Vacinas.com.br Agende suas vacinas
Home Blog Vacinas Surto de influenza: Entenda os sintomas da H3N2 e a importância da vacina da gripe na prevenção

Compartilhar com

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Whatsapp
Vacinas 02 fev 2022 | AUTOR: Equipe Vacinas.com.br

Surto de influenza: Entenda os sintomas da H3N2 e a importância da vacina da gripe na prevenção

O surto da gripe que está acontecendo atualmente deixou todas as pessoas em estado de alerta.   

A junção de diversos fatores contribuiu para isso, principalmente a baixa procura à vacina da gripe durante a pandemia da Covid-19. 

Por que é necessário tomar a vacina da gripe todo ano? 

A aplicação é necessária anualmente para proteger toda a comunidade das cepas de influenza circulantes.   

Entenda como é feita a vacina da gripe:   

Sua formulação é alterada ano a ano de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), responsável por fazer a vigilância nos hemisférios Norte e Sul. Portanto, a vacina tomada no ano interior não confere proteção para o ano seguinte. 

Por que ocorreu um surto de influenza no final de 2021? 

O surto da gripe ocorreu devido à circulação de uma cepa do vírus Influenza A H3N2 chamada Darwin. Este é um dos principais causadores de gripe, podendo ser transmitido facilmente pelo contato direto de pessoas infectadas através de gotículas respiratórias e salivares. 

Dentre os fatores que contribuíram para maior disseminação viral, podemos citar: baixa cobertura vacinal contra influenza em 2021, flexibilização das medidas de restrição adotadas como estratégia de prevenção à Covid-19 e ao relaxamento da etiqueta respiratória, como o uso de máscaras. 

Estar atento à campanha da vacina da gripe anual é fundamental para se prevenir. 

Quais são os sintomas da Influenza?  

Os principais sintomas que podem indicar infecção por Influenza são: 

  • Febre alta de início súbito;
  • Inflamação na garganta;  
  • Calafrios; 
  • Perda de apetite;  
  • Irritação nos olhos;  
  • Vômito; 
  • Dores nas articulações;  
  • Tosse;  
  • Mal-estar; 
  • Diarreia (mais comum em crianças). 

Os sintomas do vírus H1N1 e H3N2 são iguais?  

A principal diferença entre a gripe H3N2 e a H1N1 é o próprio vírus causador da doença. Os sintomas, tratamento e transmissão são muito parecidos. 

Existe diferença entre os sintomas de Covid-19 e H3N2? 

A maioria dos sintomas da Covid-19 e H3N2 é muito semelhante. As alterações de olfato e paladar não são sintomas muito comuns em infecções pelo vírus Influenza, mas também podem ocorrer. Por isso, para diferenciar a infecção pelos dois vírus é preciso realizar testes laboratoriais. 

O que é “flurona” e quais os sintomas? 

Flurona é a coinfecção entre o vírus SARS-CoV-2 e o vírus Influenza.  

Os principais sintomas que caracterizam a infecção simultânea são: febre, dor no corpo, mal-estar geral, dor de garganta ou ao engolir e tosse.  

Normalmente os sintomas aparecem entre 3 e 7 dias após o contágio e podem durar até 10 dias.   

Quem teve Covid-19, quanto tempo deve esperar para tomar a vacina da gripe? 

Para tomar a vacina da gripe, a pessoa deve estar sem sintomas de covid-19 por pelo menos 24 horas e ter pelo menos 10 dias do início dos sintomas. 

Pessoas a partir de 12 anos não têm mais necessidade de aguardar 14 dias entre uma dose de vacina Covid-19 e a vacina da gripe. 

Só crianças entre 5 e 11 anos que tiverem recebido a vacina covid-19 devem aguardar 14 dias para tomar qualquer outra vacina. 

A vacina da Covid-19 protege contra a gripe? 

Não, as vacina da gripe e vacina Covid-19 são diferentes. É essencial tomar ambas para se proteger de infecções distintas. 

Além disso, é importante saber que as vacinas da gripe na rede privada e pública são diferentes. A dos serviços privados é a quadrivalente, formulada com duas cepas de vírus A e duas cepas de vírus B. Já a da rede pública é a trivalente, com duas cepas de vírus A e uma cepa de vírus B. 

Fontes

Ministério da Saúde. H3N2: novo vírus influenza em circulação no país. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/h3n2-novo-virus-influenza-em-circulacao-no-pais/#:~:text=Os%20sintomas%20s%C3%A3o%20febre%20alta,e%20diarreia%2C%20principalmente%20em%20crian%C3%A7as. 

 

CNN Brasil. Influenza H3N2: o que explica o aumento dos casos de gripe no Brasil. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/influenza-h3n2-o-que-explica-o-aumento-dos-casos-de-gripe-no-brasil 

Vacinas relacionadas

		    
	  	

Comentários