Coqueluche, popularmente conhecida como tosse comprida, é uma infecção respiratória que pode trazer grandes riscos à saúde se não tratada adequadamente. Entenda mais sobre a doença e a importância de se imunizar.
Trata-se de uma infecção respiratória causada pela bactéria Bordetella pertussis. A doença é caracterizada por uma tosse em salvas que dura muito tempo (daí o nome tosse comprida) que pode atingir os brônquios e a traqueia.
Em crianças menores de 6 meses de idade, a coqueluche pode ser mortal se não tratada devidamente.
Se infectado pela coqueluche, o paciente pode apresentar três estágios da doença.
O primeiro nível é o mais leve e os sintomas mais comuns são:
No nível intermediário os sintomas evoluem para:
Já no estágio 3 da doença, os sintomas se manifestam de forma grave e podem persistir por meses.
Os sintomas da coqueluche podem começar de 4 a 21 dias após a infecção e, raramente, após 42 dias.
A coqueluche é transmitida a uma pessoa não vacinada previamente pelo contato direto da pessoa infectada através de gotículas expelidas pela tosse, espirro e fala.
Além disso, pode ocorrer a transmissão por objetos recentemente contaminados por secreções de um paciente infectado. Porém, isso não acontece com frequência, uma vez que a bactéria não sobrevive por muito tempo fora do hospedeiro.
Por ser uma doença que se assemelha a um resfriado, o diagnóstico da coqueluche em estágios iniciais pode ser difícil. O médico poderá solicitar os exames de PCR em tempo real ou coleta de material de nasofaringe para cultura para avaliar a presença da infecção.
Normalmente o tratamento da coqueluche é realizado com antibióticos prescritos por um médico especialista. Em crianças, é comum precisar de internação hospitalar para realizar o tratamento de forma adequada, uma vez que os sintomas nessa faixa etária costumam ser graves.
A vacina coqueluche é combinada com os toxoides da difteria e do tétano para produzir a vacina DTPa ou DTPw (para crianças abaixo de 7 anos) e a vacina dTpa (para pessoas acima de 7 anos).
Para crianças, estão disponíveis as vacinas Pentavalente e Hexavalente, que contêm também a vacina hepatite B, os antígenos de H. influenzae tipo b e poliovírus inativados.
A fase com sintomas mais intensos da doença dura, em média, 30 dias, podendo chegar a 6 a 10 semanas.
O tratamento requer o uso de antibióticos prescritos por um médico especialista.
A tosse mais característica e intensa dura cerca de 2 semanas e diminui gradativamente após este período.
O indivíduo consegue adquirir imunidade em duas situações:
Sim, é uma doença grave que, se não tratada adequadamente, pode levar a óbito.
Em crianças, principalmente as menores de seis meses, as complicações podem incluir:
Saiba também: Herpes Zóster
Veja onde se vacinar em Locais de Aplicação
Fonte
Ministério da Saúde. Coqueluche: causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. Disponível em: https://saude.gov.br/saude-de-a-z/coqueluche
Vacinas relacionadas
Comentários