nav-logo
Compartilhe

    Pode beber depois de tomar vacina?

    Entenda as orientações de especialistas

    Por Equipe Nav DasaPublicado em 29/05/2023, às 18:42 - Atualizado em 08/04/2024, às 09:42

    pode beber depois da vacina

    Pode beber depois de tomar vacina? Embora consumir bebidas alcoólicas não seja contraindicado após a vacina, o consumo recorrente é capaz de trazer diversos malefícios para a saúde. Entenda as orientações dos especialistas.

    O que os médicos dizem sobre ingerir bebida alcoólica depois de se vacinar?   

    Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), o consumo moderado de bebidas alcoólicas não interfere na resposta imunológica de nenhuma vacina.   

    Quais os riscos de beber antes ou depois de se vacinar?   

    A SBIm também explica que o consumo excessivo ou crônico de bebidas alcoólicas pode gerar um efeito imunodepressor. Isso faz com que a capacidade do organismo de se defender diminua e o paciente fique mais suscetível a infecções.  

    Entre os diversos malefícios do consumo exagerado de álcool, podemos citar o comprometimento de órgãos que podem desencadear doenças do fígado, complicações gastrointestinais, pancreatite, neuropatia periférica (deterioração do funcionamento dos nervos dos pés e das mãos), problemas cardíacos e vasculares, perdas cerebrais, enfraquecimento imunológico, anemia e osteoporose. O consumo de bebidas alcoólicas também está atrelado a determinados tipos de câncer, como o de boca, esôfago, laringe, estômago, fígado, colón, reto e de mama. 

    Outro fator importante é cuidar da imunidade durante toda a vida. Você sabia que existe relação entre alimentação saudável e imunidade? Quando nosso organismo está com todos os nutrientes e vitaminas necessários, a nossa resposta imunológica é melhor e o combate à doença tem maiores chances de ser bem-sucedido. 

    Clique aqui para agendar sua vacina

    Posso beber depois de tomar a vacina da Covid-19 ?   

    As bulas das vacinas licenciadas no Brasil (CoronaVac, AstraZeneca, Janssen e Pfizer) não apresentam qualquer contraindicação para o consumo de álcool após a vacinação. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também não emitiu nenhum comunicado referente a isso.  

    É possível ter uma reação adversa pelo consumo de álcool após a vacinação?  

    Mesmo que algumas pessoas citem a interferência na resposta imunológica, não há evidências sobre reações adversas causadas pelo consumo de álcool.  

    Outra dúvida recorrente é se pode tomar várias vacinas ao mesmo tempo. Algumas vacinas podem ser aplicadas simultaneamente, mas, para outras, é necessário aguardar um intervalo mínimo.

    Consumo moderado é recomendado pelos médicos  

    Não há contraindicações sobre o consumo de bebidas alcoólicas após a vacinação, porém, o uso exagerado dessas substâncias podem ser prejudiciais em outros aspectos de vida. As recomendações são para que, independentemente da situação, faça um consumo responsável. 

    Segundo Emanuel Maltempi de Souza, coordenador do Comitê de Combate à COVID-19 da UFPR, como cada pessoa responde de forma diferente às bebidas alcoólicas, é importante que o consumo de álcool seja moderado. “Dá para festejar, sim, mas de forma moderada. A ordem é se limitar a uma latinha de cerveja (350 mL) ou a uma taça de vinho (150 mL)” explica o especialista. 

    Sabia que você pode agendar seus exames e vacinas pelo Nav Dasa? Acesse e escolha o melhor dia, horário e laboratório para cuidar da sua saúde.

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também