Herpes Zóster é contagioso? Saiba quais são os sintomas e formas de transmissão

Herpes Zóster

Revisão: Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto, infectopediatria e Médica consultora em vacinas da Dasa

O herpes zóster é a reativação do vírus da varicela no organismo e pode causar complicações, caso não seja tratado com rapidez e eficiência. Por isso, em caso de suspeita, é fundamental buscar auxílio médico para receber o diagnóstico e tratamento adequado. Mas, herpes zóster é contagioso? Quais cuidados são necessários após ter contato com uma pessoa doente? Saiba mais. 

O que é herpes zóster?

Herpes Zóster, ou cobreiro, é uma infecção viral que ocorre devido à reativação do vírus varicela zóster (VVZ). Esse é o mesmo vírus que causa da catapora e, mesmo após anos de infecção, se mantém no organismo humano durante toda a vida, podendo ser reativado.

Geralmente, as pessoas mais suscetíveis ao herpes zóster são adultos acima de 50 anos e imunocomprometidos, como pessoas com HIV e outras condições que comprometem o sistema imunológico.

 

Agendar Exame
 


Quais são os sintomas de herpes zóster?

Os principais sintomas que podem indicar um quadro de herpes zóster são: 

  • Lesões na pele;
  • Ardência e coceira local;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Mal-estar;
  • Dores no local das lesões;
  • Parestesias: formigamento, agulhadas, adormecimento, sensação de pressão etc. 
     

Caso suspeite da doença, é fundamental buscar atendimento médico imediatamente, para a realização precisa do diagnóstico e direcionamento do melhor tratamento a ser seguido.

Leia também sobre Ramsay Hunt

Herpes zóster é contagioso?

O herpes zóster não é uma doença muito contagiosa, mas o vírus varicela zóster pode ser transmitido através do contato direto com as lesões da pele da pessoa infectada. Em casos mais raros, o vírus também pode ser transmitido por secreções respiratórias.

O período de transmissão é de 1 a 2 dias antes da erupção e até que todas as lesões passem para a forma de crostas.

Como prevenir o herpes zóster?

A melhor e mais eficaz forma de prevenir a doença é tomando a vacina, que está licenciada para pessoas com 50 anos ou mais.

Existem duas disponíveis: 

  • Vacina viva atenuada: é administrada em dose única. Necessário aguardar 12 meses entre a vacina e o quadro agudo do herpes zóster para tomá-la. 
  • Vacina recombinante inativada: é indicado aguardar o intervalo de 6 meses entre a vacina e o quadro agudo do herpes zóster, mas, em determinados casos, é possível administrá-la logo após a resolução do quadro de zóster. A administração é feita em 2 doses, com 8 semanas de intervalo. Além disso, pessoas imunossuprimidas a partir dos 18 anos também podem ser contempladas com o imunizante.
     

Qual é o tratamento para herpes zóster?

O tratamento consiste em antivirais e analgésicos. Além disso, é necessário fazer a higienização das lesões de pele com água e sabonete e manter as unhas aparadas para evitar contaminação e infecção bacteriana.

Vale lembrar que o herpes zóster pode desencadear complicações graves, como a neuralgia pós-herpética (NPH) e infecção bacteriana secundária de pele (impetigo, abscesso, celulite e erisipela).

Onde tomar a vacina contra herpes zóster?

Você pode agendar a aplicação da vacina contra o herpes zóster em um dos laboratórios Alta Diagnósticos ou solicitar o atendimento domiciliar para receber a vacinação em casa.  Acesse nossa plataforma de agendamento on-line para consultar os valores e mais informações sobre a vacina.

 

Agendar Exame
 
Categoria
Saúde