Agende já suas vacinas
Vacinas
16 jul 2020 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Qual exame detecta HPV e como é feito o teste em homens e mulheres?

A vacina contra HPV, é o método mais eficaz de prevenção da doença, porém saber qual exame detecta o HPV é essencial para o diagnóstico precoce de qualquer anormalidade que possa estar presente em nosso corpo

Teste de HPV em homens

Em homens, o HPV é descoberto por meio de exames urológicos (pênis) ou dermatológicos (pele). A confirmação da infecção pelo HPV pode ser feita por exames laboratoriais de diagnóstico molecular como os testes de captura híbrida e Reação em Cadeia da Polimerase (PCR).

pessoa com escudo se defendendo dos vírus

Teste de HPV em mulheres

A doença é descoberta, na maioria das mulheres, através de um resultado anormal no exame de Papanicolau com esfregaço cervical ou anal. Se a infecção for descoberta na fase de lesões pré-malignas, é possível saber como tratar o HPV e evitar que se torne câncer. É importantíssimo realizar o exame de Papanicolau, pois o câncer de colo de útero é um dos mais fáceis de ser prevenido.

Em alguns casos, quando há presença de verrugas que são muito pequenas, podem ser necessários exames como colposcopia e aplicação de ácido acético para que seja possível visualizar as verrugas.

Qual exame detecta HPV na garganta?

De acordo com o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), 72% dos tipos de câncer afetam a orofaringe, com mais de 400 mil casos e 230 mil mortes por ano.  Nesses casos, exames orais de rotina, que podem ser feitos por visualização direta ou através do tato, são essenciais para detecção prévia do câncer bucal.

É possível detectar HPV no exame de sangue?

Sim. O exame de sangue é capaz de identificar a presença de vírus nas células e é útil para analisar infecções.

Onde fazer exame de HPV?

O diagnóstico de HPV pode ser feito através de exames laboratoriais como citopatológico, histopatológico e de biologia molecular.

As lesões subclínicas podem ser diagnosticadas por meio do uso de instrumentos com lentes de aumento, após a aplicação de reagentes químicos para contraste (colposcopia, peniscopia, anuscopia).

Para distinguir a lesão benigna da maligna são realizadas biópsias para análise histopatológica.

Postos de coleta de exames preventivos ginecológicos do Sistema Único de Saúde (SUS) estão disponíveis em todos os estados da Federação para o diagnóstico do câncer do colo do útero e são gratuitos.

 

Veja também: Como é a rotina das imunizações em tempos de pandemia

Veja onde se vacinar em Locais de Aplicação

 

Fontes

https://sbim.org.br/images/files/faq-hpv-dez-2017.pdf

http://www.saude.gov.br/images/pdf/2017/dezembro/07/Perguntas-e-respostas-HPV-.pdf

Vacinas por Perfil

Aqui você encontra todas as vacinas que você deve tomar de acordo com seu perfil e cuidados ao viajar.

MaisLidas