Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Blog Vacinas Como é a dor de cabeça de meningite e os sintomas mais comuns?

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp
Vacinas 21 jul 2020 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Como é a dor de cabeça de meningite e os sintomas mais comuns?

Você sabia que a dor de cabeça pode indicar um quadro de meningite? No texto abaixo explicamos como é esse sintoma e os cuidados que devemos ter para evitar a doença.

Como começam os sintomas da meningite?

Na meningite viral os sintomas se assemelham ao de uma gripe, podendo vir acompanhados de febre, rigidez na nuca e perda de apetite.

Nos casos de meningite bacteriana, são comuns os sintomas de febre alta, dor de cabeça forte, rigidez na nuca, vômitos, sensibilidade a luz, sonolência, confusão mental e dores nas articulações. Normalmente, o mal-estar é bem mais intenso que numa meningite viral.

Como identificar a dor de cabeça da meningite?

Além da dor na nuca, sintoma comum da meningite, a dor de cabeça contínua e forte pode indicar a doença. Nesses casos, é importante observar se a dor é acompanhada por vômitos e o médico poderá solicitar exames como a tomografia e também a análise do líquido cefalorraquidiano, capaz de auxiliar no diagnóstico. 

Onde dói a cabeça na meningite?

A dor de cabeça na meningite é caracterizada por uma dor intensa por todo o crânio. O que difere de uma dor comum é que na meningite a dor passa a ser mais forte e pode vir acompanhada de rigidez na nuca e dificuldade de abaixar a cabeça.

O que fazer se eu estiver com sintomas de meningite?

Se apresentar sintomas de meningite, o recomendado é procurar assistência médica o mais rápido possível, uma vez que o diagnóstico só pode ser feito em laboratório e a demora pode deixar graves sequelas da meningite. 

É importante estar atento aos sintomas da meningite em bebê, que podem facilmente passar despercebidos por nós.

Para o diagnóstico, o especialista poderá realizar uma punção lombar para examinar o líquido cefalorraquidiano e observar a presença de bactérias através de microscópio. O diagnóstico é feito após análise de crescimento da bactéria no líquido cefalorraquidiano ou no sangue.

Como se prevenir da meningite?

A vacina contra meningite é a melhor forma de prevenção da doença. É importante se atentar ao calendário de vacinação disponibilizado pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e manter as vacinas em dia.

 

Veja também: Meningite pode deixar sequelas graves

Veja onde se vacinar em Locais de Aplicação

 

Fontes

Saúde Abril

Vacinas relacionadas