Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Blog Vacinas Qual o intervalo entre a vacina da COVID-19 e outras vacinas?

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp
Vacinas 12 maio 2021 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Qual o intervalo entre a vacina da COVID-19 e outras vacinas?

Muitas pessoas estão questionando sobre o intervalo entre a vacina da COVID-19 e as demais vacinas durante esse momento, principalmente porque a campanha de vacinação anual da vacina da gripe acontecerá durante o mesmo período da vacinação contra o Coronavírus.

Mesmo durante a pandemia, é importante ressaltar a importância de se vacinar com as demais vacinas recomendadas como rotina em cada faixa etária, devendo respeitar o tempo estipulado entre elas para garantir que não haja interferência da resposta imunológica de qualquer um dos imunizantes. 

Intervalo entre a vacina COVID-19 e outras vacinas

Por enquanto, não é recomendada a administração simultânea das demais vacinas com a vacina COVID-19. Por se tratar de um imunizante novo, ainda não é possível afirmar que não haverá interferência na resposta imunológica das vacinas caso sejam aplicadas ao mesmo tempo.

As recomendações são para que se aguarde o intervalo de no mínimo 14 dias entre as vacinas COVID-19 e as outras vacinas pertencentes ao Calendário Nacional de Vacinação.

Peguei coronavírus, quanto tempo devo aguardar para tomar qualquer outra vacina?

Se você estiver com a COVID-19, deverá aguardar, pelo menos, 30 dias após o início dos sintomas ou após um resultado de RT-PCR positivo na ausência de sintomas. 

Para as demais vacinas, recomenda-se aguardar até a cura total do quadro clínico e dos sintomas.

Tive COVID-19 entre as doses da vacina, devo esperar o mesmo período?

Sim, caso tenha sido infectado pelo Coronavírus no período de intervalo entre as doses recomendadas, é necessário aguardar os 30 dias para se vacinar. 

Considerando o cenário atual, que ainda é muito delicado, lembre-se de tomar todos os cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao se vacinar, mantenha a distância mínima de 1 metro entre as demais pessoas, utilize máscaras de proteção e higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% sempre que possível.

Qual das vacinas deve ser tomada primeiro: vacina da gripe ou vacina COVID-19?

Neste ano, a campanha de vacinação contra a Influenza acontecerá na data em que será realizada a vacinação contra a COVID-19. De acordo com o Ministério da Saúde, o indicado é que seja priorizada a aplicação da vacina COVID-19 para pessoas pertencentes ao grupo prioritário para a Influenza e que ainda não foram vacinadas contra a COVID-19. A vacina da gripe deverá ser aplicada também, após o intervalo de 14 dias entre as vacinas. É importante ressaltar que a vacina da gripe e a vacina COVID-19 são dois imunizantes diferentes e que conferem proteções distintas. Enquanto a vacina COVID-19 é capaz de proteger apenas contra as infecções causadas pelo Coronavírus, a vacina da gripe só confere proteção contra infecções respiratórias do vírus Influenza. Então, ambas as vacinas são de extrema necessidade para toda a população.

Vacinas relacionadas

Comentários