Agende já suas vacinas
Vacinas
15 jul 2020 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Qual o tratamento para HPV existente e o que fazer ao ser diagnosticado

Na maior parte dos casos, o sistema imunológico é capaz de combater a infeção por HPV e obter a cura completa do vírus, principalmente em jovens. Porém, algumas dessas infecções podem causar lesões que devem ser acompanhadas por profissionais e tratadas. 

Você sabe como tratar o HPV? Nesse texto você poderá tirar suas dúvidas sobre o tratamento da doença.

Remédios para HPV

Os remédios para HPV são recomendados de acordo com o caso de cada paciente. Medicamentos comuns para esse tipo de tratamento são:

  • Podofilox;
  • Ácido tricloroacético;
  • Imiquimode;
  • Resina de podofilina;
  • Retinoides;
  • Interferon.

A vacina contra HPV é a melhor forma de prevenção contra a doença e manter a imunização em dia é essencial.

Cirurgia para lesões do HPV

Após a infecção pelo HPV, não há como saber se as lesões causadas irão desaparecer ou crescer ainda mais. Existem várias opções de tratamento disponíveis, tudo depende do tamanho e localização das feridas.

A retirada das verrugas pode ser realizada através de aplicação de uma solução especial, remoção por congelamento, cauterização ou laser.

Caso as lesões sejam grandes ou apresentem risco de sangramento, o médico pode recomendar uma cirurgia para retirada que poderá ser feita em consultório médico ou hospital. A cirurgia é feita com bisturi, eletrocoagulação, crioterapia ou laser. 

O que fazer quando se tem HPV?

O HPV é uma doença que pode ser tratada e o tratamento tem como objetivo reduzir e remover as lesões causadas pela infecção. Pode ser feito à base de medicamentos químicos, cirúrgicos ou estimuladores de imunidade.

Em casos de HPV, o que deve ser feito é procurar um profissional de saúde, que saberá prescrever exames e auxiliar nos próximos passos de tratamento da doença.

Mas cuidado! É necessário lembrar que a automedicação não é indicada e pode levar a eventos adversos, com graves danos à saúde.

Como funciona o tratamento do HPV na gravidez?

Quando ocorre o HPV na gravidez, é recomendado que o tratamento se inicie logo nas primeiras semanas de gestação. Os medicamentos devem ser prescritos por um obstetra que saberá todos os fatores e características da gestação e auxiliará no tratamento mais indicado para cada caso. 

Posso tomar a vacina HPV na gestação?

Não, há vacinas na gravidez que são contra indicadas, o que é o caso das duas vacinas contra HPV disponíveis.Uma mulher que iniciou o esquema de vacinação e engravidou deve interromper a vacinação para HPV e retomar o esquema quando o bebê nascer. Não há necessidade de refazer nenhuma dose, só completar as que estiverem faltando.

 

Veja também: HPV na gravidez

Veja onde se vacinar em Locais de Aplicação

 

Fontes

http://www.saude.gov.br/images/pdf/2017/dezembro/07/Perguntas-e-respostas-HPV-.pdf

https://www.tuasaude.com/tratamento-do-hpv/#:~:text=Cirurgia%20para%20HPV&text=As%20op%C3%A7%C3%B5es%20incluem%20retirada%20das,o%20inc%C3%B4modo%20durante%20o%20tratamento.

Vacinas por Perfil

Aqui você encontra todas as vacinas que você deve tomar de acordo com seu perfil e cuidados ao viajar.

MaisLidas