nav-logo
Compartilhe

    Junho vermelho: campanha de doação de sangue incentiva a solidariedade

    A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva vidas; Veja como doar

    Por Samantha CerquetaniPublicado em 14/06/2022, às 14:16 - Atualizado em 14/06/2022, às 15:24
    Fonte: Shutterstock

    Você sabia que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas? A Campanha Junho Vermelho foi criada para incentivar este ato simples de solidariedade.  

    O mês de junho foi escolhido devido ao início do inverno, que começa no dia 21, já que o número de doações diminui consideravelmente nas baixas temperaturas. Sendo assim, é comum que os estoques dos hemocentros de diversas partes do Brasil fiquem praticamente vazios.  

    Apesar dos avanços na medicina, ainda não há nenhum substituto para o sangue e, muitas vezes, a transfusão é a única forma de salvar uma vida.  Estima-se que um a cada 10 pacientes hospitalizados precisam de transfusão sanguínea.  

    Geralmente, são vítimas de acidentes de trânsito e queimaduras, indivíduos com câncer ou que serão submetidos a cirurgias de médio e grande porte, como cardíacas e transplantes.  

    E de acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira é doadora regular, ou seja, são pessoas que doam uma vez por ano. Por conta disso, é comum que aconteça uma diminuição dos estoques de sangue.   

    Quem pode doar sangue? 

    Para doar sangue, é preciso que a pessoa esteja em boas condições de saúde.  

    Veja abaixo alguns requisitos para doar sangue: 

    • Pesar no mínimo 50 kg;  
    • Ter dormido pelo menos 6 horas na última noite; 
    • Também é necessário ter entre 16 e 69 anos;  
    • Os homens podem realizar até quatro doações ao longo de 12 meses, com um período de dois meses entre uma e outra;  
    • Já as mulheres, podem fazer até três doações ao ano, com um espaço de três meses entre elas. 

    Algumas pessoas não podem doar sangue de forma temporária: é o caso de gestantes, lactantes e quem realizou tatuagem nos últimos 12 meses, por exemplo.  

    E também há quem não possa doar de forma definitiva, como pessoas com HIV,  que tiveram hepatite após os 10 anos, doença de chagas, malária, entre outras condições.  

    Doar sangue é seguro e rápido 

    Os voluntários realizam uma entrevista que analisa as possibilidades de doação ou se há algum tipo de restrição naquele momento. Todas as informações obtidas são mantidas em sigilo.  

    O procedimento todo dura em média 40 minutos, que englobam cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica e coleta do sangue. 

    São coletados cerca de 450 mL de sangue, obedecendo a um padrão internacional de segurança. O volume do sangue do doador é quase totalmente reposto em 24 horas após a doação. Vale destacar que o ato não engrossa e nem afina o sangue. 

    Além disso, não é preciso fazer repouso após doar sangue. Logo depois do procedimento, os doadores são convidados a fazer um pequeno lanche e, em seguida, já são liberados.  

    Como faço para doar sangue? 

    Quem tiver dúvidas sobre a doação de sangue, basta procurar o hemocentro mais próximo da sua cidade. De acordo com o Ministério da Saúde, são 107 hemocentros distribuídos pelo Brasil.  

    Também é possível descobrir quais são os tipos sanguíneos mais necessários no momento. Nestes locais, você descobre quais são os requisitos para a doação.  

    Em geral, no ato da doação, é necessário apresentar apenas um documento oficial com foto recente, para identificar o doador.  

    Fonte: Leandro Dalmazzo, hematologista e diretor médico do GSH Corp.  

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também