por algum motivo e podem ser suscetíveis a doenças evitadas pela vacinação.

Então, todos os que puderem devem ser vacinados, para que as pessoas que não conseguem responder adequadamente às vacinas ou não podem recebê-las estejam também menos suscetíveis a adoecer. Isso acontece porque quando muitas pessoas estão vacinadas há uma menor circulação de vírus e bactérias.

Como funciona o calendário de vacinação? 

O calendário de vacinação é dividido por idade. Recomenda-se que toda a população o siga para se proteger de doenças potencialmente perigosas em todas as faixas etárias.

O Ministério da Saúde promove campanhas periodicamente como incentivo à vacinação, para evitar que doenças já erradicadas no país voltem.

Qual a importância de manter o calendário de vacinação atualizado? 

O principal objetivo das vacinas é conferir proteção contra vírus e bactérias capazes de provocar inúmeras doenças graves caso entrem em contato com o nosso organismo, portanto é muito importante para a saúde geral da população. 

As vacinas funcionam da seguinte maneira: 

  1. O sistema imunológico reconhece a vacina como se fosse um microrganismo invasor;
  2. Induz a produção de anticorpos no organismo, que são proteínas produzidas naturalmente pelo sistema imunológico para combater as doenças infecciosas;
  3. Esta resposta gera a memória imunológica. Então, caso você seja exposto novamente ao vírus, o sistema imunológico saberá como agir rapidamente, para que ele o germe não entre nas suas células, evitando o adoecimento. 

Entender como são feitas as vacinas é importante para quem ainda tem medo de se vacinar. O desenvolvimento de um imunizante pode durar longos anos, isso porque eles passam por inúmeros testes antes de serem disponibilizados para a população. Os testes são responsáveis por provar a eficácia e segurança do imunizante, para que haja um risco mínimo para as pessoas que vão se vacinar. 

Qual a importância do PNI (Programa Nacional de Imunização)?

O PNI possui 45 diferentes imunobiológicos disponíveis para toda a população brasileira e há vacinas para todas as idades, desde o nascimento até a terceira idade. O programa é extremamente importante para proporcionar à população a oportunidade de prevenir doenças que podem ser mortais. 

É comum que crianças tenham medo da vacina, porém os pais devem encorajar seus filhos a se protegerem. Mesmo durante a pandemia, as crianças devem ser vacinadas para se prevenir contra as doenças a que são suscetíveis. 

Ocorreu alguma alteração no calendário de vacinação em 2021 por conta da COVID-19?

Todas as vacinas recomendadas por faixa etária deverão ser tomadas, mesmo durante a pandemia do Coronavírus. Isso evitará possíveis surtos de doenças que, até então, estavam superadas no país. 

A campanha de vacinação da COVID-19 está funcionando no Brasil por faixa etária e cada estado do país está em um estágio diferente. Portanto, é importante acompanhar as datas da sua cidade e estado e não deixar de se imunizar quando chegar sua vez. 

Ressaltamos que o recomendado é aguardar 14 dias antes e depois de cada dose da vacina COVID-19 para se imunizar com qualquer outra vacina.

Onde acessar o calendário vacinal atualizado da SBIm?

O calendário vacinal atualizado dividido por idade está disponível no site da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Fonte

Ministério da Saúde. Calendário Nacional de Vacinação. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z-1/c/calendario-de-vacinacao

Comentários