Há muitas doenças que afetaram e ainda afetam o Brasil e o mundo. Muitas delas fazem inúmeras vítimas todos os anos.
Atualmente, a palavra “pandemia” vem sendo utilizada com muita frequência devido ao exorbitante número de casos de Coronavírus, mas você sabe a diferença entre pandemia, epidemia, endemia e surto?
Mesmo que tenham nomes parecidos, possuem algumas diferenças. Entenda o que significa cada uma dessas palavras:
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma pandemia é quando ocorre a disseminação mundial de uma nova doença, que se espalha entre os continentes e países.
O cenário pandêmico acompanha a humanidade há muitos anos. Veja alguns exemplos:
Uma epidemia é caracterizada pelo aumento do número de casos de determinada doença, que vai muito além do esperado e não delimitado a apenas uma região, podendo atingir diversos locais.
Alguns exemplos de epidemias são:
A endemia é a ocorrência de um número de casos controlados de alguma doença em uma determinada região. Normalmente são doenças sazonais, que podem ressurgir em certos períodos.
Alguns exemplos de endemias são a febre amarela e a malária, esta última, presente na região Norte do Brasil.
O surto consiste em um aumento repentino do número de casos de determinadas doenças. Também pode ser considerado surto o aumento do número de casos de uma doença em uma região específica, considerada anteriormente livre da mesma.
Surto de sarampo que ocorreu no estado de São Paulo em 2019.
A COVID-19 é uma doença causada pelo Coronavírus. O quadro clínico do Coronavírus pode variar de assintomático a sintomas gravíssimos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria dos infectados são assintomáticos ou apresentam sintomas leves, e aproximadamente 20% das pessoas precisam de auxílio hospitalar por apresentar sintomas de dificuldade respiratória; 5% destes pacientes podem necessitar de suporte ventilatório.
É uma doença que acomete pessoas no mundo inteiro e faz milhares de vítimas todos os dias. Por esse motivo, a COVID-19 é considerada uma pandemia.
A vacina COVID-19 já existe e está sendo aplicada, inicialmente, nos grupos considerados prioritários. Não deixe de acompanhar as datas da imunização!
De acordo com a OMS, a medida preventiva mais eficaz para controlar uma pandemia por um vírus de transmissão respiratória como o SARS-CoV-2 é mantendo o distanciamento social, uma vez que a COVID-19 é transmitida via contato direto de pessoa para pessoa.
Além disso, outras medidas como manter a higienização das mãos e objetos e usar máscaras protetoras são essenciais para controlar a doença.
A vacinação durante a pandemia é extremamente importante para evitar novos casos de outras infecções, não deixe de se cuidar!
Fonte
Telessaúde São Paulo. Qual é a diferença entre surto, epidemia, endemia, pandemia e sindemia? Disponível em: https://www.telessaude.unifesp.br/index.php/dno/redes-sociais/159-qual-e-a-diferenca-entre-surto-epidemia-pandemia-e-endemia
Vacinas relacionadas
Comentários