As reações da vacina da gripe podem ocorrer em qualquer idade, desde lactentes a idosos e devemos estar atentos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos da gripe, causada pelo vírus influenza, variam de quadros leves a formas graves e que podem inclusive levar a óbito. As formas graves de influenza (gripe) ocorrem, principalmente, entre as pessoas que fazem parte dos grupos de maior risco (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais).
A vacina da gripe é a medida de prevenção mais importante para proteger contra a doença. Entenda abaixo os efeitos adversos comuns e incomuns que podem ocorrer após a imunização.
Sim. Embora aconteça com maior frequência em pacientes que não tiveram contato anteriormente com os antígenos da vacina, pode ocorrer de 6 a 12 horas após a vacinação e persistir por um a dois dias. Esse sintoma atinge menos de 10% dos pacientes vacinados.
Não. A tontura não faz parte dos eventos adversos pós-vacinação da gripe influenza. Caso ocorra, é necessário investigar.
Tanto as vacinas utilizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) quanto aquelas oferecidas na rede privada no Brasil são compostas por vírus inativados, fracionados e purificados, ou seja, não contêm vírus vivos e não causam a doença.
Contudo, os efeitos adversos podem ocorrer. A maioria desses efeitos não são preocupantes e muito raramente podem gerar complicações graves que requerem o parecer de um médico.
Conheça alguns dos efeitos adversos locais ou sistêmicos pós-vacinação:
Reações de hipersensibilidade (alérgicas) são raríssimas e podem estar associadas a qualquer componente presente na vacina.
Já as manifestações neurológicas são raras. Algumas vacinas podem anteceder o início da Síndrome de Guillain-Barré (SGB), doença em que o sistema imunológico ataca os nervos. Normalmente, os sintomas aparecem entre 1 a 21 dias e no máximo até 6 semanas após a vacinação. O próprio vírus influenza pode desencadear essa síndrome e a frequência é de 1 caso por milhão de vacinas administradas.
Outras manifestações neurológicas de natureza inflamatória podem ocorrer de 1 dia a 6 semanas após a aplicação da vacina, são elas:
Todos os casos de efeitos adversos graves e incomuns devem ser investigados por profissionais de saúde.
A vacina da gripe é, em geral, muito segura e na maioria dos casos é bem tolerada. Porém, os eventos adversos podem ocorrer e não se limitam a uma idade específica, podendo ocorrer desde lactentes até os idosos.
A vacina da gripe começa a fazer efeito entre 2 e 3 semanas pós-vacinação e tem a duração 6 a 12 meses, por isso deve ser tomada anualmente. O pico máximo de anticorpos ocorre de 4 a 6 semanas. Em idosos, os níveis de anticorpos podem ser menores.
Veja onde se vacinar em Locais de Aplicação
Fonte: Informe Técnico – 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza
Vacinas relacionadas
Comentários