Herpes Zóster ocorre quando há uma reativação do vírus da catapora (varicela), que pode permanecer no sistema nervoso por anos. Normalmente acontece quando o sistema imunológico está fragilizado, seja pela idade ou por condições pré-existentes.
É uma doença transmissível que pode causar muita dor, sendo necessário tratamento adequado.
O Herpes-Zóster pode causar uma complicação grave, que é a neuralgia pós-herpética (NPH), que consiste numa dor neuropática persistente.
Em pessoas muito imunodeprimidas o zóster pode se disseminar, o que é outra complicação rara, mas que pode ser grave.
Sim, o herpes zóster pode acontecer mais de uma vez durante a vida, principalmente em pacientes imunodeprimidos.
O período de transmissão é de 1 a 2 dias antes da erupção e até 5 dias após o surgimento do primeiro grupo de vesículas.
A doença dificilmente é transmitida. Nos casos de herpes zóster localizado, a transmissão pode acontecer de pessoa a pessoa, por meio de contato direto com as lesões. Nos raros casos em que ocorre zóster disseminado, a transmissão é mais frequente e pode ocorrer também através de secreções respiratórias.
A vacina é indicada também para quem já teve a doença. É necessário aguardar o intervalo de um ano entre a vacina e o quadro agudo do herpes zóster.
Vacina Varicela: entenda quem deve tomar a vacina contra a catapora.
Os sintomas do herpes zóster incluem:
Sim, pacientes com herpes zóster devem permanecer em repouso e sem contato direto das lesões com outras pessoas.
Há diferentes graus de comprometimento nos casos de zoster. Quem está se sentindo bem pode fazer exercícios físicos em casa de forma leve, mas sempre evitando o contato das lesões com outras pessoas.
A vacina Herpes Zóster é a forma mais eficaz e segura de prevenir a doença. Está licenciada para pessoas com 50 anos ou mais e é indicada para maiores de 60 anos de idade como rotina.
Se houver suspeita, o paciente deverá procurar auxílio médico imediato. O tratamento para herpes zóster inclui o uso de medicamentos antivirais e analgésicos, que são prescritos de acordo com a necessidade de cada caso.
Fontes
Medicina Net. Varicela Herpes Zóster. Disponível em: https://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/1967/varicela_herpes_zoster.htm
Ministério da Saúde. Herpes (Cobreiro). Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/herpes-cobreiro
SBIm. Vacina herpes zóster. Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-herpes-zoster
Vacinas relacionadas
Comentários