Segundo a Anvisa, o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) é qualquer substância introduzida na formulação de uma forma farmacêutica que, quando administrada em um paciente, atua como ingrediente ativo. Estas substâncias podem exercer atividade farmacológica ou outro efeito direto no diagnóstico, cura, tratamento ou prevenção de uma doença, podendo ainda afetar a estrutura e o funcionamento do organismo humano.
Portanto, o papel do IFA em uma vacina é estimular o nosso sistema imunológico a fim de começar a produzir anticorpos e criar barreiras de proteção contra determinadas doenças.
De acordo com o CDC, todos os ingredientes presentes em uma vacina possuem um propósito específico, como estimular o desenvolvimento da imunidade, manter a vacina segura e levar a uma proteção duradora. Todos eles são necessários para a produção do imunizante. Entenda como são feitas as vacinas:
As formulações podem variar de acordo com as particularidades de cada vacina e capacidade de mutação do vírus variante.
Além disso, as estratégias utilizadas a fim de proporcionar maior eficácia também podem mudar, podendo ser: vacinas de RNA mensageiro, vacinas inativas, vacinas bacterianas e virais e entre outras.
Algumas vacinas são produzidas no Brasil. Um exemplo é a vacina febre amarela.
Outras têm algumas etapas realizadas no Brasil, mas os insumos que compõem essas vacinas são produzidos em diversas partes do mundo.
Há diversos desafios da distribuição e armazenamento de vacinas no Brasil, dificultando a logística. Para receber os insumos necessários para a produção de imunizantes, o Brasil precisa principalmente da China e da Índia, uma vez que no país não existe ainda uma política governamental que priorize a produção destes insumos.
Você sabe como nossa vacina chega até você? Para garantir segurança, tecnologia de ponta e qualidade nos produtos, há diversos processos envolvidos, todos regulamentados juntamente com a Anvisa e órgãos de saúde.
Em comparação a diversos países, a vacinação no Brasil está ocorrendo de forma rápida. Para que seja possível vacinar cada vez mais pessoas, é extremamente importante que a entrega de insumos seja constante, pois não é possível fabricá-las sem eles, o que pode causar atrasos no esquema de vacinação.
Muitos se questionam sobre a eficácia da Coronavac e as demais vacinas disponíveis para combater a Covid-19. Devemos ressaltar que todas elas passaram por diversos testes comprovatórios e são confiáveis. Vacine-se!
Fontes
CDC. What’s in Vaccines? Disponível em: https://www.cdc.gov/vaccines/parents/ingredients.html
Nortec Química. Indústria farmoquímica: processo de fabricação de Insumos Farmacêuticos Ativos. Disponível em: http://www.abifina.org.br/arquivos/download/carolina_lopes_ifas_sinteticos.pdf
Uol Saúde. Entenda o que é o IFA, insumo fundamental para a produção das vacinas. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/agencia-estado/2021/01/25/entenda-o-que-e-o-ifa-insumo-fundamental-para-a-producao-das-vacinas.htm
Comentários