Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Blog Vacinas Perdi minha carteira de vacinação, e agora?

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp
Vacinas 26 jun 2020 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Perdi minha carteira de vacinação, e agora?

Estamos em campanha de vacinação contra a influenza (gripe). É importante se proteger contra a gripe, já que os sintomas podem ser muito parecidos com o do novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da pandemia que vivemos atualmente.

É hora de separar sua carteira de vacinação e se prevenir, mas o que podemos fazer caso tenhamos perdido esse documento?

Como emitir a segunda via de vacinação?

Para emitir a segunda via da carteira de vacinação, basta você procurar o posto de saúde onde tomou as vacinas para resgatar o histórico de vacinas e fazer a segunda via da carteira.

A perda desse documento não significa que você terá que tomar todas as vacinas novamente.

Algumas situações podem facilitar a obtenção de dados de vacinas feitas anteriormente:

  • Ter sido vacinado no município em que vive atualmente

Caso tenha sido vacinado em outros municípios ou Estados, você pode solicitar o serviço, indicando a localidade de vacinação, para que seja feita uma tentativa de localização de dados, junto ao município de origem.

  • Caso a pessoa tenha sido vacinada em várias unidades diferentes, a busca poderá ser solicitada no telefone da secretaria de saúde de seu município.
  • Nascidos até 2015 podem ter a maior parte de suas vacinas registradas em arquivo manual, o que dificulta a busca.
  • Nascidos a partir de janeiro de 2016 possuem suas doses registradas em sistema de informação oficial do Ministério da Saúde.

 Caso não seja viável resgatar esse registro, é possível tomar as vacinas recomendadas para a sua faixa etária.

O Ministério da Saúde recomenda consultar o Calendário Nacional de Vacinação do ano vigente, podendo ser encontrado na Unidade Básica de Saúde e no site do Ministério.

banner vacina da gripe

Passo a passo de como tirar a carteira de vacinação

Tirar a segunda via da sua carteira de vacinação é bem simples, entenda os passos básicos para isso:  

        Documentos necessários:

  • Documento de identificação;
  • Cartão SIS
  • Cartão SUS

Perdi a carteira de vacinação do meu filho, o que fazer?

As vacinas são extremamente importantes na infância, é necessário sempre deixar a carteira atualizada.

Caso tenha perdido a carteira de vacinação do seu filho, recomenda-se que procure os postos de saúde para obter os registros das vacinações dadas na criança e assim fazer a segunda via.

Três dicas podem ser consideradas para evitar a perda da carteira de vacinação, como:

  1. Guardar em um lugar seguro dentro de uma pasta e apenas retirar quando for necessário;
  2. Tirar cópia da carteira e guardar junto com a original;
  3. Digitalizá-la em um computador ou celular para ter esse registro online também.

Cópias e digitalizações não têm utilidade na hora do uso para a vacinação, mas ajudarão você a saber quais vacinas seus filhos já tomaram, para que não seja necessário tomar novamente. 

Banner do e-commerce

Carteira de vacinação online: Conecte SUS

O Conecte SUS é uma plataforma nova que tem como objetivo integrar os dados de atendimento no SUS e na rede privada e os resultados laboratoriais do cidadão brasileiro.

Dentro da plataforma o cidadão pode encontrar inúmeras opções como: histórico de saúde completo, medicamentos, exames, vacinas, hospitais, postos de saúde, serviços de urgência, farmácia popular, maternidades, centros de especialidades, centro de atenção psicossocial, academias da saúde, controle de doação de sangue e tudo sobre doação de órgãos. 

Por ser um serviço novo, os serviços ainda estão sendo atualizados e ainda não há todas as vacinas disponíveis na plataforma.

Como acessar a carteira de vacinação digital?

Para acessar seus exames, vacinas, medicamentos, consultas e entre outros serviços, siga estes passos:

  1. Acesse o site ou aplicativo do ConecteSus;
  2. Selecione no menu a opção “histórico”;
  3. Caso não tenha uma conta na plataforma do governo, basta selecionar uma das opções de cadastro e seguir as orientações;
  4. Se tiver uma conta, basta acessar utilizando seu CPF cadastrado;
  5. Visualize seu histórico de saúde completo.

Como saber se minha carteira de vacinação está atualizada?

É importante acessar o calendário vacinal disponibilizado pelo Ministério da Saúde. A carteira de vacinação só estará atualizada caso sejam registradas todas as vacinas recomendadas pela PNI (Programa Nacional de Imunizações) de acordo com a faixa etária dos pacientes.

Caso não esteja atualizada, é possível tomar as vacinas que estão faltando para a sua idade.  Reforçamos a importância de manter a carteira atualizada em todos os momentos da vida.

Principalmente durante a pandemia, a vacinação em casa é uma excelente opção para aqueles que desejam se imunizar sem se expor a riscos. 

Precisa da carteirinha de vacinação para tomar vacina?

Não. A carteira de vacinação é fornecida visando manter um controle sobre os imunizantes e as doses que os pacientes receberam durante a vida, mas não é obrigatória para tomar vacina. O objetivo é manter o histórico vacinal em dia em um único documento, por isso recomenda-se guardá-la e apresentá-la nos postos de saúde sempre que for se imunizar. 

É necessário carteira de vacinação para tomar a vacina contra covid-19?

Não, caso você não tenha a carteira de vacinação, ainda poderá receber a vacina COVID-19. Após a aplicação de cada dose, você receberá um comprovante fornecido pelos serviços de vacinação.

Perdi a carteira de vacinação e não consegui recuperar. Preciso tomar todas as vacinas novamente?

Não. A perda desse documento não significa que você terá que tomar todas as vacinas novamente. As vacinas que você deve tomar vão depender da sua idade e do fato de você ter ou não alguma condição especial, como uma doença de base, estar grávida ou ser exposto a algum risco especial como, por exemplo, ser profissional de saúde. 

Veja também: Pneumonia: Entenda o que é, os diferentes tipos e sintomas

Veja onde se vacinar em Locais de Aplicação

Comentários