A gripe é uma infecção viral que acomete pessoas de todas as faixas etárias e anualmente são notificados mais de 2 milhões de casos só no Brasil.
Conheça tudo sobre a gripe e como prevenir:
A gripe é uma infecção viral muito comum que ataca os pulmões, nariz e garganta. A doença geralmente causa complicações em crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas.
A gripe é causada pelo vírus influenza e está entre as viroses mais frequentes do mundo. Estima-se também que, anualmente, o vírus influenza atinja 5%-10% dos adultos e de 20%-30% das crianças ao redor do mundo.
Atualmente a gripe H1N1 e outros tipos de influenza circulam no Brasil. Conheça:
Tipo A: É o tipo mais comum e pode acometer seres humanos e várias espécies de animais. Além disso, é altamente transmissível. Os subtipos de importância humana são constituídos por H1, H2, H3; e N1, N2.
Tipo B: Pode provocar infecções anuais no ser humano. Esse tipo de influenza não afeta animais e não possui subtipos.
Tipo C: É endêmico e ocorre esporadicamente. Esse tipo de influenza não possui importância epidemiológica e é uma doença leve ou assintomática.
Normalmente uma gripe comum dura de 4 a 7 dias, podendo se estender por até 2 semanas em determinados casos.
Os sintomas mais comuns são:
A dor de cabeça da gripe se deve à congestão das vias aéreas que a infecção provoca e também ao comprometimento do estado geral causado pelo vírus.
A gripe é facilmente transmitida por contato direto, através de gotículas respiratórias no ar, toque em uma superfície contaminada e por saliva.
O jeito mais comum de tratar a gripe é com repouso e hidratação, para que o seu sistema de defesa atue sobre o vírus e o combata por si só.
A automedicação não é indicada em nenhuma situação, o uso de analgésicos e anti-inflamatórios devem ser prescritos por um médico.
Até o momento, não há estudos científicos que comprovem a eficácia da vitamina C no combate à gripe.
A vacina da gripe é o método mais eficaz no combate à doença e é indicada para todas as pessoas maiores de 6 meses de idade.
A vacina confere proteção contra a influenza e deve ser tomada anualmente.
Não é comum que a vacina da gripe tenha esse evento adverso.
Recomenda-se que se o paciente tiver este sintoma, observe a progressão e procure um médico caso o sintoma persista.
Mesmo sendo uma vacina pouco reatogênica, os eventos adversos podem incluir inapetência (perda da fome); irritabilidade, dor de cabeça, reações no local da aplicação (dor, vermelhidão e inchaço) e mal-estar.
Sim, a pneumonia é a complicação mais frequente da doença e pode ser mortal. A pneumonia é uma inflamação aguda que atinge os sacos de ar (alvéolos pulmonares) de um ou ambos os pulmões e pode ser causada pelo próprio vírus ou por uma bactéria, como o pneumococo.
O resfriado comum pode ocorrer com frequência em crianças. Já adultos costumam ter menos resfriados. A gripe ou influenza pode ocorrer também, mas caso o adulto ou criança tenham quadros frequentes e prolongados e com complicações, devem procurar um médico para investigar a possibilidade de quadros alérgicos e/ou uma resposta diminuída a infecções.
A melhor forma de prevenção da gripe é a vacinação. Além disso, há outros métodos de prevenção essenciais no dia a dia, como:
Fontes
Uol. Vitamina C cura gripes e resfriados? Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/04/18/vitamina-c-nao-ajuda-a-curar-gripes-e-resfriados.htm
Blog Ministério da Saúde. Saiba como se prevenir da gripe. Disponível em: Ministério da Saúde
SBIm. Gripe (Influenza). Disponível em: https://familia.sbim.org.br/doencas/gripe-influenza
Vacinas relacionadas
Comentários