Agende já suas vacinas
Vacinas
11 ago 2020 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

HPV na boca: entenda o que é, quais os sintomas e como tratar

O HPV na boca passou acontecer mais frequentemente nas últimas décadas, tanto em homens quanto em mulheres devido a um significante aumento no número de infectados pelo papilomavírus humano.

Até o momento, já foram identificados 100 tipos de HPV. Destes, 24 tipos foram associados a lesões orais.

Entenda o que é o vírus, quais são os sintomas e como deve ser tratado.

O que é HPV na boca?

O HPV é um DNA vírus que possui tropismo por pele e mucosas do organismo.

Quando está presente na mucosa oral, as manifestações clínicas mais frequentes são condiloma, papiloma e verruga na cavidade oral, e são causados principalmente pelo HPV 6 e 11.

O vírus é encontrado em lesões da cavidade oral e nasal, na conjuntiva, seios paranasais, laringe, mucosa traqueobrônquica, esôfago, uretra, trato anogenital e pele.

Quais os sintomas de HPV na boca?

Os sintomas de HPV na boca se caracterizam pelo surgimento de lesões brancas ou avermelhadas que podem ser semelhantes a uma afta. As lesões podem aparecer nos lábios ou na parte externa da boca.

Há casos que são assintomáticos, sendo necessário o uso de lupas de aumento para investigar. 

Como tratar HPV oral?

Saber como tratar HPV dependerá da lesão, podendo ser utilizado tanto um tratamento clínico quanto cirúrgico.

No tratamento clínico, são utilizados agentes cáusticos, capazes de produzir destruição tecidual. Já no tratamento cirúrgico é necessária uma excisão cirúrgica, que pode ser elétrica ou a laser.

HPV na boca é contagioso?

Sim. A transmissão ocorre através de autoinoculação, beijo e da prática de sexo oral. Muitos fatores podem estar atrelados ao risco de infecção pelo vírus, como muitos parceiros sexuais, o uso abusivo de cigarro, tabaco e álcool e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Existe tratamento caseiro?

A automedicação nunca é indicada e não deve ser feita. O ideal é que em caso de suspeita da doença a pessoa procure um médico especialista que saberá indicar o melhor tratamento para a cura da infecção.

Qual médico devo procurar para saber se tenho HPV na boca?

O médico mais indicado para tratar o HPV bucal é um infectologista, que será capaz de analisar a lesão e recomendar os próximos passos para o diagnóstico e tratamento.

O diagnóstico do papilomavírus humano na mucosa oral é feito pelo exame clínico e exames como citologia, biópsia, imuno-histoquímica, hibridização do DNA, captura híbrida e PCR (polimerase chain reaction).

Existe vacina que previne esse tipo de HPV?

Sim, a vacina contra HPV quadrivalente previne infecções orais pelo vírus, pois contém partículas semelhantes aos vírus dos tipos 6, 11, 16 e 18.

Saiba mais: HPV na gravidez.

 

Veja também: Idosos devem tomar vacina contra pneumonia para evitar complicações respiratórias

Veja onde se vacinar em Locais de Aplicação

 

Fonte

Castro TMPG; Neto CER, Scala KA, Scala WA. Oral manifestations related to papillomavirus (HPV). Rev. Bras. Otorrinolaringol. v.70 n.4.

Vacinas por Perfil

Aqui você encontra todas as vacinas que você deve tomar de acordo com seu perfil e cuidados ao viajar.

MaisLidas