A campanha da vacina da gripe acontece anualmente e é de suma importância para a saúde pública. Entenda abaixo como foi a campanha durante a pandemia e a necessidade de tomar a vacina da gripe.
Durante a pandemia de COVID-19, a campanha da vacina da gripe foi dividida em três fases diferentes. A decisão foi tomada pelos órgãos de saúde pública a fim de imunizar todas as pessoas contra a gripe e não gerar aglomerações para receber a vacina.
Além disso, a campanha de vacinação da gripe foi prorrogada, durando de março a agosto para que as pessoas do grupo prioritário tivessem uma nova oportunidade de se proteger contra a doença.
O Ministério da Saúde dividiu as fases da campanha da vacina da gripe da seguinte forma:
A imunização está disponível gratuitamente para:
A imunização só é contraindicada para pessoas com alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou a dose anterior.
A gripe é uma infecção viral respiratória que pode acometer todas as faixas etárias. A vacina é extremamente importante para prevenir todos os tipos de influenza, inclusive a gripe H1N1.
Os vírus da influenza apresentam grande variabilidade genética e é necessário que a formulação da vacina também mude periodicamente, sendo preciso se vacinar todo ano com uma dose da vacina.
Além disso, a imunização é muito segura, podendo ocorrer reações da vacina da gripe como dor no local da injeção, febre, mal-estar e dor muscular.
A campanha de vacinação da gripe 2021 na rede pública ocorrerá de 12 de abril a 9 de julho de 2021. Mas a vacinação na rede particular já começou.
Atualmente há no Brasil duas vacinas capazes de proteger contra a gripe, a trivalente, que está disponível na rede pública e possui os dois tipos da Influenza A e um vírus da Influenza B em sua composição e a tetravalente, composta por dois subtipos do vírus Influenza A e dois subtipos B que dependem do vírus circulante no ano anterior.
Comprar a vacina da gripe é simples e rápido, basta clicar no link e seguir os passos.
Tire todas as suas dúvidas sobre a campanha de vacinação da gripe 2021:
Sim. Trata-se de uma vacina que muda de formulação todos os anos e por isso a vacinação a cada ano é de extrema importância para conferir proteção contra a doença.
A vacina começa a fazer efeito e o organismo desenvolve anticorpos a partir de 15 dias de aplicação.
Sim! A vacina COVID-19 não confere proteção contra as doenças respiratórias causadas pelo vírus Influenza, apenas contra o Coronavírus.
Recomenda-se que, após a aplicação da vacina COVID-19, se aguarde o período de 14 dias antes e depois das aplicações das doses para tomar qualquer vacina.
Para pessoas que tenham suspeita de COVID-19 ou qualquer outra doença, é indicado que aguarde a melhora total dos sintomas. Isso para que esses sintomas não sejam confundidos com as reações adversas da vacina.
Sim! A vacina da gripe é indicada tanto para puérperas quanto para gestantes.
Não, a vacina da gripe é composta por vírus inativado e não é capaz de causar a doença.
Fonte
Secretária de estado de saúde. Vacina da gripe. Disponível em: https://www.saude.mg.gov.br/gripe
Vacinas relacionadas
Comentários