Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Blog Vacinas O que é insumo de vacina?

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp
Vacinas 05 nov 2021 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

O que é insumo de vacina?

Afinal, o que é IFA?   

Segundo a Anvisa, o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) é qualquer substância introduzida na formulação de uma forma farmacêutica que, quando administrada em um paciente, atua como ingrediente ativo. Estas substâncias podem exercer atividade farmacológica ou outro efeito direto no diagnóstico, cura, tratamento ou prevenção de uma doença, podendo ainda afetar a estrutura e o funcionamento do organismo humano.   

Portanto, o papel do IFA em uma vacina é estimular o nosso sistema imunológico a fim de começar a produzir anticorpos e criar barreiras de proteção contra determinadas doenças.  

Além do IFA, o que mais é preciso para a fabricação de vacina?   

De acordo com o CDC, todos os ingredientes presentes em uma vacina possuem um propósito específico, como estimular o desenvolvimento da imunidade, manter a vacina segura e levar a uma proteção duradora. Todos eles são necessários para a produção do imunizante. Entenda como são feitas as vacinas: 

  • Conservantes: seu propósito é evitar contaminação; 
  • Adjuvantes: ajudam a aumentar a resposta do sistema imunológico à vacina; 
  • Estabilizadores: mantêm a vacina eficaz após a sua fabricação; 
  • Materiais residuais de cultura de células: utilizados durante o cultivo do vírus ou bactéria para fazer a vacina; 
  • Ingredientes de inativação residuais: utilizados para inativar vírus ou toxinas durante o processo de fabricação; 
  • Antibióticos residuais: usado para evitar a contaminação por bactérias durante o processo de fabricação da vacina.  

As formulações podem variar de acordo com as particularidades de cada vacina e capacidade de mutação do vírus variante.   

Além disso, as estratégias utilizadas a fim de proporcionar maior eficácia também podem mudar, podendo ser: vacinas de RNA mensageirovacinas inativasvacinas bacterianas e virais e entre outras.  

O Brasil tem matéria prima para fabricar os insumos?  

Algumas vacinas são produzidas no Brasil. Um exemplo é a vacina febre amarela. 

Outras têm algumas etapas realizadas no Brasil, mas os insumos que compõem essas vacinas são produzidos em diversas partes do mundo. 

Há diversos desafios da distribuição e armazenamento de vacinas no Brasil, dificultando a logística. Para receber os insumos necessários para a produção de imunizantes, o Brasil precisa principalmente da China e da Índia, uma vez que no país não existe ainda uma política governamental que priorize a produção destes insumos.  

Você sabe como nossa vacina chega até você? Para garantir segurança, tecnologia de ponta e qualidade nos produtos, há diversos processos envolvidos, todos regulamentados juntamente com a Anvisa e órgãos de saúde.            

A importância da entrega dos insumos para a vacina do COVID-19:

Em comparação a diversos países, a vacinação no Brasil está ocorrendo de forma rápida. Para que seja possível vacinar cada vez mais pessoas, é extremamente importante que a entrega de insumos seja constante, pois não é possível fabricá-las sem eles, o que pode causar atrasos no esquema de vacinação.  

Muitos se questionam sobre a eficácia da Coronavac e as demais vacinas disponíveis para combater a Covid-19. Devemos ressaltar que todas elas passaram por diversos testes comprovatórios e são confiáveis. Vacine-se! 

Fontes

CDC. What’s in Vaccines? Disponível em: https://www.cdc.gov/vaccines/parents/ingredients.html 

Nortec Química. Indústria farmoquímica: processo de fabricação de Insumos Farmacêuticos Ativos. Disponível em: http://www.abifina.org.br/arquivos/download/carolina_lopes_ifas_sinteticos.pdf 

Uol Saúde. Entenda o que é o IFA, insumo fundamental para a produção das vacinas. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/agencia-estado/2021/01/25/entenda-o-que-e-o-ifa-insumo-fundamental-para-a-producao-das-vacinas.htm 

Comentários