Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Blog Vacinas Saiba quais são as vacinas indicadas para portadores de diabetes e principais orientações

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp
Vacinas 02 dez 2020 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Saiba quais são as vacinas indicadas para portadores de diabetes e principais orientações

As vacinas para diabéticos são de extrema importância, pois é uma das formas mais seguras de proteger a sua saúde, mesmo que necessite do uso contínuo de medicamentos. Os eventos adversos das imunizações são geralmente leves e desaparecem por conta própria. 

Existe alguma restrição de vacinas para diabéticos?

Não há restrições de vacinas para diabéticos, apenas é necessário se atentar as contraindicações de cada imunização, como alergia a componentes da vacina ou doença febril aguda grave.

Em vigência de imunossupressão grave, as vacinas vivas atenuadas que são contraindicadas, são: BCG, rotavírus, pólio oral (VOP), febre amarela, SCR, varicela, SCR-V, herpes zóster e dengue.

Para pacientes moderadamente imunocomprometidos, deverão ser avaliados parâmetros clínicos e risco epidemiológico para tomada de decisão para a recomendação das vacinas febre amarela, SCR, SCR-V, varicela e herpes zóster.

Pessoas diabéticas e com gordura no fígado pode tomar normalmente as vacinas do calendário?

Sim, podem. Além das vacinas de rotina, algumas outras são recomendadas a pessoas diabéticas.

Quais são as vacinas recomendadas a portadores de diabetes?

Há cinco vacinas que são especialmente recomendadas para quem é portador do diabetes. Entenda a importância da vacinação:

Influenza: Essa vacina é especialmente recomendada para quem tem diabetes. Desde que disponível, a vacina influenza quadrivalente (4V) é preferível à vacina influenza trivalente (3V), por conferir maior cobertura das cepas circulantes. Na impossibilidade de uso da vacina 4V deve-se utilizar a vacina 3V.

Essa imunização é recomendada a partir dos 6 meses de idade, de acordo com calendários SBIm para cada faixa etária. A vacina influenza trivalente (3V) está disponível nas UBS e nos CRIE para diabéticos de todas as faixas etárias. 

Pneumocócica conjugada (VPC10 ou VPC13): Para a prevenção da doença pneumocócica, é recomendado que sempre que possível, se utilize a VPC13. Para crianças é importante se vacinar o mais precocemente possível a partir dos 2 meses de idade (número de doses dependerá da idade em que iniciar a vacinação).

Já crianças não vacinadas anteriormente com a VPC13, mesmo que adequadamente vacinadas com a VPC10, iniciando entre 12 e 71 meses, são recomendadas duas doses de VPC13 com intervalo de dois meses. Para crianças a partir de 6 anos, adolescentes, adultos e idosos não vacinados com VPC13, é necessária uma dose de VPC13. 

A VPC13 está disponível apenas nos serviços privados de vacinação para diabéticos. Já a VPC10 está disponível nas UBS e CRIE para menores de 5 anos. Para menores de 6 meses são disponibilizadas três doses e reforço após os 12 meses de idade. 

Pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23): A VPP23 é recomendada partir dos 2 anos de idade, sendo duas doses com intervalo de cinco anos entre elas. Se a segunda dose de VPP23 foi aplicada antes de 60 anos de idade, uma terceira dose está recomendada após essa idade, com intervalo mínimo de cinco anos da última dose. 

A vacina está disponível nos CRIE no esquema de duas doses. 

Hepatite B: A hepatite B é um tipo de hepatite viral que compromete o fígado. A vacina é a melhor forma de prevenção contra a doença. É indicada para pessoas de todas as faixas etárias. A recomendação é que a aplicação da primeira dose de vacina seja feita nas primeiras 12-24 horas após o nascimento, uma vez que 90% dos bebês que são contaminados ao nascer evoluem para a forma crônica da hepatite B.

A vacina de hepatite B pode ser encontrada na rede pública e na rede privada para todas as pessoas de todas as idades.

Herpes zóster: A vacina Herpes Zóster é recomendada apenas para pessoas com mais de 50 anos, e deve ser administrada como rotina para maiores 60 anos de idade, independente do histórico anterior de Herpes zóster, ou de terem tomado ou não vacina varicela. 

Por enquanto a vacina Herpes Zóster não está disponível no SUS, podendo ser

encontrada apenas nos serviços privados de vacinação.

Diabéticos podem tomar vacina sarampo? 

Sim, pessoas portadoras de diabetes devem tomar a vacina sarampo para se proteger da doença.

 

Fonte

SBIm. Calendário de vacinação: pacientes especiais. Disponível em: https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-pacientes-especiais-v2.pdf

Vacinas relacionadas

Comentários