Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Blog Vacinas Quais os sintomas da meningite em crianças e como identificar no bebê?

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp
Vacinas 23 jul 2020 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Quais os sintomas da meningite em crianças e como identificar no bebê?

Os sintomas da meningite em bebê podem passar despercebidos e merecem nossa total atenção.

O aumento da frequência de casos do sorogrupo C levou à introdução da vacinação de rotina da vacina meningocócica C em novembro de 2010.  O Brasil foi o primeiro país da América Latina a introduzir a vacina em seu Programa Nacional de Imunização (PNI), o que diminuiu drasticamente os casos da doença no país.

Conheça os sintomas e os cuidados que devem ser tomados para prevenir a doença.

O que causa a meningite bacteriana?

A meningite bacteriana é causada mais frequentemente no Brasil pela bactéria Neisseria meningitidis (ou meningococo). Esse tipo de meningite não é tão comum quanto a viral, porém é mais perigoso e letal. 

Graças à vacinação, houve também uma grande redução nos casos de outra meningite bacteriana, aquela causada pelo Haemophilus influenzae tipo b, e que por isso é muito rara atualmente em nosso país. 

Os principais sintomas que a doença causa são febre alta, dor de cabeça intensa, vômitos, irritabilidade, manchas avermelhadas na pele e confusão mental.

O tratamento desse tipo de meningite é sempre realizado com antibióticos em um hospital.

Como identificar os sintomas de meningite em recém-nascidos e crianças?

Identificar os sintomas de meningite dependerá de cada criança. Geralmente os recém-nascidos que são acometidos pela doença apresentam irritação, inapetência, vômitos e podem ou não ter febre. Já as crianças mais velhas e adolescentes podem ter como sintomas rigidez no pescoço acompanhada de febre, dor de cabeça e confusão mental.

Bebês recém-nascidos e com menos de 12 meses de idade

Os sintomas da meningite podem evoluir muito rapidamente, principalmente quando é causada por bactéria. Os recém-nascidos e crianças menores de 1 ano de vida, geralmente apresentam os seguintes sintomas:

  • Irritabilidade;
  • Letargia;
  • Inapetência;
  • Febre alta ou temperatura corporal muito baixa;
  • Vômitos;
  • Convulsões;
  • Erupção cutânea.

Nessa idade a rigidez na nuca é um sintoma raro. 

Em alguns casos, os nervos que controlam alguns movimentos oculares e faciais podem ser lesionados pelas bactérias, fazendo com que um dos olhos gire para dentro ou para fora ou a expressão facial fique irregular. 

Além disso, em cerca de 33% a 50% dos casos, os recém-nascidos apresentam aumento da pressão intracraniana, que faz com que as fontanelas (espaço entre os ossos do crânio dos recém-nascidos) se tornem abauladas.   

Existe também a possibilidade de formação de abscessos no cérebro do bebê infectado, o que complica a evolução da doença. 

Crianças a partir de 1 ano e adolescentes

Já as crianças com mais de 1 ano e adolescentes costumam apresentar os seguintes sintomas:

  • Febre;
  •  Confusão mental;
  • Rigidez da nuca;
  • Convulsões;
  • Infecção das vias aéreas;
  • Lesão de nervo.

É importante notar se a criança apresenta sinais de dor de cabeça da meningite, sintoma característico da doença.

Como são as manchas de meningite em bebê?

Em casos de meningite bacteriana, um sinal que deve ser observado é o aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo. Para ajudar no diagnóstico, pode ser feito um teste que consiste em pressionar um copo de vidro e verificar se elas se mantêm e se podem ser vistas através do copo. Isso significa que houve extravasamento de sangue para a pele e é requerido atendimento médico de urgência para diagnóstico precoce, uma vez que a demora pode resultar em graves sequelas da meningite

BebÊ com sintomas de meningite

Como é feito o diagnóstico?

O médico pode solicitar alguns exames para diagnosticar a meningite. Os mais comuns são punção lombar, onde é coletada uma amostra de líquido cefalorraquidiano; exames de sangue e algumas vezes exames de imagens, como ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Qual o tratamento para meningite em bebês?

Em casos de meningite bacteriana, os bebês devem ser tratados em hospital com antibióticos e por ser uma doença extremamente contagiosa, o paciente deverá ficar em isolamento até que não seja mais contagioso. Este tempo de isolamento varia de acordo com o antibiótico utilizado.

Como evitar a meningite infantil?

A vacina contra meningite é a melhor forma de prevenção da doença. É importante se atentar ao calendário de vacinação disponibilizado pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e manter as vacinas em dia.

Vacinas contra meningite

As vacinas disponíveis para prevenir a meningite são:

  •  Vacina BCG: indicada para crianças ao nascer e previne a meningite tuberculosa.
  • Vacina Haemophilus influenzae tipo b – Hib: indicada para crianças a partir de 2 meses, até 5 anos de idade.

Ela está também indicada para crianças com mais de 5 anos, adolescentes e adultos com condições médicas que aumentam o risco para doenças por Hib.

  • Vacinas pneumocócicas conjugadas: a vacinação rotineira com VPC10 ou VPC13 está recomendada para crianças a partir de 2 meses e menores de 6 anos.

Já para crianças a partir de 6 anos, adolescentes e adultos portadores de certas doenças crônicas, é indicado o esquema com as vacinas VPC13 e VPP23.

  • Vacina meningocócica C conjugada: indicada para crianças e adolescentes e previne doenças causadas pelo meningococo C.
  •  Vacina meningocócica B: indicada para crianças, adolescentes e adultos até 50 anos e previne doenças causadas pelo meningococo B.
  •  Vacina meningocócica conjugada quadrivalente — ACWY: recomendada para crianças a partir de 2 meses, adolescentes e para adultos e idosos com condições que aumentem o risco para a doença meningocócica. 

banner vacina meningite

As vacinas da meningite que o SUS fornece são: Vacina meningocócica conjugada sorogrupo C, vacina meningocócica ACWY, Vacina Pentavalente, Vacina pneumocócica conjugada 10-valente e Vacina BCG.

Com qual idade o bebê deve tomar a vacina contra meningite?

A partir de 2 meses de idade, a criança já deve ser vacinada contra a meningite.

A vacina contra meningite é a melhor forma de prevenção da doença. É importante se atentar ao calendário de vacinação disponibilizado pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e manter as vacinas em dia.

Fonte

Manual MSD. Meningite em crianças. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-infantil/infec%C3%A7%C3%B5es-bacterianas-em-beb%C3%AAs-e-crian%C3%A7as/meningite-em-crian%C3%A7as

Vacinas relacionadas

		    
		    
		    
		    
	  	

Comentários