Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Blog Vacinas O que acontece se eu não tomar a segunda dose da vacina no tempo recomendado?

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp
Vacinas 13 maio 2021 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

O que acontece se eu não tomar a segunda dose da vacina no tempo recomendado?

Tomar a segunda dose da vacina no tempo recomendado é essencial para proteger você de doenças infecciosas potencialmente perigosas. 

As vacinas têm um papel muito importante na comunidade em que vivemos. Elas induzem o nosso sistema imunológico a criar barreiras e gerar proteção contra doenças causadas por vírus e bactérias. 

Para induzir essa proteção de maneira eficaz, algumas vacinas necessitam de mais de uma dose. 

Como funciona a estratégia de vacinação para COVID-19?

Devido às diferentes estratégias utilizadas em cada vacina, podem ser necessárias mais doses para que a vacina seja verdadeiramente eficaz na prevenção de determinadas doenças. Atualmente, no Brasil, estão disponíveis duas vacinas contra a COVID-19 e ambas necessitam de duas doses.

Por que é importante tomar todas as doses das vacinas?

As vacinas são formuladas com diferentes estratégias, como vacinas de vírus atenuado e inativado que possuem características específicas. Algumas delas precisam de doses anuais, como a vacina da gripe. Já outras são capazes de conferir proteção por muitos anos e, até mesmo, pelo resto da vida. Em alguns casos, é necessário repetir a vacinação em determinados períodos. A quantidade de doses necessárias para conferir proteção dependerá de cada imunizante.

O que acontece se a vacinação não for completa?

As vacinas são desenvolvidas para que sejam altamente eficazes no combate às doenças. Portanto, apenas se as pessoas tomarem as doses recomendadas estarão verdadeiramente protegidas. Caso a vacinação não seja completa, a eficácia da vacina será reduzida e você não estará devidamente protegido. 

Posso atrasar a segunda dose da vacina?

Não é o ideal, mas caso perca o prazo da segunda dose da vacina, você poderá continuar o esquema vacinal de onde parou, não sendo necessário recomeçar. 

E se eu tomar antes do tempo recomendado?

O ideal é que aguarde o intervalo recomendado para cada vacina. Estudos realizados mostram que as vacinas possuem maior efetividade quando aplicadas em determinados períodos.

Por que o tempo entre as doses é diferente de vacina para vacina?

O tempo entre cada dose dependerá da estratégia de cada vacina. Por exemplo, a vacina da gripe deve ser aplicada todos os anos, isso porque os vírus sofrem mutações periodicamente. Já a vacina do tétano deve ser reforçada de 10 em 10 anos, para manter a proteção conferida anteriormente. No caso da vacina COVID-19, são utilizadas duas doses em um curto intervalo de tempo.

As reações da primeira dose são iguais às da segunda?

Nem sempre. Normalmente, as reações provocadas pelas vacinas são locais, como vermelhidão, inchaço e dor no local da aplicação, e não apresentam grandes riscos à saúde. Esses eventos adversos podem ocorrer em qualquer dose da vacina.  

Caso o paciente apresente reação alérgica grave a algum componente da vacina ou a dose anterior, a vacina é contraindicada. 

Por que devo tomar todas as doses da vacina da COVID-19?

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas disponíveis da COVID-19 necessitam de duas doses para serem eficazes para o desenvolvimento de células e anticorpos protetores contra o vírus. Ainda não se sabe quanto tempo essa proteção dura, podendo ser necessárias outras doses da vacina ao longo do tempo. 

Tomei a primeira dose da vacina e peguei COVID-19, quando devo tomar a segunda dose?

Quem teve COVID-19 deve aguardar pelo menos 28 dias a contar da data do início dos sintomas para tomar a segunda dose da vacina.

O intervalo de dose recomendado da CoronaVac é de 21 a 28 dias. Os estudos de imunogenicidade indicam uma melhor resposta imunológica da vacina com intervalo de 28 dias.

Para a vacina de Oxford o intervalo recomendado é de 3 meses para tomar a segunda dose.

É importante ressaltar que, mesmo após tomar a vacina COVID-19, os cuidados propostos pelos órgãos oficiais de saúde devem continuar sendo seguidos, como usar máscaras de proteção, evitar aglomerações e higienizar muito bem as mãos e os objetos com água, sabão ou álcool 70%. 

Fonte

MinhaVida. Vacinação: é preciso tomar todas as doses de uma vacina? Disponível em: https://www.minhavida.com.br/saude/materias/37147-vacinacao-e-preciso-tomar-todas-as-doses-de-uma-vacina

Vacinas relacionadas

		    
	  	

Comentários