Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Blog Vacinas A vacina da gripe é feita com o vírus vivo?

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp
Vacinas 11 jan 2022 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

A vacina da gripe é feita com o vírus vivo?

Você sabe como é feita a vacina da gripe? Trata-se de uma vacina inativada, ou seja, composta por vírus mortos, alterados, ou apenas partículas deles, sendo incapazes de causar a doença.  

O imunizante é extremamente importante para todas as pessoas com mais de seis meses de vida e é a melhor forma de prevenir infecções respiratórias causadas pela gripe H1N1 e outros tipos de influenza. 

Tipos de vacinas para gripe? 

As vacinas da gripe da rede privada e pública são diferentes. Entenda: 

  • Rede pública: a vacina disponível é a trivalente e confere proteção a dois subtipos de Influenza A e um subtipo da Influenza B.  
  • Rede privada: fornece a vacina quadrivalente que contém dois subtipos de Influenza A e mais dois subtipos de Influenza B, conferindo uma proteção ainda maior. 

Como funciona a vacina da gripe? 

Sua principal função é proteger contra a gripe, que é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus influenza A e influenza B. O vírus A está relacionado a epidemias e pandemias, apresentando um comportamento sazonal. A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, através de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala de uma pessoa infectada. 

Muitas pessoas se questionam se a vacina da gripe previne contra o coronavírus e a resposta é não. Ambas as vacinas são essenciais para prevenir diferentes tipos de vírus. 

Vacina da gripe: reações 

As reações a vacinas podem ocorrer por diversos fatores, mas isso não significa que acontece com todas as pessoas que se vacinam. No caso da vacina da gripe, as mais comuns são:  

  • Manifestações locais: dor, vermelhidão e endurecimento no local da aplicação; 
  • Manifestações sistêmicas: febre, mal-estar e dor muscular. 

É importante dizer que todas as vacinas passam por longos testes que comprovam sua eficácia e segurança, sendo extremamente seguras e eficazes.  

Por que a vacina da gripe deve ser tomada anualmente? 

A revacinação anual contra a gripe é essencial, uma vez que a proteção conferida pela vacina cai gradativamente após seis meses da aplicação. Além disso, os subtipos de influenza mudam com o decorrer do tempo, fazendo com que a vacina tomada no ano anterior não proteja contra os novos subtipos do ano vigente. 

Quem deve tomar a vacina da gripe? 

A indicação da vacina da gripe é para todas as pessoas a partir de 6 meses de vida, especialmente para aquelas de maior risco para infecções respiratórias, que podem ter complicações e a forma grave da doença. 

Os grupos considerados de risco, segundo o Ministério da Saúde, são: pessoas a partir de 55 anos; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores; povos indígenas; portadores de determinadas doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; forças de segurança e salvamento; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Para estes, a vacina está disponível gratuitamente pelo SUS. 

Indivíduos que não pertencem ao grupo de risco também devem se proteger com a vacina da rede privada. Além disso, todos devem estar atentos as dicas para a prevenção da gripe. 

Há contraindicações para a vacina da gripe? 

O imunizante é contraindicado para indivíduos com alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou a dose anterior. 

Tire todas suas dúvidas sobre a vacina da gripe e não deixe de se proteger!  

Fontes

 Vacinas. Diferença da vacina da gripe na rede privada e pública. Disponível em: https://vacinas.com.br/blog/vacina-da-gripe-rede-privada-e-publica  

 Vacinas. 9 dúvidas mais frequentes sobre a vacina da gripe. Disponível em: https://vacinas.com.br/blog/duvidas-sobre-vacina-da-gripe 

 SBIm. Vacina gripe (influenza) — trivalente ou quadrivalente. Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-gripe-influenza 

Vacinas relacionadas

		    
	  	

Comentários