nav-logo
Compartilhe

    Dor no braço depois da vacina: veja o que fazer

    Vacinas podem causar uma reação local de inflamação, mas, na maioria das vezes, não é necessário se preocupar

    Por Equipe Nav DasaPublicado em 30/05/2023, às 09:23 - Atualizado em 15/04/2024, às 09:17

    dor no braço vacina

    Dor no braço depois da vacina é um evento adverso comum que pode ocorrer após a aplicação de qualquer imunizante disponível no calendário vacinal.   

    A principal dúvida é se isso ocorre por conta do efeito da agulha ou da própria substância. A resposta é que essa dor está associada aos componentes utilizados para formulação e significa uma reação do próprio organismo, indicando o estímulo do sistema imunológico.  

    Dor no braço após vacina: como aliviar a sensação?

    Vacinas podem causar uma reação local de inflamação, mas, na maioria das vezes, não é necessário se preocupar, uma vez que esse sintoma não demora a passar e é extremamente comum.   

    Para aliviar a dor no braço, especialistas recomendam o uso de compressa gelada no local da injeção. Enquanto estiver com a dor no braço, é indicado evitar fazer força, pegar peso e praticar atividade física.

    Caso o sintoma não melhore em até 48 horas ou esteja atrelado a outros eventos adversos, como a febre elevada, o paciente deverá procurar auxílio profissional para investigação.  

    Eventos adversos a vacinas: quais os mais comuns e como aliviar os sintomas?

    Todas as pessoas podem reagir de uma maneira diferente quando imunizadas.  

    Para entender isso, é necessário saber como as vacinas agem no organismo, todos os passos para a criação de anticorpos e quais as possíveis reações que podem surgir dependendo do imunizante.  

    Os principais eventos adversos são: 

    Dor de cabeça e febre

    Dor de cabeça e febre fazem parte das reações de vacinas comuns.   

    Na presença destes sintomas, recomenda-se conversar com um médico para saber se pode utilizar medicamentos, como antitérmicos e analgésicos a fim de aliviar as reações. Outra forma de ajudar, é repousar no dia da administração do imunizante.  

    Na hora de vacinar seu filho, algumas vacinas podem causar a reação adversa de febre em bebê, o que pode ser preocupante para os pais. É importante dizer que o sintoma costuma passar em algumas horas e sem grandes complicações. Manter o calendário de vacinação atualizado em todas as fases da vida é fundamental para reduzir chances de doenças graves. 

    Clique aqui para falar com um médico

    Inchaço e vermelhidão no local

    Inchaço e vermelhidão no local da aplicação podem ocorrer devido a reação inflamatória, assim como a dor no braço. Nesses casos, o indicado é aplicar gelo no local da vacina, sempre devidamente coberto para que não haja contato direto com a pele, o que pode causar uma irritação ainda maior. 

    Cansaço e mal-estar

    Após tomar uma vacina, o indivíduo pode se sentir mais cansado e ter mal-estar. Para reduzir os sintomas, recomenda-se descansar e evitar atividades que exigem muito esforço. Além disso, é importante se manter hidratado durante todo o dia, dando preferência para o consumo de água, chás e água de coco.  

    Efeitos colaterais vacinas: quanto tempo podem durar?

    Como citado acima, as principais reações adversas são dor de cabeça, febre, dor e vermelhidão no local da injeção, mal-estar e cansaço.  Normalmente são sintomas passageiros que levam cerca de 24 a 48 horas para passar.  

    Quando procurar um médico?

    Recomenda-se procurar um médico para avaliar o motivo e tratar da forma adequada quando os sintomas persistirem por mais de 72 horas ou se aparecerem sinais ou sintomas diferentes dos habituais. 

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também