Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Blog Vacinas Entenda as diferenças entre pandemia, epidemia, endemia e surto

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp
Vacinas 25 mar 2021 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Entenda as diferenças entre pandemia, epidemia, endemia e surto

Há muitas doenças que afetaram e ainda afetam o Brasil e o mundo. Muitas delas fazem inúmeras vítimas todos os anos. 

Atualmente, a palavra “pandemia” vem sendo utilizada com muita frequência devido ao exorbitante número de casos de Coronavírus, mas você sabe a diferença entre pandemia, epidemia, endemia e surto?

Quais são as diferenças entre pandemia, epidemia, endemia e surto?

Mesmo que tenham nomes parecidos, possuem algumas diferenças. Entenda o que significa cada uma dessas palavras:

Pandemia

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma pandemia é quando ocorre a disseminação mundial de uma nova doença, que se espalha entre os continentes e países.

Exemplos de pandemias

O cenário pandêmico acompanha a humanidade há muitos anos. Veja alguns exemplos: 

  • Peste do Egito (430 a.C.);
  • Peste Antonina (165–180);
  • Peste de Cipriano (250–271);
  • Peste de Justiniano (541-x);
  • Peste Negra (1300);
  • Gripe Espanhola (1918-1920).

Epidemia

Uma epidemia é caracterizada pelo aumento do número de casos de determinada doença, que vai muito além do esperado e não delimitado a apenas uma região, podendo atingir diversos locais. 

Exemplos de epidemias

Alguns exemplos de epidemias são:

  • Poliomielite;
  • Sarampo;
  • Cólera;
  • Varíola;
  • Dengue.

Endemia

A endemia é a ocorrência de um número de casos controlados de alguma doença em uma determinada região. Normalmente são doenças sazonais, que podem ressurgir em certos períodos.

Exemplos de endemias

Alguns exemplos de endemias são a febre amarela e a malária, esta última, presente na região Norte do Brasil.

Surto

O surto consiste em um aumento repentino do número de casos de determinadas doenças. Também pode ser considerado surto o aumento do número de casos de uma doença em uma região específica, considerada anteriormente livre da mesma.

Exemplos de surtos

Surto de sarampo que ocorreu no estado de São Paulo em 2019.

Por que a COVID-19 é considerada uma pandemia?

A COVID-19 é uma doença causada pelo Coronavírus. O quadro clínico do Coronavírus pode variar de assintomático a sintomas gravíssimos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria dos infectados são assintomáticos ou apresentam sintomas leves, e aproximadamente 20% das pessoas precisam de auxílio hospitalar por apresentar sintomas de dificuldade respiratória; 5% destes pacientes podem necessitar de suporte ventilatório.

É uma doença que acomete pessoas no mundo inteiro e faz milhares de vítimas todos os dias. Por esse motivo, a COVID-19 é considerada uma pandemia. 

A vacina COVID-19 já existe e está sendo aplicada, inicialmente, nos grupos considerados prioritários. Não deixe de acompanhar as datas da imunização! 

Quais são as medidas para conter a pandemia pelo SARS-CoV-2?

De acordo com a OMS, a medida preventiva mais eficaz para controlar uma pandemia por um vírus de transmissão respiratória como o SARS-CoV-2 é mantendo o distanciamento social, uma vez que a COVID-19 é transmitida via contato direto de pessoa para pessoa.

Além disso, outras medidas como manter a higienização das mãos e objetos e usar máscaras protetoras são essenciais para controlar a doença. 

A vacinação durante a pandemia é extremamente importante para evitar novos casos de outras infecções, não deixe de se cuidar!

Fonte

Telessaúde São Paulo. Qual é a diferença entre surto, epidemia, endemia, pandemia e sindemia? Disponível em: https://www.telessaude.unifesp.br/index.php/dno/redes-sociais/159-qual-e-a-diferenca-entre-surto-epidemia-pandemia-e-endemia

Vacinas relacionadas

		    
	  	

Comentários