Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Blog Vacinas Gripe ou resfriado em bebê: Saiba o que fazer e como amenizar os sintomas

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp
Vacinas 12 jan 2021 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Gripe ou resfriado em bebê: Saiba o que fazer e como amenizar os sintomas

A gripe e o resfriado podem se apresentar de forma semelhante, podendo ser confundidos algumas vezes. Entenda como é o resfriado no bebê e como amenizar os sintomas 

Quais são os sintomas de gripe ou resfriado no bebê? 

Resfriado: Os sintomas comuns incluem tosse, coriza e dor de garganta. Nesses casos, não é comum ter febre e geralmente a criança evolui bem. 

Gripe: Já a gripe pode se manifestar através de febre, mal-estar, dor de garganta e tosse. Pode acontecer de, às vezes, o bebê não mamar tão bem como de costume. 

A doença pode ficar grave?

Sim, a doença pode evoluir para uma pneumonia. O que acontece é que a infecção atinge as vias aéreas inferiores, comprometendo os pulmões. Nessas situações, o desconforto da criança aumenta, com maior dificuldade para mamar e também para respirar.

Tempo de duração da gripe ou resfriado 

Uma das características que diferem ambas as doenças é o tempo de duração dos sintomas. O resfriado costuma passar em até 7 dias e a gripe pode durar 2 semanas. 

Quando devo procurar um médico? 

Recomenda-se buscar auxílio médico se a criança apresentar febre por três dias consecutivos ou apresentar dificuldade para respirar ou mamar. 

banner vacina da gripe

Como amenizar os sintomas de um bebê resfriado? 

É comum que o resfriado acometa bebês, conheça algumas dicas de como amenizar os sintomas: 

  • Hidrate frequentemente o bebê com água. Se a criança estiver em aleitamento materno exclusivo, não é necessário oferecer água, só amamentá-la sob livre demanda.
  • Lave as narinas do bebê com soro fisiológico;
  • Faça aspiração nasal no bebê;
  • Em caso de febre e mal-estar, recomenda-se contato com médico responsável para auxílio de quais medicamentos são adequados. 

É recomendado remédio de gripe para bebê e recém-nascido? 

A automedicação nunca é indicada e não deve ser feita. Caso os sintomas persistam por muito tempo, principalmente em casos de febre, recomenda-se buscar auxílio médico para que o médico responsável indique o tratamento adequado para cada caso. 

Dicas para prevenir que o bebê fique resfriado novamente 

Algumas dicas de prevenção são: 

  • Manter as vacinas do bebê sempre atualizadas;
  • Manter o bebê longe de pessoas que possam estar doentes;
  • Se a mãe estiver amamentando e ficar resfriada, ela deve manter o aleitamento materno, mas deve usar máscara quando cuidar da criança.
  • Higienizar muito bem as mãos antes de tocar no bebê;
  • Não fumar dentro de casa. 

O leite materno protege de doenças como a gripe? 

Sim, o leite materno contém anticorpos e outros componentes importantíssimos para proteger os bebês de infecções e viroses. 

Quando dar a vacina da gripe para o bebê?

A vacina da gripe é recomendada para todas as crianças a partir dos 6 meses de idade.

São recomendadas duas doses na primeira vez em que a criança for vacinada (primovacinação), com intervalo de um mês e revacinação anual.

No geral, a vacina influenza (gripe) é uma vacina para crianças segura e pouco reatogênica.  

Fontes

Saúde Abril. Qual a diferença entre gripe e resfriado? Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/qual-a-diferenca-entre-gripe-e-resfriado/

Trocando fraldas. Bebê gripado: o que fazer? Disponível em: https://www.trocandofraldas.com.br/bebe-gripado-o-que-fazer/

Vacinas relacionadas

Comentários