Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Blog Vacinas Posso tomar várias vacinas ao mesmo tempo?

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp
Vacinas 15 abr 2021 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Posso tomar várias vacinas ao mesmo tempo?

Posso tomar várias vacinas ao mesmo tempo? Há riscos de interferência na resposta imunológica caso eu opte por tomar várias vacinas no mesmo dia? Essas dúvidas são frequentes para aqueles que desejam otimizar seu tempo e diminuir as idas aos postos de vacinação.

Algumas vacinas podem ser aplicadas simultaneamente. Porém, em alguns casos é necessário respeitar um intervalo entre uma vacina e outra para garantir a segurança do procedimento. 

Vacinas virais e bacterianas

Atualmente há várias estratégias que podem ser utilizadas para formular uma vacina. Elas são escolhidas baseadas em informações sobre as infecções que a vacina irá prevenir, que podem ser causadas por vírus ou bactérias. É importante entender a forma como os germes infectam as células e como o sistema imunológico responde a isso. 

Vacinas virais

vacinas de vírus atenuado e inativado, contendo agentes infecciosos vivos ou mortos.

A vacina viral atenuada é composta por vírus vivos e, normalmente, é contraindicada para pessoas que tenham o sistema imunológico comprometido e gestantes, uma vez que nesse público é possível que a vacina possa levar ao desenvolvimento de uma infecção pelo agente vacinal.

As vacinas vivas atenuadas produzem respostas semelhantes a infecção natural, por isso, são ótimas para estimular a memória imunológica e ativar a proteção de maneira altamente eficaz no sistema imunológico. Alguns exemplos de vacinas virais atenuadas são: caxumba, febre amarela, poliomielite oral – VOP, rubéola, sarampo e varicela (catapora).

Já a vacina viral inativada, é composta pelo vírus inativado através de agentes químicos ou físicos. Alguns exemplos são: poliomielite injetável (VIP), hepatite A, vacina da gripe e raiva.

Vacinas bacterianas

As vacinas bacterianas podem ser compostas por células inteiras inativadas ou através de moléculas purificadas como polissacarídeos capsulares, proteínas nativas e recombinantes.

As estratégias utilizadas para essa vacina podem variar de acordo com a doença que previne.

São vacinas eficientes, que conferem proteção contra meningites por H.influenzae tipo b, pneumocócicas e meningocócicas, coqueluche, difteria e tétano.

As vacinas combinadas

As vacinas combinadas têm como objetivo diminuir o número de injeções e o desconforto que a administração de várias injeções pode causar. 

Veja abaixo alguns exemplos de vacinas combinadas: 

  • Hexavalente: Difteria, Tétano, Coqueluche acelular, Haemophilus influenzae tipo b, pólio inativada e Hepatite B;
  • Pentavalente: Difteria, Tétano, Coqueluche acelular, Haemophilus influenzae tipo b e pólio inativada;
  • Tríplice viral: Sarampo, Caxumba e Rubéola
  • Tetraviral: Sarampo, Caxumba, Rubéola e Catapora.

Já a vacinação simultânea consiste na aplicação de vacinas em seringas diferentes no mesmo dia. A vacinação simultânea de algumas vacinas não traz nenhum risco à saúde e não possui interferência na resposta imunológica.

Quais vacinas não podem ser tomadas ao mesmo tempo?

As vacinas que não podem ser aplicadas no mesmo dia são: febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); varicela (catapora) e a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), todas compostas de vírus vivos atenuados. Esta orientação é especialmente dirigida para crianças entre 12 e 23 meses de idade.

Outras duas vacinas que não devem ser administradas no mesmo dia são a vacina zoster e a vacina pneumocócica 23-valente.

As vacinas citadas acima devem ser administradas com intervalo de 30 dias entre elas.

Vacina da gripe e Vacina COVID-19: intervalo entre vacinas

As recomendações da vacina COVID-19, são para que os pacientes aguardem o intervalo de 14 dias antes e depois da aplicação das doses recomendadas para se imunizar com qualquer outra vacina. 

Já a vacina da gripe pode ser administrada com outras vacinas, exceto a vacina COVID-19. A campanha da gripe 2021 se inicia no dia 12 de abril, não deixe de se proteger.

Fontes

FioCruz. Existem vacinas que podem ser administradas no mesmo dia? Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1695-existem-vacinas-que-podem-ser-administradas-no-mesmo-dia#:~:text=De%20um%20modo%20geral%2C%20as,(sarampo%2C%20caxumba%2C%20rub%C3%A9ola%20e

FioCruz. Vacinas Bacterianas. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/perguntas-frequentes/perguntas-frequentes-vacinas-menu-topo/131-plataformas/1575-vacinas-bacterianas

FioCruz. Vacinas Virais. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/perguntas-frequentes/131-plataformas/1574-vacinas-virais

Vacinas relacionadas

		    
		    
		    
		    
		    
	  	

Comentários