A diferença entre a vacina pneumo 23 (VPP23) e pneumo 13 (VPC13) está na quantidade de sorotipos de pneumococos que elas previnem e no tipo de resposta imunológica que desencadeiam.
Ambas as vacinas são inativadas e funcionam de maneira complementar em muitos casos. Por serem inativadas, não são capazes de causar a doença.
Vacina Pneumo 13: é indicada para crianças a partir de 2 meses e menores de 6 anos de idade como vacinação rotineira.
A vacinação de crianças a partir de 6 anos, adolescentes e adultos só é recomendada se forem portadores de certas doenças crônicas, quando se recomenda esquema com a vacina Pneumo 13, seguida da vacina Pneumo 23.
Vacina Pneumo 23: recomendada para crianças acima de 2 anos, adolescentes e adultos que possuam problema de saúde capaz de aumentar o risco para doença pneumocócica, tais como diabetes, doenças respiratórias graves, doenças cardíacas, pacientes sem baço e imunossuprimidos, entre outros.
Aos idosos com mais de 60 anos, indica-se a vacinação da Pneumo 23 após a Pneumo 13 como rotina.
É importante dizer que a vacina Pneumo 23 não é recomendado para crianças, adolescentes e adultos que sejam saudáveis.
A VPC13 e a VPP23 estão disponíveis nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs) para pessoas com algumas comorbidades e também no sistema privado de vacinação.
Entenda sobre vacina particular e vacina pública: diferenças e preços.
Crianças imunocompetentes devem tomar esquema exclusivo com a Pneumo 13.
Para crianças, adolescentes e adultos com comorbidades, bem como pessoas a partir de 60 anos, o esquema recomendado atualmente consiste na combinação das duas vacinas, iniciando com a Pneumo 13 e seguindo com a Pneumo 23 em 2 doses com intervalo de 5 anos.
Para indivíduos imunocompetentes acima de 60 anos, o intervalo entre a Pneumo 13 e a Pneumo 23 deve ser de 12 meses. Já em indivíduos imunocomprometidos, o intervalo deve ser de 2 meses.
Pessoas que tomaram anteriormente a vacina Pneumo 23 devem aguardar 12 meses para poderem tomar a Pneumo13.
Pneumo 13 (VPC13): os eventos adversos mais comuns são: diminuição do apetite, irritabilidade, sonolência ou sono inquieto, febre e reações no local da aplicação, diarreia, vômitos, erupção cutânea. Outros sintomas que ocorrem com menos frequência incluem: choro persistente, convulsões, urticária, reação local intensa.
Pneumo 23 (VPP23): os eventos adversos comuns incluem: dor, vermelhidão, inchaço e endurecimento no local da injeção, dor de cabeça, cansaço, dor muscular, febre baixa e transitória. Já os eventos incomuns ou raros, são inchaço de todo braço, hematomas, manchas vermelhas, aumento ou surgimento de gânglios próximos à região do local da vacinação (linfadenopatia), dor nas articulações, calafrios, mal-estar e erupções na pele.
Valem lembrar que os eventos adversos locais intensos são mais frequentes em pessoas que recebem a vacina pneumocócica foram da faixa etária recomendada ou que fazem intervalo entre as doses de vacina menor que o recomendado.
Em ambas as vacinas os casos de episódio hipotônico-hiporresponsivo (EHH) e anafilaxia são extremamente raros.
As doenças contra as quais as vacinas conferem proteção são pneumonia, meningite, infecção generalizada e otite causadas por pneumococo.
A Pneumo 13 (VPC13) previne doenças graves causadas por 13 sorotipos de pneumococos, enquanto a Pneumo 23 (VPP23) protege contra doenças causadas por 23 tipos de pneumococos.
É importante lembrar que a proteção conferida pela vacina Pneumo 13 é mais duradoura que a conferida pela Pneumo 23, sendo a melhor resposta conferida quando se inicia com a Pneumo 13 e se completa o esquema com a Pneumo23.
Os sintomas de pneumonia incluem: dor torácica, tosse seca ou com catarro, calafrios, fadiga, febre alta, confusão mental, fraqueza, mal-estar, sudorese, falta de ar ou respiração acelerada, ritmo cardíaco acelerado. Imunizar-se é a melhor forma de evitar a doença.
Idosos com 60 anos ou mais devem tomar a vacina pneumocócica 23 no esquema proposto nos tópicos acima.
Fontes
Vacinas. Vacina Pneumo 23. Disponível em: https://vacinas.com.br/vacinas/vacina-pneumo-23/
SBIm. Vacinas pneumocócicas conjugadas. Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacinas-pneumococicas-conjugadas
Vacinas relacionadas
Comentários