Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Blog Vacinas Importância de tomar a vacina contra COVID-19

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp
Vacinas 15 abr 2021 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Importância de tomar a vacina contra COVID-19

A vacina contra COVID-19 foi desenvolvida com o objetivo de diminuir os casos de Coronavírus no Brasil e no mundo. A doença já fez mais de 2,5 milhões de vítimas e cientistas do mundo inteiro se dedicaram integralmente para buscar soluções eficientes para o problema. 

Os imunizantes desenvolvidos apresentam tecnologias diferentes, mas todos são seguros e eficazes. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que as vacinas salvam entre 2 e 3 milhões de vidas todos os anos e, por isso, são as melhores opções para se resguardar de uma doença.

Por que a vacina contra o coronavírus é tão importante?

As vacinas funcionam no nosso organismo da seguinte forma: 

  • O sistema imunológico reconhece a vacina como se fosse um antígeno invasor, como o vírus ou a bactéria.
  • O sistema imunológico produz células e anticorpos, que são proteínas produzidas naturalmente pelo sistema imunológico para combater doenças.
  • Esta resposta à vacina fica guardada como uma memória imunológica, reconhecendo e combatendo rapidamente o antígeno invasor que pode ser um vírus ou uma bactéria.

O principal objetivo de uma vacina é diminuir os riscos de contrair uma doença, e, principalmente, as formas graves dessa infecção.

Ao se vacinar contra o Coronavírus, você estará protegendo todos ao seu redor da maneira mais eficaz possível. 

Eficácia das vacinas contra o COVID-19

A eficácia das vacinas pode variar. A maioria das vacinas em uso tem eficácia superior a 80%, porém não são todas.

A vacina da gripe e a vacina COVID-19 possuem eficácias parecidas e são de extrema importância para a saúde pública.

Eficácia da vacina CoronaVac

A eficácia da CoronaVac varia de acordo com a gravidade das infecções. 

Contra infecções muito leves por SARS-CoV-2 a eficácia é de 50,38%, o que está dentro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Anvisa.

Já a eficácia contra doença leve foi de 78% e contra doença moderada e grave, de 100%.

Importância da imunização em nível nacional e global

Ao se vacinar contra a COVID-19 você não estará protegendo apenas a si próprio, mas todas as pessoas ao seu redor também. Algumas pessoas podem não ter indicação para receber uma vacina ou podem receber e não responder a vacina adequadamente. Nesse sentido, ao nos vacinarmos estamos ajudando a reduzir a circulação de vírus e bactérias e ajudando a proteger quem não pode receber vacinas ou não responde adequadamente a elas.

É fundamental que todo o grupo com recomendação para ser vacinado tome a vacina quando chegar sua vez, sem com isso deixar as medidas de proteção de lado, como o distanciamento social, o uso de máscaras de proteção e higienização constante das mãos e objetos. 

Há riscos de tomar a vacina contra o COVID-19?

Como todas as vacinas, a vacina COVID-19 pode causar eventos adversos leves, como febre baixa ou dor ou vermelhidão no local da injeção. Até o momento, as reações relatadas por pacientes vacinados são leves e desaparecem em poucos dias.

É importante ressaltar que qualquer vacina licenciada é rigorosamente testada e passa por várias fases de testes antes de ser aprovada para uso.

É necessário tomar as duas doses da vacina?

Sim. As duas doses da vacina são necessárias para conferir a proteção ideal.

Quanto tempo depois de tomar a vacina estarei imunizado?

Mônica Levi, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), explica que com duas semanas, a vacina COVID já é capaz de fornecer a proteção, mas a maior quantidade de anticorpos é registrada um mês após o término do esquema de vacinação, com variações individuais.

Quem não poderá tomar a vacina contra o coronavírus?

Atualmente, o recomendado é para apenas pessoas maiores de 18 anos tomarem a vacina contra o Coronavírus. Pessoas que apresentam doenças crônicas e pacientes com alergias graves aos componentes da vacina deverão conversar com seu médico para analisar se é possível se vacinar ou não. Além disso, pessoas com doença aguda ou febre deverão adiar a vacinação,

Também é importante manter as outras vacinas em dia!

Mesmo durante uma pandemia mundial, a vacinação continua sendo extremamente importante para todas as pessoas. Infelizmente, houve um grande declínio no número de crianças que recebem imunizantes de rotina durante esse período, o que pode colocar a saúde pública em risco e aumentar o número de doenças e mortes por doenças que podem ser evitáveis.

Não deixe de se proteger! A vacinação durante a pandemia é essencial para a saúde de toda a comunidade. 

Fontes

Organização Mundial da Saúde. Coronavirus disease (COVID-19): Vaccines. Disponível em: https://www.who.int/news-room/q-a-detail/coronavirus-disease-(covid-19)-vaccines?adgroupsurvey={adgroupsurvey}&gclid=Cj0KCQiAs5eCBhCBARIsAEhk4r75agJ1So1RY1fqoEos2pb29RgxS1_BzWJKwizo20zbC6UIlHYYQZcaAmm-EALw_wcB

Organização Mundial da Saúde.Vaccines and immunization: What is vaccination?. Disponível em: https://www.who.int/news-room/q-a-detail/vaccines-and-immunization-what-is-vaccination?adgroupsurvey={adgroupsurvey}&gclid=Cj0KCQiAs5eCBhCBARIsAEhk4r6r_sTe-q7om3joQzdN7KFbtTTLntrieMvX9HISP3fsZDDY-pDc5oAaArxiEALw_wcB

Vacinas relacionadas

Comentários