A distribuição e armazenamento de vacinas devem ser feitos adequadamente, cumprindo muitas normas para que o produto chegue em segurança e sua qualidade se mantenha intacta durante todo o processo. Este é considerado um grande desafio da indústria farmacêutica, uma vez que os insumos que compõem uma vacina são produzidos em diversas partes do mundo, dificultando o transporte.
A fabricação das vacinas são diferentes de acordo com as suas plataformas e, por isso, utilizam diferentes estratégias de armazenamento.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que cerca de 50% das vacinas produzidas em todo o mundo atinjam seus destinos deterioradas, principalmente por conta da quebra da cadeia de frio.
Os demais desafios incluem: espaço necessário para o armazenamento de todos os produtos de modo a garantir que eles estejam sendo refrigerados igualmente; caixas térmicas (isopor ou poliestileno) resistentes; método e tempo de transporte; maior atenção para cidades que possuem poucos recursos.
O Brasil é um país muito amplo, o que dificulta o transporte adequado de produtos na temperatura ideal para armazenamento. Para que a temperatura se mantenha adequada, é necessária atuação de laboratórios, operadores logísticos, transportadoras, distribuidoras e profissionais encarregados pelo acompanhamento de qualificação de todos os processos.
De acordo com Emerson Lopes, gerente regional de Supply Chain e S&OP da Alcon Laboratórios, o problema está na falta de padronização, descumprimento das exigências legais de prestadores de serviços e falta de efetividade das autoridades.
A indústria é capaz de controlar os requisitos técnicos até certo ponto, porém não é possível garantir a manutenção das condições de armazenagem exigidas por lei em cidades com poucos recursos, por exemplo. Para isso, devemos definir estratégias pertinentes para o Brasil e o mundo. “A infraestrutura logística em países desenvolvidos permite uma distribuição infinitamente mais eficiente. Além disso, as condições climáticas são mais extremas nos outros países, o que faz com que a infraestrutura deles seja naturalmente melhor estabelecida que a nossa. A falta de um sistema de transporte multimodal eficiente também limita muito as alternativas de transporte, deixando o modelo limitado a rodoviário e aéreo. Pensando em abrangência nacional, a falta de estradas de boa qualidade e de armazéns com as adequações exigidas pela cadeia farmacêutica limitam ainda mais nossas opções, incrementando assim o custo e a complexidade deste controle” – Explica Lopes.
No Brasil, o maior desafio é manter as vacinas com a temperatura adequada. De acordo com a Rede de Frio definida pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), os requisitos de conservação da vacina COVID-19 devem ser feitos entre 2ºC e 8ºC.
Ademais, existem outros desafios importantes que devem ser levados em consideração. Entenda:
Espaço adequado para armazenamento: cada vacina contra o Coronavírus necessita de um determinado espaço devido ao padrão de embalagem de cada uma delas;
Centrais de distribuição: para atender a grande parte da população, é necessário que as vacinas sejam distribuídas em centrais regionais, facilitando o recebimento dos imunizantes para locais distantes e com menos recursos.
As soluções que devem ser tomadas com a vacinação do Coronavírus são adequações desde a produção até a distribuição. É importante traçar estratégias que possibilitem a cobertura nas áreas mais distantes para que, assim, grande parte da população tenha acesso aos imunizantes.
Devido às grandes distâncias, as complicações na hora de manter a temperatura adequada podem aparecer.
Para melhorar esse aspecto, autoridades locais devem melhorar a infraestrutura e colaborar com produtores de vacinas e fornecedores de logística.
Os principais fatores para a logística das vacinas são:
Fontes
FioCruz. Os desafios da cadeia de frio na indústria farmacêutica. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/991-os-desafios-da-cadeia-de-frio-na-industria-farmaceutica
Blog Solistica. Desafios na distribuição da vacina da Covid-19 em nível mundial. Disponível em: https://blog.solistica.com/pt-br/vacina-da-covid-em-nivel-mundial
Nexxto. Plano de logística: desafios na distribuição da vacina para COVID-19. Disponível em: https://nexxto.com/plano-de-logistica-desafios-na-distribuicao-da-vacina-para-covid-19/
Comentários