O Herpes Zoster é uma doença causada pelo Vírus Varicela Zoster (VVZ) que se não tratado pode trazer grandes complicações a pessoa. Entenda como se prevenir e tratar a doença.
O Herpes Zoster, popularmente conhecido como Cobreiro, é causado pelo Vírus varicela-zoster (VVZ), que é o mesmo da catapora. O vírus permanece em latência no organismo humano durante toda a vida.
A reativação do vírus pode ocorrer em adultos ou em pessoas que possam ter algum tipo de comprometimento imunológico. É uma doença grave e que pode causar muita dor.
O Cobreiro é transmitido através do contato com lesões de pele da pessoa contaminada.
Os sintomas da Herpes zoster pode se manifestar através de:
Sim, a doença pode ser contagiosa. Mesmo sendo difícil a transmissão por meio de contato com as lesões da pele, o ideal é ficar longe de objetos contaminados com secreções de vesículas e membranas mucosas de pacientes infectados.
As principais complicações que podem ser causadas pelo Cobreiro, são:
Na maioria dos casos, a doença evolui para a cura espontânea entre 2 e 4 semanas. Se as dores persistirem após o desaparecimento das lesões, é necessário buscar auxílio médico.
A vacina contra Herpes zoster é a melhor forma de prevenção. Sendo indicada para pessoas com mais de 50 anos, e deve ser administrada como rotina para maiores 60 anos de idade, independente do histórico anterior de Herpes zoster, ou se houve a vacinação ou não contra varicela.
Outras medidas que devem ser adotadas para prevenir o Herpes Zoster, são:
O tratamento é realizado com medicamentos analgésicos e antivirais, como aciclovir ou valaciclovir. Com as lesões é recomendado realizar a higiene da pele com água e sabonete, com o adequado corte das unhas.
Se houver infecção secundária, recomenda-se o uso de antibióticos, em especial para combater estreptococos do grupo A e estafilococos.
A herpes pode levar a outras complicações mais graves se não forem tratadas e levar a morte.
Pessoas idosas, com algum comprometimento imunológico e portadoras do vírus da imunodeficiência (HIV) possuem mais facilidade de contrair o vírus.
As sequelas podem ser cicatrizes no local em que as lesões ocorreram, cegueira e surdez. Além disso, em alguns casos pode ocorrer nevralgia, que pode durar meses.
Pacientes com herpes zoster disseminado devem ficar de repouso e isolados para não transmitir.
Sim, o herpes zoster pode ocorrer mais de uma vez, especialmente em indivíduos imunodeprimidos.
O médico especialista para diagnosticar é o dermatologista e infectologista. Em casos mais graves é necessária a avaliação de um neurologista.
Saiba também: Para que servem as vacinas
Veja onde se vacinar em Locais de Aplicação
Fonte
Ministério da Saúde. Herpes (Cobreiro): causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. Disponível em: Ministério da Saúde.
Vacinas relacionadas
Comentários