nav-logo
Compartilhe

    Saiba quais são as vacinas indicadas para pessoas com diabetes

    Veja quais são as vacinas recomendadas para pessoas com diabetes e quando tomá-las

    Por Equipe Nav DasaPublicado em 22/06/2023, às 10:28 - Atualizado em 08/04/2024, às 13:58

    vacinas para diabeticos

    As vacinas para diabéticos são de extrema importância, pois constituem uma das formas mais seguras de proteger a sua saúde, inclusive no caso de pessoas com doenças que necessitam do uso contínuo de medicamentos. Os eventos adversos das imunizações são geralmente leves e desaparecem na maioria das vezes sem necessidade de medicação.

    Existe alguma restrição de vacinas para diabéticos?

    Não há restrições de vacinas para diabéticos, apenas é necessário se atentar as contraindicações de cada imunização, como alergia a componentes da vacina.

    No caso de doença febril aguda, deve-se adiar a vacinação.

    Clique aqui para agendar sua vacina

    Pessoas diabéticas e com gordura no fígado pode tomar normalmente as vacinas do calendário?

    Sim, podem. Além das vacinas de rotina, algumas outras são recomendadas a pessoas diabéticas.

    Quais são as vacinas recomendadas a portadores de diabetes?

    Há cinco vacinas que são especialmente recomendadas para quem é portador do diabetes. Entenda a importância da vacinação:

    Influenza

    Essa vacina é especialmente recomendada para quem tem diabetes. Desde que disponível, a vacina influenza quadrivalente (4V) é preferível à vacina influenza trivalente (3V), por conferir maior cobertura das cepas circulantes. Na impossibilidade de uso da vacina 4V deve-se utilizar a vacina 3V.

    Essa imunização é recomendada a partir dos 6 meses de idade, de acordo com calendários SBIm para cada faixa etária. A vacina influenza trivalente (3V) está disponível nas UBS e nos CRIE para diabéticos de todas as faixas etárias. A vacina influenza quadrivalente (4V) está disponível na rede privada.

    Pneumocócica conjugada (VPC10 ou VPC13)

    Para a prevenção da doença pneumocócica, é recomendado que sempre que possível, que se utilize a VPC13. Para crianças é importante iniciar a vacinação aos 2 meses de idade.

    Vale lembrar que o número de doses de vacina pneumocócica varia de acordo com a idade do início da vacinação. Assim, crianças não vacinadas anteriormente com a VPC13, mesmo que adequadamente vacinadas com a VPC10, iniciando entre 12 e 23 meses, devem receber duas doses de VPC13 com intervalo de dois meses. Para crianças a partir de 2 anos, adolescentes, adultos e idosos não vacinados com VPC13, é necessária uma dose de VPC13.

    A VPC13 está disponível apenas nos serviços privados de vacinação para diabéticos. Já a VPC10 está disponível nas UBS e CRIE para menores de 5 anos.

    Pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23)

    A VPP23 é recomendada partir dos 2 anos de idade, sendo duas doses com intervalo de cinco anos entre elas. Se a segunda dose de VPP23 foi aplicada antes de 60 anos de idade, uma terceira dose está recomendada após essa idade, com intervalo mínimo de cinco anos da última dose.

    A vacina está disponível nos CRIE no esquema de duas doses.

    Hepatite B

    A hepatite B é um tipo de hepatite viral. A vacina é a melhor forma de prevenção contra a doença. É indicada para pessoas de todas as faixas etárias. A recomendação é que a aplicação da primeira dose de vacina seja feita nas primeiras 12-24 horas após o nascimento, uma vez que 90% dos bebês que são contaminados ao nascer evoluem para a forma crônica da hepatite B.

    A vacina de hepatite B pode ser encontrada na rede pública e na rede privada para todas as pessoas de todas as idades.

    Herpes zóster

    A vacina Herpes Zóster é recomendada apenas para pessoas com mais de 50 anos, e deve ser administrada como rotina para maiores 60 anos de idade, independente do histórico anterior de Herpes Zóster, ou de terem tomado ou não vacina varicela.

    Por enquanto a vacina Herpes Zóster não está disponível no SUS, podendo ser

    encontrada apenas nos serviços privados de vacinação.

    Diabéticos podem tomar vacina sarampo?

    Sim, pessoas portadoras de diabetes devem tomar a vacina sarampo para se proteger da doença.

    Sabia que você pode agendar as suas vacinas com mais praticidade pelo Nav Dasa? Cadastre-se para consultar valores e disponibilidade no laboratório mais próximo.

    Clique aqui para agendar sua vacina

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também