Mesmo que os sintomas de ambas as doenças sejam semelhantes, há algumas coisas que as diferem. Entenda a diferença entre gripe e resfriado e como prevenir:
A gripe é uma infecção viral causada pelo vírus influenza, que acomete pessoas de todas as faixas etárias. Os principais sintomas incluem:
O resfriado é uma infecção viral muito comum e geralmente benigna. Ao contrário da gripe, pode ser causada por vários tipos de vírus. Os sintomas são:
Os sintomas das duas doenças são muito parecidos, o que muda é a gravidade deles.
Reforçamos que a vacina da gripe tem um papel importantíssimo e essencial para prevenir a doença em todas as faixas etárias.
A principal diferença entre gripe e resfriado é a gravidade dos sintomas. A gripe é causada pelo vírus influenza e os sintomas são mais intensos, incluindo febre alta, dor muscular, dor de cabeça e tosse, podendo durar até 2 semanas e evoluir para uma doença mais grave, como a pneumonia.
Já o resfriado pode ser causado por vários tipos de vírus e os sintomas, embora parecidos com os da gripe, são mais leves e duram menos tempo.
Manter as vacinas em dia é essencial para prevenir a gripe (influenza) com segurança e eficácia.
A pediatra Flávia Oliveira, da Sociedade Brasileira de Pediatria, explica que para diferenciar gripe ou resfriado em bebê, devemos nos atentar para as seguintes características:
Resfriado: O bebê costuma ter tosse, coriza e dor de garganta. Nesses casos, não é comum ter febre e o estado geral da criança é bom. A pediatra detalha ainda que o bebê vai mamar normalmente, e vai estar ativo (não vai estar prostrado).
Gripe: Já na gripe, a médica especialista explica que o cenário é um pouco diferente e que talvez o bebê tenha febre e mal-estar. Com isso, às vezes, o bebê não vai mamar tão bem.
O chefe do serviço de alergia do Hospital Federal da Lagoa, vinculado ao Ministério da Saúde, Simonides Carriço, explica quais são as diferenças:
“Alergia respiratória se caracteriza por coriza, espirros, obstrução nasal e coceira no nariz. Normalmente ela vem sem febre e o estado gripal é um pouco diferente do resfriado comum, aquele resfriado que você tem um quadro muito semelhante ao da alergia. Já o estado gripal vem acompanhado com febre, queda do estado geral, dores no corpo, e mais todos os sintomas iguais ao da rinite.”
As três doenças são caracterizadas por afetarem o trato respiratório. Embora desencadeiam sintomas semelhantes, o Coronavírus, a gripe e o resfriado possuem algumas diferenças. Entenda com a tabela abaixo:
Fontes
Bebê abril. Entenda a diferença entre os sintomas da gripe e do Coronavírus em bebê. Disponível em: https://bebe.abril.com.br/saude/entenda-a-diferenca-entre-os-sintomas-da-gripe-e-do-coronavirus-em-bebes/
Danone. Gripe ou resfriado em bebê: qual a diferença e quando procurar um médico? Disponível em: https://www.danonenutricia.com.br/infantil/primeiros-meses/saude/gripe-resfriado-bebes#:~:text=Qual%20%C3%A9%20a%20diferen%C3%A7a%20entre,de%20dois%20a%20sete%20dias.
Blog Ministério da Saúde. É gripe ou alergia? Saiba diferenciar uma da outra. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/35673-e-gripe-ou-alergia-saiba-diferenciar-uma-da-outra
Vacinas relacionadas
Comentários