nav-logo
Compartilhe

    Herpes Zóster no rosto: como identificar e prevenir a doença

    Vacina herpes zóster previne também a forma facial da doença

    Por Equipe NavPublicado em 29/05/2023, às 11:43 - Atualizado em 30/06/2023, às 18:15

    Herpes Zóster no rosto imagens

    herpes zóster no rosto pode trazer graves complicações em longo prazo. Prevenir é o melhor e mais seguro método contra a doença. Entenda mais sobre como identificar e quais são os sintomas.

    O que é herpes zóster?

    O Herpes Zóster, popularmente conhecido como Cobreiro, é causado pelo vírus varicela-zoster (VVZ), que é o mesmo da catapora. Pode aparecer em qualquer região do corpo, sendo o tronco o local mais comum. Em alguns casos, pode acometer o rosto.

    Quando o herpes zóster é contagioso?

    A transmissão da doença pode ocorrer através do contato com lesões de pele da pessoa contaminada. É contagiosa para aqueles que não possuem, em seus calendários vacinais, a vacina da varicela.

    No caso de hospedeiros imunocompetentes, formam-se crostas após 7 a 10 dias, quando então as lesões não são mais consideradas contagiosas.

    Como identificar o herpes zóster facial?

    Suspeita-se de herpes zóster quando o paciente apresenta erupção cutânea pápulo-vesicular. As lesões apresentam-se com pápulas eritematosas que rapidamente evoluem para vesículas ou bolhas. Essas lesões podem se tornar pustulares ou ocasionalmente hemorrágicas.

    Além disso, o paciente pode apresentar um quadro discreto de febre moderada, de início súbito, que dura de 2 a 3 dias, e sintomas generalizados inespecíficos, como mal-estar, fraqueza muscular, anorexia, dor de cabeça, entre outros.

    Clique aqui para agendar sua vacina

    Quais os sintomas de herpes no rosto?

    Os sintomas mais comuns são:

    • Dores nevrálgicas (nos nervos);
    • Parestesias (formigamento, agulhadas, adormecimento ou pressão);
    • Ardor e coceira local;
    • Febre;
    • Dor de cabeça;
    • Mal-estar.

    Diferença entre herpes zóster, herpes labial e herpes genital

    Herpes Zóster: É a reativação do vírus da varicela no organismo, causando uma erupção dolorosa na pele. Os indícios comuns da doença são bolhas, erupções cutâneas na face, vermelhidão ou úlceras.

    Herpes labial: É a reativação do vírus herpes simples tipo 1 ou 2 e provoca pequenas e recorrentes lesões cheias de líquido perto do lábio. Os principais sintomas são formigamento nos lábios, lábios doloridos, úlceras, inchaço, lesão bucal ou sensação de queimação.

    Herpes genital: é causado pelo vírus herpes simples tipo 1 ou 2 e pode afetar tanto homens como mulheres. Os sintomas comuns são dor, coceira e pequenas feridas na região genital.

    Possíveis complicações do herpes no rosto

    Quando o herpes está localizado no rosto, pode atingir o nervo trigêmeo e causar possíveis complicações, como a cegueira e a surdez no paciente infectado.

    Existe vacina para herpes zóster facial?

    A vacina herpes zóster previne também a forma facial. A imunização é indicada para pessoas com mais de 50 anos, independente do histórico anterior de herpes zóster ou de vacinação prévia para varicela.

    Existem duas vacinas disponíveis atualmente:

    • Vacina viva atenuada: É necessário aguardar o intervalo de 12 meses entre a vacina e o quadro agudo do herpes zóster. É administrada em dose única e tem eficácia de 51%.
    • Vacina recombinante inativada: Recomenda-se intervalo de 6 meses entre a vacina e o quadro agudo do herpes zóster, mas pode, em casos selecionados, ser administrada logo após a resolução do quadro de zoster. É administrada em 2 doses com 8 semanas de intervalo e tem eficácia de 91%. Pode também ser administrada a pessoas com alguma condição de imunossupressão a partir dos 18 anos de idade.
    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também