nav-logo
Compartilhe

    HPV na gravidez: entenda os riscos e cuidados no tratamento

    Tratamento depende de diversos fatores, como o tipo e o tamanho das lesões

    Por Equipe Nav DasaPublicado em 29/05/2023, às 17:26 - Atualizado em 30/06/2023, às 18:06

    HPV na gravidez

    O HPV na gravidez pode gerar inúmeras dúvidas e preocupações, mas as futuras mães podem ficar tranquilas, pois há tratamento específico para tratar a infecção e viver normalmente.

    Qual o risco do HPV em gestante?

    Durante a gravidez, o HPV pode ocasionar o aumento do número de verrugas na região vaginal devido às alterações hormonais, modificações do sistema imunológico e aumento da vascularização da região.

    O HPV pode ser tratado na gravidez?

    Sim, porém o tratamento dependerá de diversos fatores, como o tipo e o tamanho das lesões. O médico especialista é responsável por analisar a melhor forma de tratamento para a doença.

    Vale ressaltar que é muito importante que a mulher seja vacinada contra o HPV antes de engravidar.

    Clique aqui para agendar ginecologista online

    Posso tomar a vacina HPV na gestação?

    Não. A vacina HPV é contraindicada para gestantes.

    Caso a mulher tenha iniciado o esquema de vacinação e engravidado, deve retomar o esquema apenas após o nascimento do bebê. Não há necessidade de refazer nenhuma dose, só completar as que faltaram.

    Quem tem HPV pode passar para o bebê?

    Na hora do parto, mesmo que que os bebês sejam contaminados, geralmente não chegam a apresentar quaisquer sinais da doença.

    Apesar disso, há a possibilidade de contaminação, que pode se manifestar através da região oral, genital, ocular e laríngea.

    O médico deverá analisar se as verrugas genitais estão presentes dentro do canal de parto ou em áreas por onde o bebê passará e poderá entrar em contato com o vírus. A avaliação permitirá ao médico indicar a cesariana ou o parto normal e evitar que o bebê tenha contato com o vírus.

    Quem tem o HPV pode engravidar?

    Sim, quem tem o vírus pode engravidar normalmente. No entanto, caso exista presença de lesões pré-malignas ou malignas que estejam em tratamento, é recomendado aguardar.

    Qual exame detecta HPV na gravidez?

    O exame de Papanicolau é o preventivo mais comum para o HPV. É capaz de detectar alterações nas células causadas pelo vírus, que podem vir a se tornar câncer de colo do útero.

    Durante a gravidez, o exame é recomendado apenas até o quarto mês de gestação e não causa nenhum mal ao útero ou ao bebê.

    FONTE: Dra. Maria Isabel de Moraes-Pinto, infectopediatra  e médica consultora em vacinas da Dasa. 

    Clique aqui para agendar exame

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também