A gripe é uma infecção viral muito comum que acomete mais de 2 milhões de brasileiros todo ano.
A prevenção da gripe pode ser feita com atenção a pequenas ações do nosso dia a dia. Conheça algumas dicas:
A gripe H1N1 começou a circular na população humana devido a mutações frequentes do material genético dos vírus influenza encontrados em suínos e que permitiu que ele se adaptasse a seres humanos. Atualmente circula como um vírus sazonal e acomete cerca de 150 mil pessoas anualmente no Brasil.
A H1N1 é um subtipo do vírus influenza tipo A e causa uma infecção respiratória potencialmente grave nos seres humanos; os sintomas incluem febre, tosse, dor de garganta, calafrios e dores no corpo.
A gripe H2N3 não circula no Brasil e é um subtipo do vírus Influenza A. Ele circula apenas em animais, não sendo notificado nenhum caso em humanos em nenhum lugar do mundo.
A gripe H3N2 também é um subtipo do vírus Influenza A que pode acometer pessoas de todas as faixas etárias. Os principais sintomas incluem febre, dores articulares, congestão nasal, dor de garganta e tosse.
Lave as mãos frequentemente com água e sabão. Caso não seja possível, opte por higienizar as mãos com álcool em gel e evite tocar no rosto com as mãos.
Além disso, certifique-se que objetos e superfícies sejam limpos e desinfetados frequentemente.
A principal forma de transmissão da gripe é por contato direto entre pessoas. Evite lugares com muita gente e que não possua ventilação adequada.
Manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão frequente de líquidos e atividade física regular são uma forma de manter sua imunidade em dia e evitar a gripe.
A vacina da gripe é um método altamente eficaz para prevenir a doença. Ela é reformulada anualmente e deve ser tomada por todas as pessoas com mais de 6 meses de idade.
Não há um remédio capaz de prevenir a gripe. A única forma de prevenção realmente eficaz são as vacinas.
Já para o tratamento, um médico especialista deverá analisar cada caso e prescrever os medicamentos adequados.
Segundo o Ministério da Saúde, você pode evitar a transmissão do vírus seguindo os seguintes passos:
Fonte
Blog da Saúde. Como prevenir a gripe. Disponível em: Blog da Saúde
Vacinas relacionadas
Comentários