nav-logo
Compartilhe

    Nariz ardendo: veja os 8 principais motivos e como amenizar

    Nariz ardendo pode ser consequência de diversos fatores, como clima seco, sinusite, rinite, mudanças climáticas. Saiba como prevenir.

    Por Equipe Nav DasaPublicado em 29/05/2023, às 17:13 - Atualizado em 30/06/2023, às 18:06

    nariz ardendo

    Nariz ardendo pode ser consequência de diversos fatores, como clima seco, sinusite, rinite, mudanças climáticas, gripe ou resfriado, desidratação, dentre outras. Todas são condições bastante comuns do nosso cotidiano. Entretanto, o nariz ardendo também pode estar associado a problemas de saúde mais raros e graves, como a Síndrome de Sjogren.

    Você sabia que há maneiras de amenizar esse quadro? No texto abaixo explicamos quais métodos são eficazes e quando devemos procurar auxílio médico.

    Nariz ardendo ao respirar: conheça as principais causas

    Separamos oito possíveis motivos da ardência no nariz. Veja:

    Sinusite

    A sinusite é uma condição que causa inflamação nas cavidades ao redor das vias nasais. Ocorre quando os seios da face ficam inchados, reduzindo ou bloqueando o fluxo de ar no seu interior, causando o acúmulo de fluidos e secreções. A inflamação pode ser causada por alergias, vírus ou bactérias.

    Os principais sintomas incluem a sensação de nariz ardendo, congestão nasal, sensação de ‘pigarro’, dor facial, dor nos dentes superiores, dor de cabeça, redução ou perda do olfato, febre e mal-estar geral.

    Estima-se que mais de 2 milhões de pessoas sejam acometidas com a condição pelo menos uma vez por ano no Brasil.

    O diagnóstico e tratamento devem ser prescritos por um profissional, analisando a particularidade de cada caso.

    Clique aqui para agendar consulta online

    Rinite

    A principal causa da rinite alérgica é o contato direto com poeira, pólen, pelos de animais e perfumes.

    Os sintomas mais comuns são coceira nos olhos e nariz, olhos lacrimejantes, nariz entupido, ardência nasal e espirros frequentes.

    A condição pode ser evitada por meio de limpeza frequente da casa, mantendo os ambientes devidamente ventilados e realizando exames para diagnosticar o causador da rinite alérgica.

    Existe tratamento para rinite alérgica, que deve ser prescrito por um profissional após minuciosa investigação diagnóstica

    Nariz ressecado

    O nariz ressecado está atrelado a todas essas condições citadas ao longo do texto e pode trazer um grande incômodo para os pacientes.

    A melhor forma de prevenção é observar a frequência de ingestão de água e o uso de umidificadores, caso o tempo esteja seco.

    Gripe ou resfriado

    Ambas as condições, gripe e resfriado, podem causar ardência no nariz. Isso ocorre por conta da irritação da mucosa causada pelo vírus.

    A principal diferença entre gripe e resfriado é a gravidade dos sintomas. A gripe é causada pelo vírus influenza e os sintomas são mais intensos, incluindo febre, dor muscular, dor de cabeça e tosse, podendo durar até 2 semanas e evoluir para quadros mais graves, com pneumonia viral e até, como complicação secundária, pneumonia bacteriana .

    Já o resfriado pode ser causado por vários tipos de vírus e os sintomas, embora parecidos com os da gripe, são mais leves e duram menos tempo.

    Mudança climática

    A mudança climática é um dos principais motivos de ardência no nariz, uma vez que o excesso de calor ou de frio são responsáveis pelo ressecamento do nariz.

    Uso excessivo de ar-condicionado

    O uso frequente do ar-condicionado pode trazer alguns riscos para nossa saúde, principalmente nas vias respiratórias, por causar o ressecamento da mucosa das vias aéreas. Isso diminui significativamente a capacidade de impedir a entrada de vírus e bactérias no organismo.

    É importante atentar-se ao tempo de exposição ao uso de ar-condicionado e aumentar a ingesta hídrica durante a permanência em áreas climatizadas.

    Desidratação

    Você sabia que a desidratação tem muito impacto na saúde e proteção das vias aéreas?

    Quando a frequência de consumo de água está baixa, o ressecamento das vias aéreas torna-se consequência e há redução da proteção natural contra vírus e bactérias.

    Por isso, é necessário avaliar se sua ingestão hídrica está seguindo a recomendação para sexo e idade. Um adulto saudável, de ambos sexos, deve consumir em torno de 2 litros de água por dia.

    Síndrome de Sjogren

    É uma síndrome causada por uma doença do sistema imunológico caracterizada, principalmente, pelo ressecamento das mucosas, especialmente olhos e boca.

    Embora seja menos frequente, a doença pode ocasionar ressecamento nasal e vaginal.

    Em casos de ressecamento persistente, com dificuldade para engolir ou falar, recomenda-se que procure um médico especialista para diagnosticar a doença e iniciar o tratamento.

    Nariz ardendo é sintoma de Covid-19?

    Coriza e nariz entupido podem ser sintomas de Covid-19. É importante se atentar aos demais sinais e na presença de febre ou falta de ar, procurar um médico especialista para diagnóstico.

    O que fazer para amenizar a ardência no nariz?

    Recomenda-se que o paciente siga os seguintes passos para amenizar a ardência do nariz:

    • Atentar-se a ingestão hídrica: Dê preferência para água e reduza o consumo de bebidas adoçadas e refrigerantes.
    • Uso de medicamentos contínuos: Diante desse sintoma, alguns anti-hipertensivos, diuréticos ou antidepressivos podem necessitar de ajuste de dose ou recomendações específicas para hidratação nasal.
    • Ficar de olho nas alterações climáticas: O excesso de calor ou de frio pode ser prejudicial à saúde nasal. Portanto, recomenda-se que utilize umidificadores enquanto dorme.
    • Hidrate seu nariz: A hidratação pode ser feita com soro fisiológico em forma líquida.
    • vacinação contra o vírus influenza (vacina da gripe) e contra o pneumococo (Pneumo 13) podem contribuir na redução dos casos de gripe e sinusites, que são causas frequentes de ardência nasal.

    Nariz ardendo: quando procurar um especialista?

    Recomenda-se procurar um especialista quando a ardência no nariz tem a durabilidade maior que uma semana. Outro ponto que deve ser observado é a presença dos seguintes sintomas:

    • Dificuldade para respirar;
    • Dor de cabeça;
    • Dor de garganta;
    • Sangramento nasal;
    • Desmaio;
    • Tontura;
    • Febre.

    Clique aqui para agendar consulta online

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também