Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Blog Vacinas Pode beber depois de tomar vacina? Entenda as orientações de especialistas e os riscos

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp
Vacinas 03 set 2021 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Pode beber depois de tomar vacina? Entenda as orientações de especialistas e os riscos

Pode beber depois de tomar vacina? Muitos brasileiros estão fazendo esse questionamento. Por ser um momento de vitórias e felicidades, é comum que as pessoas queiram comemorar o fato de estarem imunizados.   

Embora consumir bebidas alcoólicas não seja contraindicado após a vacina, o consumo recorrente é capaz de trazer diversos malefícios para a saúde. 

O que os médicos dizem sobre ingerir bebida alcoólica depois de se vacinar?   

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), o consumo moderado de bebidas alcoólicas não interfere na resposta imunológica de nenhuma vacina.   

Quais os riscos de beber antes ou depois de se vacinar?   

A SBIm também explica que o consumo excessivo ou crônico de bebidas alcoólicas pode gerar um efeito imunodepressor. Isso faz com que a capacidade do organismo de se defender diminua e o paciente fique mais suscetível a infecções.  

Entre os diversos malefícios do consumo exagerado de álcool, podemos citar o comprometimento de órgãos que podem desencadear doenças do fígado, complicações gastrointestinais, pancreatite, neuropatia periférica (deterioração do funcionamento dos nervos dos pés e das mãos), problemas cardíacos e vasculares, perdas cerebrais, enfraquecimento imunológico, anemia e osteoporose. Este consumo também está atrelado a determinados tipos de câncer, como o de boca, esôfago, laringe, estômago, fígado, colón, reto e de mama. 

Outro fator importante é cuidar da imunidade durante toda a vida. Você sabia que existe relação entre alimentação saudável e imunidade? Quando nosso organismo está com todos os nutrientes e vitaminas necessários, a nossa resposta imunológica é melhor e o combate à doença tem maiores chances de ser bem-sucedido. 

Quanto tempo depois de tomar a vacina posso beber?   

As bulas das vacinas licenciadas no Brasil (CoronaVac, AstraZeneca, Janssen e Pfizer) não apresentam qualquer contraindicação para o consumo de álcool após a vacinação. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também não emitiu nenhum comunicado referente a isso.  

Saber como as vacinas agem no organismo é essencial para entendermos como funciona a produção de anticorpos e os cuidados que devemos manter para que a resposta imunológica seja a melhor possível. 

É possível ter uma reação adversa pelo consumo de álcool após a vacinação?  

Mesmo que algumas pessoas citem a interferência na resposta imunológica, não há evidências sobre reações adversas causadas pelo consumo de álcool.  

Outra dúvida recorrente é se pode tomar várias vacinas ao mesmo tempo. Algumas vacinas podem ser aplicadas simultaneamente, mas para outras é necessário aguardar um intervalo mínimo, o que é o caso da vacina da COVID-19 com qualquer outra vacina. 

Pode beber depois de tomar a vacina de COVID-19?  

Não há contraindicações sobre o consumo de bebidas alcoólicas após a vacinação, porém, o uso exagerado dessas substâncias podem ser prejudiciais em outros aspectos de vida. As recomendações são para que, independentemente da situação, faça um consumo responsável. 

Segundo Emanuel Maltempi de Souza, coordenador do Comitê de Combate à COVID-19 da UFPR, como cada pessoa responde de forma diferente às bebidas alcoólicas, é importante que o consumo de álcool seja moderado. “Dá para festejar, sim, mas de forma moderada. A ordem é se limitar a uma latinha de cerveja (350 mL) ou a uma taça de vinho (150 mL)” explica o especialista. 

Aproveitamos esse tópico para relembrar sobre a importância de tomar a vacina contra COVID-19. Todas as vacinas disponíveis são eficientes para diminuir os casos graves da COVID-19 e, consequentemente, as mortes.   

Fontes 

VivaBem UOL. Afinal, pode tomar bebida alcoólica após se vacinar contra a covid-19? Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/07/22/afinal-pode-beber-cerveja-ou-alcool-apos-se-vacinar-contra-a-covid-19.htm 

SBIm. COVID-19- Perguntas e respostas. Disponível em: https://familia.sbim.org.br/covid-19/perguntas-e-respostas 

CISA (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool). Alcoolismo: 10 danos à saúde. Disponível em: https://cisa.org.br/index.php/pesquisa/artigos-cientificos/artigo/item/53-alcoolismo-10-danos-a-saude 

Comentários