Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Blog Vacinas O que é coriza? Saiba mais sobre o sintoma de doenças respiratórias

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp
Vacinas 04 ago 2021 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

O que é coriza? Saiba mais sobre o sintoma de doenças respiratórias

Coriza, ou coriza nasal, é a secreção que ocorre quando a mucosa que reveste o nariz está inflamada.  

É um sintoma comum que está atrelado a algumas doenças respiratórias, tais como gripe, resfriado, rinite alérgica e a COVID-19. 

O que provoca a coriza? 

As doenças que acometem o trato respiratório são as principais causas desse sintoma. 

Na maioria das vezes, essa secreção é clara, amarelada, esverdeada ou pode vir acompanhada de sangue. A principal função da coriza é auxiliar no processo de expulsão do agente causador da doença no organismo. 

Doenças que causam a coriza nasal 

A coriza nasal pode ser causada por algumas doenças, como: 

Gripe 

A gripe é uma infecção respiratória aguda, causada pelo vírus Influenza A e B. O vírus se comporta de maneira sazonal. A circulação ocorre principalmente nas épocas do ano caracterizadas por estações climáticas frias. 

Os principais sintomas da condição são febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. 

Resfriado 

O resfriado geralmente apresenta sintomas mais leves que a gripe e é caracterizado por nariz ardendo, coceira no nariz, irritação na garganta, coriza e espirros. A maioria das pessoas acometidas não apresentam sinais de febre. 

Rinite alérgica 

A rinite alérgica é um transtorno sintomático do nariz que pode ocorrer após a exposição a alérgenos, que são substâncias de origem natural capazes de induzir reações de hipersensibilidade em algumas pessoas. 

Na maioria dos casos, a rinite é causada por ácaros presentes na poeira domiciliar, mofo, pelos de animais e pólen de flores. 

Os principais sintomas incluem: espirros repetidos, coriza líquida e abundante, coceira nasal, mucosa nasal congestionada e narinas entupidas, olhos avermelhados e lacrimejando, sensação de escorrimento da secreção na parte de trás do nariz, modificação do olfato e do paladar, tosse crônica. A rinite alérgica pode desencadear sinusite e otites. 

Coriza pode ser sintoma de COVID-19? 

Sim, segundo o Ministério da Saúde, a coriza é um sintoma comum de COVID-19. 

Quais as diferenças entre resfriado, gripe e COVID-19? 

A gripe ocorre por conta do vírus Influenza e o quadro costuma ser mais grave e mais duradouro que o de um resfriado. Os principais indícios são febre alta, dor muscular, dor de cabeça e tosse. Em casos mais graves, a gripe pode evoluir para pneumonia.  

O resfriado pode ser causado por diversos tipos de vírus e os sintomas, embora sejam parecidos com os da gripe, são mais leves e duram menos tempo.  

A infecção causada pelo SARS-CoV-2 (COVID-19) é caracterizada pela falta de ar e febre. Em alguns casos, os sintomas passam a ser mais intensos, com pneumonia e outras complicações. 

As três doenças apresentam sintomas muito semelhantes, então é importante que, em caso de suspeita, o paciente faça o isolamento social pelo período de incubação (tempo que a doença pode levar para se manifestar) de 2 a 14 dias e realize um teste para COVID-19. 

Como aliviar e tratar a coriza? 

O tratamento é feito com base na doença que o paciente apresenta. O médico pode prescrever antitérmicos, analgésicos ou outros medicamentos. Além disso, é importante manter a região nasal sempre limpa, assoando o nariz e, quando recomendado, limpando com soro fisiológico.  

Fontes 

Ministério da Saúde. Alergias. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/82alergias.html 

Ministério da Saúde. Informações sobre gripe. Disponível em: https://antigo.saude.gov.br/artigos/918-saude-de-a-a-z/influenza/22873-informacoes-sobre-gripe 

Vacinas relacionadas

		    
	  	

Comentários