A dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus. Existem quatro sorotipos da doença: 1, 2, 3 e 4. Por ser uma doença que acontece com maior frequência na estação das chuvas, é recomendado manter objetos limpos e não deixar água parada, que é onde o mosquito pode se reproduzir com maior facilidade.
Entenda quais são os primeiros sintomas da dengue e como tratá-los.
A única forma de transmissão da dengue é pela picada do mosquito Aedes aegypti. A recomendação para evitar a transmissão da doença é limpar adequadamente os locais, não deixar água parada em pneus, vasos, garrafas ou outros recipientes que possam ser propícios para a reprodução do mosquito.
A dengue pode ser tanto assintomática como variar de estágios leves a graves. Normalmente, as primeiras manifestações são:
Em alguns casos a doença também apresenta manchas vermelhas na pele.
Além dos sintomas citados acima, os demais sintomas no estágio avançado são:
Nesses casos, é recomendado procurar auxílio médico para diagnóstico e início do tratamento adequado. É importante lembrar que esse auxílio está disponível de forma integral e gratuita através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Normalmente os sintomas se iniciam de 3 a 15 dias após a infecção sendo, em média, de 5 a 6 dias.
Não há tratamento específico para a dengue. Nas formas mais simples, é necessário repouso e manutenção da hidratação.
É necessário lembrar que cada caso possui a sua particularidade e um médico especialista deverá avaliar o paciente para que seja possível indicar o melhor tratamento.
Em caso de suspeita de dengue, é recomendado procurar um médico para realizar os testes adequados para o diagnóstico e para indicar o melhor tratamento a ser seguido, o que varia para cada indivíduo.
A vacina da dengue é indicada para crianças a partir de 9 anos de idade, adolescentes e adultos até 45 anos que tenham sido previamente infectados por um dos vírus da dengue, sendo necessário comprovar a infecção prévia através de sorologia.
Veja onde se vacinar em Locais de Aplicação
Fonte
Ministério da Saúde. Dengue: sintomas, causas, tratamento e prevenção. Disponível em: Ministério da Saúde
Vacinas relacionadas
Comentários