nav-logo
Compartilhe

    Febre Tifoide: o que é, sintomas e como prevenir a doença

    A doença pode ser transmitida de duas formas: direta ou indireta.  

    Por Equipe Nav DasaPublicado em 15/05/2023, às 15:22 - Atualizado em 02/04/2024, às 19:02

    febre tifoide

    Febre Tifoide é uma doença bacteriana aguda que, se não tratada rapidamente e de forma adequada, pode levar à morte. 

    Segundo os dados do Ministério da Saúde, no Brasil, a doença surge de maneira endêmica em regiões isoladas, com algumas epidemias onde as condições de vida são mais precárias, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

    A sua ocorrência está diretamente relacionada às condições de saneamento básico existentes e aos hábitos individuais. Em áreas endêmicas, acomete com maior frequência indivíduos de 15 a 45 anos e a taxa de ataque se reduz com a idade. 

    O que é a Febre Tifoide?   

    A Febre Tifoide é uma doença bacteriana aguda de distribuição mundial. É causada pela bactéria Salmonella enterica sorotipo Typhi, da família Enterobacteriaceae. Caso não seja tratada adequadamente, pode levar o indivíduo acometido à morte.  

    Febre Tifoide: como ocorre a sua transmissão?      

    A doença pode ser transmitida de duas formas: direta ou indireta.  

    Na forma direta, o indivíduo pode ser infectado se entrar em contato com as mãos da pessoa infectada. 

    Já na forma indireta a transmissão ocorre através da ingestão de água ou alimentos contaminados com fezes ou urina de pessoas doentes ou portadoras da bactéria.  

    A ocorrência da condição está principalmente relacionada a baixos níveis socioeconômicos, como condições inseguras de saneamento básico e falta de higiene pessoal e ambiental.  

    Qual a diferença entre Febre Tifoide e outras salmoneloses?  

    A Febre Tifoide é causada pela bactéria Salmonella typhi. Outras doenças entéricas provocadas por infecções por Salmonella entérica não typhi podem ocorrer e entram no diagnóstico diferencial que o médico que acompanha o paciente deve ter em mente.  

    Os dois tipos de doença são transmitidos via contato direto com o paciente ou portador e, indiretamente, através da ingestão de alimentos ou água contaminados. 

    Normalmente a salmonelose não typhi causa gastroenterite autolimitada. Já a Salmonella typhi causa a infecção invasiva chamada Febre Tifoide.  

    Quais são os sintomas de febre tifoide?  

    Os sintomas mais comuns da Febre Tifoide são: 

    • febre elevada;
    • dores de cabeça;
    • mal-estar geral;
    • inapetência;
    • ritmo cardíaco lento apesar da febre;
    • aumento do volume do baço;
    • manchas rosadas no tronco;
    • prisão de ventre ou diarreia;
    • tosse seca.  

    Nas crianças, a doença normalmente é menos grave do que nos adultos, causando frequentemente diarreia. É importante observar os sintomas para buscar um tratamento rápido. 

    Qual é o tratamento da Febre Tifoide?  

    O tratamento é feito com o uso de antibióticos específicos, reidratação e repouso. Em raros casos, pode ser necessária a internação hospitalar até a melhora dos sintomas.  

    O tratamento dura de 10 a 14 dias, variando de acordo com a gravidade de cada caso e com o medicamento utilizado.   

    Recomenda-se que o paciente procure atendimento médico assim que sentir algum dos sintomas, uma vez que é fundamental que o tratamento se inicie o mais rápido possível.   

    A automedicação nunca é indicada e não deve ser feita. Todas as orientações devem ser feitas por um profissional especializado.    

    Vacina para Febre Tifoide

    A melhor forma de prevenir a condição é se vacinando. Sua indicação é para crianças a partir de 2 anos de idade, adolescentes e adultos que viajam para áreas de alta incidência da doença, em situações específicas de longa permanência e após análise médica criteriosa e profissionais que lidam com águas contaminadas e dejetos. 

    Esse imunizante pode ser encontrado nos serviços privados de vacinação e centros de atendimento ao viajante.  

    Atenção! As pessoas devem estar atentas sobre quais vacinas para quem vai viajar são necessárias, a fim de reduzir os riscos de transmissão em lugares de potenciais riscos.  

    Assim como existem países que exigem vacinas febre amarela, existem países em que a vacina da Febre Tifoide é obrigatória. 

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também