É hora de separar sua carteira de vacinação e se prevenir, mas o que podemos fazer caso tenhamos perdido esse documento?
Para emitir a segunda via da carteira de vacinação, basta você procurar o posto de saúde onde tomou as vacinas para resgatar o histórico de vacinas e fazer a segunda via da carteira.
A perda desse documento não significa que você terá que tomar todas as vacinas novamente.
Algumas situações podem facilitar a obtenção de dados de vacinas feitas anteriormente:
Caso tenha sido vacinado em outros municípios ou Estados, você pode solicitar o serviço, indicando a localidade de vacinação, para que seja feita uma tentativa de localização de dados, junto ao município de origem.
Caso não seja viável resgatar esse registro, é possível tomar as vacinas recomendadas para a sua faixa etária.
O Ministério da Saúde recomenda consultar o Calendário Nacional de Vacinação do ano vigente, podendo ser encontrado na Unidade Básica de Saúde e no site do Ministério.
Tirar a segunda via da sua carteira de vacinação é bem simples, entenda os passos básicos para isso:
As vacinas são extremamente importantes na infância, é necessário sempre deixar a carteira atualizada.
Caso tenha perdido a carteira de vacinação do seu filho, recomenda-se que procure os postos de saúde para obter os registros das vacinações dadas na criança e assim fazer a segunda via.
Três dicas podem ser consideradas para evitar a perda da carteira de vacinação, como:
Cópias e digitalizações não têm utilidade na hora do uso para a vacinação, mas ajudarão você a saber quais vacinas seus filhos já tomaram, para que não seja necessário tomar novamente.
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