Sintomas de Gripe: Saiba quando é a hora de procurar por um médico

sintomas de gripe

Fonte: Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto | Médica Infectologista

Os primeiros sintomas de gripe, que é a infecção causada pelo vírus Influenza, são: febre, dor de cabeça, dores no corpo, coriza e dor de garganta.  

Há muitos casos assintomáticos ou apenas com sintomas leves, mas algumas pessoas podem ter quadros graves.  

 

Agendar Vacina
 


Crianças, idosos e indivíduos com comorbidades são mais propensos a evoluir de sintomas leves para Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo fundamental o auxílio médico imediato para diagnóstico e início de tratamento.   

Veja mais informações da gripe, seus sintomas e como prevenir.  

Quando posso considerar uma gripe como forte ou leve?  

É considerada uma gripe forte quando, após os sintomas iniciais, ocorre uma evolução para uma falta de ar importante, febre que não cede e piora do estado geral. Tudo isso pode ser sinal de Síndrome Respiratória Aguda Grave, quando é fundamental procurar atendimento de um profissional da saúde.  

Já uma gripe leve é aquela em que os sintomas iniciais duram alguns dias e melhoram progressivamente.   

Existem grupos de risco que têm maiores chances de evolução para o quadro grave da doença. Por isso, é muito importante saber como a infecção do vírus Influenza se manifesta, desde pouco ou nenhum sintoma, até sintomas graves, que podem levar ao risco de morte.   

Nessas situações, é importante procurar auxílio médico mesmo nas fases iniciais para que se possa realizar testes para a pesquisa do vírus. Caso se trate de influenza (gripe), pessoas com condição de imunossupressão têm indicação de tratamento com antiviral. Além disso, os mesmos sintomas podem indicar covid-19 ou um quadro causado pelo vírus respiratório sincicial, que causa bronquiolite nas crianças.   

Crianças pequenas que apresentam um quadro que dure mais de alguns dias, pessoas com comorbidades (diabetes, problemas pulmonares e cardiopatas), imunossuprimidos, como pessoas que convivem com HIV, e pessoas a partir de 60 anos, têm risco aumentado para o quadro grave.

Como prevenir uma gripe forte?  

A maneira mais eficiente de prevenir que uma infecção pelo vírus Influenza evolua para um quadro grave é a vacinação, que deve ser feita anualmente no início do outono, estação em que os vírus circulam com mais facilidade. Além disso, lavar as mãos, usar máscaras quando estiver com sintomas respiratórios e evitar entrar em contato com pessoas de risco, são medidas fundamentais de proteção.   

Sintomas de gripe em bebês  

Os sintomas de gripe em bebês são muito semelhantes com os já citados. Crianças e bebês também podem ter febre, coriza e mal-estar.  

A principal diferença é que eles não se expressam dizendo o que estão sentindo, sendo necessário que os responsáveis observem choro mais frequente que o habitual, agitação e recusa alimentar.     

Sintomas de gripe em crianças  

Em crianças um pouco mais velhas, os sintomas são mais parecidos com os da população adulta. Nessa idade, eles conseguem identificar onde está doendo e quais sintomas estão sentindo, facilitando a observação da progressão da doença.  

Remédios caseiros podem ajudar?  

Os remédios caseiros, como chás e xaropes, não diminuem as chances de evolução para um quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave quando a pessoa está infectada, apenas reduzem o mal-estar.   

É fundamental que as pessoas estejam cientes de quais são os sinais de alerta para procurar o pronto socorro, uma vez que a gripe pode ser algo simples, mas também pode se tornar uma grande complicação.   

Quanto tempo duram os sintomas de gripe?

Uma gripe sem complicações, em geral, dura cerca de 5 a 7 dias. Esse período pode variar de pessoa para pessoa. 

Como prevenir a gripe?

As principais formas de prevenção são: se vacinar com a vacina da gripe, usar máscaras quando houver sintomas, evitar ambientes fechados sem ventilação adequada e lavar as mãos com água e sabão frequentemente. 
 

 

Agendar Vacina

 

 
Categoria
Saúde