nav-logo
Compartilhe

    Vacina Gripe: quem pode tomar, reações e benefícios

    Entenda a importância da imunização com a vacina da gripe

    Fonte: Dra. Maria Isabel de Moraes PintoInfectopediatra  e médica consultora em vacinas da DasaPublicado em 24/02/2024, às 12:25 - Atualizado em 08/03/2024, às 16:18

    Vacina Gripe

    Agendar vacina

    Bastante frequente, a gripe é causada pelo vírus Influenza, que provoca uma infecção aguda. O vírus acomete diretamente o sistema respiratório e é altamente transmissível. Conhecida popularmente como vacina da gripe, a vacina Influenza é a forma mais segura e eficaz para prevenir a doença.  

    A imunização contra a gripe contém, no mínimo, três tipos diferentes de vírus: um tipo B e dois vírus influenza tipo A (subtipos H1N1 e H3N2).  

    Vale destacar que a gravidade da gripe varia bastante: há quadros leves, com sintomas autolimitados, ou seja, que passam em poucos dias; mas as formas graves da gripe podem levar ao óbito, principalmente em pessoas que se encontram nos grupos de risco.  

    Além disso, a transmissão do vírus da gripe acontece de indivíduo para indivíduo por meio de partículas infectadas eliminadas pelo espirro ou tosse. Também pode ocorrer ao entrar em contato com superfícies contaminadas.  

    A seguir, confira detalhes sobre a vacina da gripe, quem deve tomar, doses necessárias e possíveis reações adversas. 

    Agendar vacina

    Quem pode tomar a vacina Influenza (gripe) 

    A vacina contra a gripe é indicada para todas as pessoas a partir de seis meses de idade.  

    De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a recomendação é que a vacinação contra a gripe ocorra anualmente, principalmente em pessoas que se encontram nos grupos de risco, tais como:  

    • Idosos;  
    • Crianças menores de cinco anos;  
    • Gestantes e puérperas;  
    • Profissionais de saúde;  
    • Professores;  
    • Imunossuprimidos.  

    Reações da vacina da gripe

    Primeiramente, é importante reforçar que a vacina Influenza é bastante segura. No entanto, em alguns casos, pode provocar reações adversas leves. Entre as mais comuns, estão:  

    • Dor, vermelhidão e inchaço no local da injeção; 
    • Febre; 
    • Mal-estar; 
    • Dor muscular;  
    • Perda de apetite;  
    • Irritabilidade. 

    As reações de hipersensibilidade (ou alérgicas) são pouco frequentes e podem estar relacionadas a qualquer componente da vacina. Além disso, as manifestações neurológicas são raras. 

    De qualquer forma, toda reação adversa grave e incomum deve ser avaliada por um médico. 

    Outro ponto importante é que a vacina é composta de vírus inativado ou morto, o que impede que a pessoa adoeça de gripe após a administração da vacina. 

    Quantas doses da vacina da gripe são necessárias? 

    As doses da vacina Influenza (mais conhecida como vacina da gripe) são divididas de acordo com a faixa etária.  

    Crianças de seis meses a 9 anos devem tomar duas doses na primeira vez que forem vacinadas – com intervalo de um mês entre elas – devendo ser imunizadas novamente a cada ano e com uma dose após o primeiro período sazonal. 

    Já as pessoas acima de 9 anos devem tomar uma dose única todos os anos. Isso porque o vírus da gripe é mutável, ou seja, muda periodicamente. Dessa forma, a composição das vacinas também é reformulada.  

    Vacina da Gripe durante a gravidez 

    Uma dúvida bastante frequente é se as gestantes podem tomar a vacina Influenza (da gripe). A resposta é sim! As gestantes estão no grupo de risco, portanto, podem e devem se imunizar.  

    Vale lembrar que a gestação é fator de risco para formas graves de gripe. Sendo assim, trata-se de uma indicação formal de vacinação.  

    Vacina Influenza e Covid-19 

    A vacina Influenza (da gripe) não protege o organismo contra o novo coronavírus, nem contra outros tipos de vírus respiratórios, mas previne infecções respiratórias causadas pelo vírus Influenza. 

    É bastante comum que as pessoas confundam os sintomas de gripe e Covid-19. 

    Primeiramente, é fundamental distinguir as doenças. A gripe é um quadro respiratório infeccioso provocado pelo vírus Influenza e acarreta febre súbita, dor de garganta, no corpo e de cabeça, além de tosse e nariz entupido.  

    Já a Covid-19 também é causada por um vírus (novo coronavírus) e, além dos sintomas semelhantes a gripe, pode provocar alterações de olfato e paladar e ainda diarreia. 

    Dessa forma, a maioria das pessoas apresentarão um quadro respiratório muito semelhante em ambas as condições. A única forma de ter um diagnóstico correto é por meio da testagem.  

    Importante: as vacinas influenza e contra Covid-19 podem ser aplicadas simultaneamente em pessoas de todas as faixas etárias. 

    Pode tomar vacina da gripe estando gripado? 

    A recomendação é adiar a vacinação quando o indivíduo apresente sintomas de gripe, como febre ou coriza. O ideal é que a imunização ocorra apenas quando ele estiver saudável.  

    Qual é a diferença entre a vacina da gripe da rede pública e a da rede particular? 

    Tanto a vacina Influenza (conhecida como vacina da gripe) oferecida na rede pública quanto a da rede particular cumprem o papel de imunizar para os principais tipos de Influenza (A e B).  

    Ambas são seguras, mas a diferença entre elas está na cobertura imunológica. A vacina da rede pública é trivalente, ou seja, possui os dois tipos da Influenza A (H1N1 e o H3N2) e um vírus da Influenza B. 

    Já a vacina Influenza oferecida na rede privada é a quadrivalente, ou seja, tem dois subtipos A e dois subtipos da Influenza B, que dependem do vírus predominante no ano anterior. 

    A vacina da gripe 2024 tetravalente possui proteção contra as cepas:

    • Influenza A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09
    • Influenza A/Thailand/8/2022 (H3N2)
    • Influenza B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria)
    • Influenza B/Phuket/3073/2013 (B/linhagem Yamagata)

    Dessa forma, a diferença é que a vacina da rede particular oferece proteção para uma cepa a mais de Influenza B. 

    Para saber mais e agendar sua vacina, clique no botão abaixo.

    Agendar vacina

     

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também