Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Blog Vacinas Máscara para criança: como proteger os pequenos da COVID-19?

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp
Vacinas 19 maio 2021 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Máscara para criança: como proteger os pequenos da COVID-19?

A máscara de proteção infantil pode auxiliar na diminuição da transmissão da COVID-19, uma vez que a doença se espalha principalmente através de gotículas respiratórias expelidas quando há contato próximo entre pessoas.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), da Academia Americana de Pediatria (AAP) e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) é para que todas as crianças com dois anos de vida ou mais utilizem máscaras de proteção. 

É importante ressaltar que apenas o uso de máscaras não é substituto de outras medidas preventivas, como distanciamento social e higienização frequente das mãos e objetos.

Crianças são menos vulneráveis ao COVID-19?

Não, crianças e adolescentes possuem as mesmas chances de serem infectados pela COVID-19 que os adultos e idosos. Porém, nessa faixa etária, as chances de desenvolver a forma grave da infecção são mais baixas, mas também podem acontecer.

A vacina COVID-19 é a forma mais eficaz de prevenir a doença, mas, por enquanto, não é indicada para crianças e adolescentes menores de dezoito anos.

A partir de que idade é recomendado o uso de máscara de proteção infantil?

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), recomenda o uso de máscara de proteção infantil para crianças com dois anos de vida ou mais. 

Auxilie seu filho a entender a importância de utilizar máscaras quando estiver em lugares públicos ou perto de pessoas que não convivam com ele.

Há algumas situações que impedem o uso de máscaras, como certas deficiências, distúrbios cognitivos, intelectuais, desenvolvimento, sensoriais e comportamentais. Nesses casos, recomendam-se outras alternativas de acordo com cada necessidade.

Quanto tempo a criança pode permanecer com a máscara? E quando deve trocar?

As recomendações são para que só utilizem as máscaras por, no máximo, duas horas. Porém, se a máscara estiver úmida, suja, cair no chão ou apresentar sinais de desgaste, deverá ser substituída imediatamente, independente do tempo em que está sendo utilizada.

Quando isso ocorrer, retire-a do rosto, dobre com a parte de fora voltada para dentro e guarde-a em um saquinho plástico até o momento da higienização.

Como ajudar na adaptação das máscaras em crianças?

Alessandra Marins Pala, pediatra e infectologista do Ambulatório de Crianças e Adolescentes do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), explica que os pais devem orientar as crianças ao uso de máscaras utilizando estratégias lúdicas. Utilizar a criatividade para ensinar as crianças a colocar e retirar as máscaras com jogos, desafios e brincadeiras é essencial nesta faixa etária; isso pode ser demonstrado através de bonecos da própria criança. A médica recomenda que os pais deixem as crianças participarem da escolha da máscara, podendo optar pelas estampas de seus personagens favoritos. Além disso, dar o exemplo com os próprios adultos é de extrema importância para incentivar a criança a utilizar a proteção.

Qual tipo de máscara é melhor para as crianças? As máscaras caseiras são eficientes?

Crianças saudáveis podem utilizar máscaras de tecido. Os responsáveis deverão verificar se as máscaras cobrem completamente o nariz e a boca e se elas se ajustam confortavelmente às laterais do rosto da criança. 

A recomendação do Ministério da Saúde é para que a população produza máscaras caseiras e optem por tecidos capazes de bloquear a entrada de gotículas de modo eficaz.   

São consideradas eficazes as: máscaras feitas com tecido respirável (como algodão), máscaras feitas com tecido firmemente entrelaçado (ou seja, tecidos que não deixam a luz passar quando segurados contra uma fonte de luz), máscaras com duas ou três camadas e máscaras com bolsos de filtro internos. 

As orientações para crianças com problemas de saúde subjacentes, como fibrose cística, câncer ou imunossupressão, são para que utilizem máscara médica. Essas situações requerem uma consulta com o médico responsável pela criança para auxiliar nas melhores opções de proteção. 

O face shield (protetor facial) é recomendado como proteção adicional às máscaras?

Segundo o CDC, o uso de face shield e óculos de proteção não são recomendados como substitutos das máscaras, mas podem ser utilizados além da máscara, como proteção extra. 

Os protetores faciais não possuem a mesma eficácia da máscara para proteger você e as demais pessoas contra as gotículas respiratórias contaminadas do Coronavírus.

O CDC também não recomenda colocar proteção facial de plástico (ou máscara) em recém-nascidos ou bebês.

Como deve ser feita a higienização das máscaras?

Os pais ou responsáveis deverão higienizá-las de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, que são: imergir a máscara em recipiente com água potável e água sanitária por 30 minutos (a proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água, por exemplo: 10 mL ou uma colher de sopa de água sanitária para 500 mL de água potável); após o tempo de imersão, enxaguar em água corrente e lavar com água e sabão; após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão; quando a máscara estiver seca, passar com ferro bem quente e acondicionar em saco plástico limpo até o momento do uso. 

Fontes

FioCruz. Covid-19: Especialista do IFF/Fiocruz orienta sobre o uso de máscaras em crianças. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/covid-19-especialista-do-iff/fiocruz-orienta-sobre-o-uso-de-mascaras-em-criancas

World Health Organization. Coronavirus disease (COVID-19): Children and masks. Disponível em: https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a-children-and-masks-related-to-covid-19#:~:text=WHO%20and%20UNICEF%20advise%20that%20children%20aged%2012%20and%20over,widespread%20transmission%20in%20the%20area.

Centers for Disease Control and Prevention. Guidance for Wearing Masks. Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prevent-getting-sick/cloth-face-cover-guidance.html

Comentários