Agende já suas vacinas
Vacinas
06 ago 2020 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Pneumonia bacteriana: o que é, sintomas, prevenção e como tratar

A pneumonia bacteriana é uma causa significativa de morbimortalidade em todo o mundo. É uma doença que possui alta incidência entre crianças abaixo de 5 anos pessoas com idade maiores que 65 anos.

A pneumonia pneumocócica continua sendo uma importante causa de morbimortalidade entre adultos, especialmente para pacientes com doenças respiratórias crônicas.

Entenda no texto abaixo o que é a pneumonia bacteriana, os sintomas, como se prevenir e o tratamento da doença.

O que é pneumonia bacteriana?

A pneumonia bacteriana é causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae, que é o principal agente etiológico da pneumonia adquirida na comunidade (PAC) em crianças e adultos. Outras bactérias como Haemophilus influenzae tipo b, Klebsiella pneumoniae, Staphylococcus aureus, Legionella pneumophila também podem causar a doença.

A doença causa uma grave infecção nos pulmões, atingindo as unidades de troca gasosas. Pode ocorrer o acúmulo de líquido ou pus na cavidade entre as pleuras, membrana dupla muito fina formada pela pleura visceral e pela pleura parietal, o levando a um derrame pleural. Se este líquido contiver bactérias, é chamado de empiema.

Pneumonia bacteriana e viral: qual a diferença?

A pneumonia viral é causada por vírus e não apresenta grandes dificuldades para ser tratada, mas tudo depende do quadro do paciente e do vírus. Já a pneumonia bacteriana é causada por bactérias e costuma ser mais grave, podendo trazer graves riscos à saúde se não tratada devidamente. 

Sintomas da pneumonia bacteriana

Geralmente os sintomas da pneumonia bacteriana são:

  • Tosse seca ou com catarro ou pus;
  • Dores agudas no peito ou nas costas;
  • Febre;
  • Calafrios;
  • Dificuldade ou dor ao respirar;
  • Falta de ar;
  • Arritmia cardíaca;
  • Respiração acelerada;
  • Fadiga;
  • Sudorese. 

Pneumonia bacteriana é contagiosa?

Normalmente a pneumonia bacteriana não é contagiosa. 

Como é o tratamento da pneumonia bacteriana?

O tratamento da pneumonia bacteriana é por meio de antibióticos. A melhora dos sintomas costuma ocorrer a partir do terceiro dia do início do tratamento.

A amoxicilina pode ser administrada por via oral e é a melhor opção para tratar pacientes ambulatoriais; ampicilina ou penicilina G ou amoxicilina (administrada inicialmente por via intravenosa) são algumas opções para tratar pacientes hospitalizados.

Idosos, crianças pequenas e pacientes que apresentam quadros graves de comprometimento dos pulmões, rins, alteração na pressão arterial e dificuldade para respirar, podem precisar de internação hospitalar nos primeiros dias para avaliar a evolução da doença e reduzir a possibilidade de complicações.

Qual exame detecta bactéria no pulmão?

A pneumonia adquirida na comunidade (PAC) é diagnosticada através de exames radiográficos, considerados padrão-ouro na investigação (radiografia do tórax, tomografia ou ressonância magnética) e por meio de achados clínicos, ou seja, sintomas clínicos de início agudo que sugerem infecção do trato respiratório inferior, como tosse, produção de expectoração, febre, dor torácica pleural ou dispneia.

Como prevenir a pneumonia bacteriana?

A vacina pneumocócica é a melhor forma de prevenção da doença.

Adultos com doenças respiratórias crônicas, crianças e idosos têm maior risco de mortalidade se infectados pela bactéria.

Alguns fatores podem ser facilitadores da doença, tais como desnutrição e baixo peso ao nascimento, falta de vitamina A, ausência de aleitamento materno e exposição à fumaça de cigarro e poluição. 

 

Veja também: Vacina Pneumocócica

Veja onde se vacinar em Locais de Aplicação

 

Fontes

Michelin L, Weber FM, Scolari BW, Menezes BK, Gullo MC. Mortalidade e custos da pneumonia pneumocócica em adultos: um estudo transversal. J Bras Pneumol. 2019;45(6):e20180374 

Nascimento-Carvalho CM. Community-acquired pneumonia among children: the latest evidence for an updated management. J Pediatr (Rio J). 2020;96(S1):29-38.

Vacinas por Perfil

Aqui você encontra todas as vacinas que você deve tomar de acordo com seu perfil e cuidados ao viajar.

MaisLidas