Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Blog Vacinas O que é a gripe H1N1? Entenda os tipos de influenza e os sintomas do vírus

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp
Vacinas 23 dez 2020 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

O que é a gripe H1N1? Entenda os tipos de influenza e os sintomas do vírus

A gripe H1N1 ou influenza H1N1 é uma infecção respiratória que pode ser grave se não prevenida adequadamente. Nesse texto, explicamos quais são os tipos de influenza e a importância da imunização.

O que é influenza?

A influenza é uma infecção viral comum que acomete cerca de 2 milhões de pessoas por ano no Brasil. A doença pode afetar os pulmões, nariz e garganta e os sintomas incluem febre, calafrios, tosse, congestão nasal, dores musculares e fadiga.

Quais são os tipos de vírus influenza?

Há três tipos de vírus influenza que circulam no Brasil, conheça:

Tipo A: É o tipo mais comum e pode acometer seres humanos e várias espécies de animais. Além disso, é altamente transmissível. Os subtipos de importância humana são constituídos por H1, H2, H3; e N1, N2.

Tipo B: Pode provocar infecções anuais no ser humano. Esse tipo de influenza não afeta animais e não possui subtipos.

Tipo C: É endêmico e ocorre esporadicamente. Esse tipo de influenza não possui importância epidemiológica e, quando causa sintomas, produz doença leve ou assintomática.

O que é H1N1?

É um dos subtipos do vírus influenza do tipo A que causa uma infecção respiratória em seres humanos. A doença foi reconhecida pela primeira vez na pandemia de 1918 e atualmente circula como um vírus sazonal.

A gripe H1N1 está associada à mutação do material genético dos vírus influenza encontrados em humanos, suínos e aves.

Gripes H2N3 e H3N2: o que são e o que diferem do H1N1?

A gripe H2N3 não circula no Brasil e é um subtipo do vírus Influenza A. Ele circula apenas em animais, não sendo notificado nenhum caso em humanos em qualquer região do mundo.

Já a gripe H3N2 também é um subtipo do vírus Influenza A e causa sintomas que incluem febre, dores articulares, congestão nasal, dor de garganta e tosse. É um vírus que pode acometer pessoas de todas as faixas etárias e circula no Brasil e no mundo desde 1968. O vírus H3N2 só seria capaz de causar uma pandemia se ocorresse a recombinação de material genético de uma variante de influenza não humano.

Como a gripe H1N1 é transmitida?

A H1N1 é facilmente transmitida por gotículas respiratórias contaminadas no ar, toque em superfície contaminada e por saliva.

Como ocorre o processo de infecção pelo vírus influenza?

O processo de infecção ocorre através de contato direto com pessoas contaminadas e superfícies contaminadas.

Quais os sintomas da gripe H1N1?

Os principais sintomas da gripe H1N1 incluem dores musculares, diarreia, náuseas ou vômitos, febre, calafrios, fadiga, congestão nasal, dor de cabeça, dor de garganta e tosse.

Quanto foi criada a vacina da gripe?

A vacina da gripe foi desenvolvida na década de 1930. A sua utilização em anos recentes tem sido essencial para diminuir sintomas e tempo da doença, hospitalizações e mortes pela doença.

Perguntas comuns sobre a gripe H1N1

Quem já teve H1N1 pode ter de novo?

Sim. Os vírus da gripe sofrem mutações, o que pode fazer com que adquiram novas características ao longo do tempo.

Como prevenir a gripe H1N1?

A vacina da gripe é de extrema importância tanto para pessoas do grupo de risco quanto para pessoas saudáveis, sendo a melhor forma de prevenção.

Quem pode tomar a vacina H1N1?

A SBIm recomenda a vacina para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade.

Quem tem imunidade baixa pode tomar a vacina H1N1?

Sim. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é indicada principalmente para os grupos de risco: gestantes, crianças até 5 anos, idosos, profissionais de saúde, mães no pós-parto, professores e pessoas imunodeprimidas.

Quem toma vacina contra H1N1 pode pegar gripe?

Sim, porém as chances de sintomas graves são mais raras quando a pessoa está imunizada. Além disso, é importante ressaltar que é uma vacina que deve ser aplicada anualmente. Isso é necessário porque a proteção conferida pela vacina cai progressivamente após 6 meses.

Quais as reações da vacina da gripe H1N1?

As reações da vacina da gripe podem incluir dor no local da injeção, febre, mal-estar e dor muscular.

Onde comprar a vacina contra H1N1?

Para comprar a vacina da gripe é simples e prático! Entre no link da nossa loja online e siga os passos.

Fontes

Ministério da Saúde. Vademecum simplificado. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/influenza_aprender_cuidar_banalizar_superestimar.pdf

SBIm. Perguntas e respostas sobre a vacina da gripe. Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/perguntas-e-respostas/gripe

Portal Fiocruz. Gripes H2N3 e H3N2: virologista esclarece dúvidas sobre os tipos de vírus em circulação. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/gripes-h2n3-e-h3n2-virologista-esclarece-duvidas-sobre-os-tipos-de-virus-em-circulacao

Vacinas relacionadas

		    
	  	

Comentários