nav-logo
Compartilhe

    Imunidade baixa: o que é, sintomas e como melhorar

    Quando a imunidade está baixa, ficamos mais propensos a contrair doenças

    Por Equipe NavPublicado em 30/05/2023, às 11:15 - Atualizado em 30/06/2023, às 16:58

    imunidade baixa

    imunidade baixa pode estar atrelada a diversos fatores como estresse, ansiedade, problemas gastrointestinais, infecções frequentes, uso crônico de medicamentos, entre outros.

    Estar com o sistema imunológico fragilizado pode ser perigoso, uma vez que ele é responsável por proteger seu organismo contra infecções e doenças. Veja algumas dicas para ajudar seu organismo a ficar forte e saudável.

    O que é imunidade baixa?

    O sistema imunológico é responsável por proteger o nosso organismo contra infecções.

    Quando a imunidade está baixa, ficamos mais propensos a contrair doenças infecciosas, virais ou bacterianas. Além disso, o processo de cura também pode ser prejudicado, expondo o organismo ao risco de complicações.

    A vacina estimula a resposta da nossa imunidade contra várias doenças e, por isso, é importante manter sua carteira de vacinação atualizada. As vacinas não são capazes de aumentar a imunidade global, entretanto são muito eficazes para proporcionar imunidade específica.

    Sinais e sintomas de imunidade baixa

    Os principais sinais de que sua imunidade está baixa são:

    1. Infecções frequentes: o aumento da frequência de infecções pode ser sinal de imunidade baixa. Neste caso, as infecções podem ser mais difíceis de tratar ,além de serem mais prolongadas que o comum.
    2. Cansaço e Fadiga: cansaço e a fadiga persistentes podem ser sintomas de várias doenças. A imunidade baixa também pode provocar a sensação de cansaço, especialmente em virtude dos processos infecciosos e da tentativa de restabelecimento dos níveis imunológicos adequados.
    3. Problemas digestivos: o sistema digestivo é repleto de bactérias do bem que contribuem para o controle de infecções e produção de IgA, uma imunoglobulina importante para nosso organismo. As bactérias intestinais apoiam o sistema imune na proteção do organismo. Doenças que interferem na flora intestinal podem reduzir a imunidade, expondo o corpo a infecções. Diarreias, doenças disabsortivas, obesidade, má nutrição, uso de antibióticos, dentre outras causas podem modificam a flora intestinal.

    Clique aqui para agendar consulta online

    O que causa imunidade baixa

    Diversos fatores podem causar a imunidade baixa, dentre eles os principais são:

    • Ansiedade;
    • Estresse;
    • Doenças crônicas;
    • Uso de medicamentos imunossupressores;
    • Uso crônico de corticoides;
    • Falta de atividade física;
    • Tabagismo;
    • Ingestão abusiva de álcool;
    • Falta de alimentação saudável.
    • Má qualidade do sono

    Quando procurar um médico?

    O médico deve ser consultado sempre que sinais como infecções frequentes, cansaço, alteração do hábito intestinal, uso crônico de medicamentos e os maus hábitos de vida forem identificados.

    Serão realizadas análises laboratoriais para entender a causa dos sintomas e se há imunidade baixa e assim indicar o tratamento mais adequado.

    Diagnóstico

    O diagnóstico é dado após o resultado de exames laboratoriais, como o de hemograma completo e a dosagem de imunoglobulinas. A partir disso, o médico analisa cada situação em sua particularidade e indica o melhor tratamento.

    Como aumentar a imunidade

    Mudar o estilo de vida e adotar hábitos mais saudáveis é essencial para melhorar a resposta imune e ter mais qualidade de vida.

    Hábitos saudáveis

    Os seguintes hábitos contribuem para uma melhor qualidade de vida e para a prevenção de infecções:

    • Tomar banho de sol, em horários adequados, para garantir bons níveis de vitamina D;
    • Não fumar
    • Controlar o consumo de bebidas alcoólicas;
    • Dormir de 7 a 8 horas por noite;
    • Praticar exercícios físicos regularmente;
    • Alimentar-se de forma saudável;
    • Beber água (cerca de 2 litros por dia);
    • Manter cuidados de higiene pessoal.

    Existe remédio para aumentar a imunidade?

    Não é recomendado nenhum tipo de automedicação para aumentar a imunidade, apenas que siga um estilo de vida saudável.

    Posso tomar vitaminas para imunidade?

    Depende. É recomendado que um profissional prescreva o uso de vitaminas ou medicamentos que sejam necessários para você. É importante lembrar que nem todo medicamento ou vitamina funciona da mesma maneira para todas as pessoas.

    Sabia que você pode agendar consultas on-line com médicos e nutricionistas pelo Nav? São mais de 20 especialidades para cuidar da saúde por completo.

    Clique aqui para agendar consulta online

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também