nav-logo
Compartilhe

    Entenda as principais diferenças entre vírus e bactérias

    As diferenças entre vírus e bactérias estão nas doenças que eles causam, em suas características e como se multiplicam

    Por Equipe Nav DasaPublicado em 30/05/2023, às 10:38 - Atualizado em 30/06/2023, às 16:59

    diferenças entre vírus e bactérias

    As diferenças entre vírus e bactérias estão nas doenças que eles causam, em suas características e como se multiplicam. Ambos podem causar muitas infecções comuns e grande parte delas podem ser evitadas por meio da vacinação.

    O que são vírus?

    Os vírus são microrganismos parasitas que necessitam de hospedeiros vivos para se multiplicarem, podendo ser pessoas, plantas ou animais. Eles possuem ampla variedade de formas e características.

    As doenças virais são contagiosas e a transmissão pode ocorrer por contato próximo, contato com fluídos corporais de uma pessoa infectada e contato com superfícies contaminadas.

    Doenças virais

    Gripe

    A gripe é uma infecção viral muito comum que pode afetar pessoas de todas as idades. A doença afeta majoritariamente o nariz e a garganta, mas também os pulmões, e pode ser perigosa para o grupo considerado de risco, como crianças pequenas, idosos, gestantes, imunocomprometidos e pessoas portadoras de doenças crônicas.

    Os principais sintomas da infecção incluem febre, dores musculares, tosse, congestão nasal e dor de cabeça.

    Poliomielite

    A poliomielite, conhecida como paralisia infantil, é causada pelo poliovírus. A infecção pode ser transmitida por meio de água e alimentos contaminados ou de pessoa para pessoa. Em muitos casos, é uma doença assintomática, porém outras pessoas desenvolvem a paralisia.

    Herpes Zoster

    O Herpes Zoster, popularmente conhecido como Cobreiro, é causado pelo Vírus varicela-zoster (VVZ), o mesmo da catapora. É resultado da reativação do vírus da varicela alguns anos depois da catapora.

    Diferente da catapora ou varicela, que é altamente transmissível por aerossóis e através de objetos contaminados com secreções de vesículas e membranas mucosas de pacientes infectados, o herpes zóster localizado pode ser transmitido através de contato direto com as lesões.

    Os principais sintomas são lesões, febre, coceira local, dor de cabeça e dores intensas no local das lesões.

    Outras doenças virais comuns são:

    • Catapora;
    • HPV;
    • Febre amarela;
    • Sarampo;
    • Caxumba;
    • Rubéola;
    • Hepatite A;
    • Hepatite B;
    • Raiva;
    • Rotavírus.

    O que são bactérias?

    As bactérias são microrganismos simples e unicelulares presentes em diversos ambientes. Estes organismos possuem uma parede celular e os componentes necessários para sobreviverem e se reproduzirem. Assim como os vírus, elas apresentam uma grande variedade de formas e recursos estruturais.

    Grande parte das infecções causadas por bactérias são transmissíveis e podem ocorrer de diversas formas, como por contato próximo com a pessoa infectada (por beijo, fluidos corporais e contato sexual); transmissão durante o parto ou gestação e contato com superfícies contaminadas.

    Doenças bacterianas

    Pneumonia bacteriana

    A pneumonia bacteriana é uma doença que acomete pessoas de todas as faixas etárias, podendo ser mais perigosa quando afeta crianças abaixo de 5 anos e idosos maiores de 65 anos.

    Pode ser causada por várias bactérias como Streptococcus pneumoniaeHaemophilus influenzae tipo b, Klebsiella pneumoniaeStaphylococcus aureus e Legionella pneumophila.

    Esse tipo de pneumonia afeta os pulmões, atingindo as unidades de troca gasosas e, assim, podendo acumular líquido ou pus nos alvéolos.

    Os principais sintomas incluem tosse, dores no peito ou nas costas, febre, falta de ar, dificuldade para respirar, arritmia cardíaca e fadiga.

    Tétano

    O tétano é causado pela bactéria Clostridium tetani e pode ser muito perigoso. Normalmente essa bactéria está presente nas fezes de animais e seres humanos, nas plantas, em objetos e na poeira doméstica.

    Os sintomas mais comuns da doença são rigidez muscular, dificuldade em deglutição, espasmos musculares faciais, arritmia cardíaca e febre. Mesmo com o tratamento disponível em nossos dias, 50% das pessoas com tétano evoluem para a morte.

    Tuberculose

    A tuberculose é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A infecção afeta diretamente o pulmão, mas também pode acometer outros órgãos e é altamente transmissível.

    O principal indício é a tosse. Os demais sintomas incluem febre, sudorese, cansaço e fadiga.

    Outros exemplos de doenças bacterianas são:

    • Difteria;
    • Coqueluche;
    • Meningite bacteriana;
    • Febre tifoide.

    Quais as principais diferenças entre vírus e bactérias?

    Mesmo tendo muitas coisas em comum, os vírus e as bactérias apresentam diferenças em suas estruturas, necessidade ou não de hospedeiros para a reprodução e respostas aos medicamentos.

    Por que as vacinas são feitas a partir de vírus e bactérias?

    Há vacinas inativadas ou atenuadas que são produzidas a partir de bactérias ou vírus. A estratégia utilizada para desenvolver cada vacina varia de acordo com o patógeno responsável e dependendo da doença que elas evitam.

    As vacinas são desenvolvidas desde o final do século XVIII e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são responsáveis por evitar pelo menos 4 mortes por minuto ao redor do mundo.

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também