Os países que exigem vacina febre amarela são os que possuem maior risco de transmissão da doença, mesmo que a febre amarela não circule nesses países. É necessário estar atento aos locais que requerem o Certificado Internacional de Vacinação (CIPV).
A vacina febre amarela é necessária quando os países ou locais de destino apresentam grande risco de transmissão da doença.
O CIVP é um documento oficial que comprova a vacinação contra doenças estabelecidas no Regulamento Sanitário Internacional (RSI). Atualmente, a febre amarela é a única doença especificada no RSI. Porém, não são todos os países que exigem a vacinação.
Antes de viajar, o passageiro deve consultar a lista completa dos países que fazem a exigência de emitir o CIVP, no site da Organização Mundial da Saúde (OMS).
É recomendado tomar a vacina da febre amarela nos 10 dias anteriores da data marcada para a viagem, que é o tempo que demora para a imunização começar a fazer efeito.
De acordo com a lista disponibilizada pela OMS, os países que exigem a vacina contra febre amarela são os listados a seguir. Especial atenção deve ser tomada porque esta lista pode se modificar a qualquer momento:
Se a viagem for para locais de risco e que exigem vacinação prévia, a entrada do passageiro pode ser negada no país ou lugar de destino. É necessário lembrar que a vacina febre amarela tem um tempo de 10 dias para começar a fazer efeito e só são aceitos certificados internacionais emitidos por, pelo menos, esse período antes do embarque.
Saiba mais: Vacinas durante a pandemia do Coronavírus.
Veja onde se vacinar em Locais de Aplicação
Fontes
World Health Organization. Countries with risk of yellow fever transmission and countries requiring yellow fever vaccination. November 2018.
Portal Anvisa. Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP. Disponível em: Portal Anvisa
Vacinas relacionadas
Comentários