Você sabe a partir de quantos graus é considerado febre? No texto abaixo explicamos tudo sobre a temperatura da febre, para não restarem mais dúvidas!
A febre acontece quando há um aumento temporário da temperatura corporal.
A febre pode ser causada por diversas condições, dentre as mais comuns estão:
Além disso, a vacina da gripe pode dar febre, assim como outras vacinas. Para não haver preocupações extremas, recomenda-se que sempre leia os possíveis eventos adversos antes de se vacinar.
Os sintomas mais comuns que podem acompanhar a febre são:
A temperatura corporal pode oscilar durante o dia, estando entre 36 oC no início da manhã e 37,5 oC no fim da tarde.
É considerado febre quando a temperatura corporal está igual ou acima de 37,8oC.
A hipotermia significa que houve uma queda significativa na temperatura do corpo. A condição pode estar relacionada à prolongada exposição a ambientes frios.
Já a hipertermia é o contrário da hipotermia. É quando a temperatura corporal se eleva tendo como uma das causas a exposição ao calor excessivo.
A febre em adultos é caracterizada da seguinte maneira, de acordo com infectologistas:
Febrícula: De 37,3 ºC a 37,8 ºC;
Febre: Acima de 37,8 ºC;
A temperatura normal de um bebê pode já estar alterada sem que atinja 37,8 ºC. A febre é uma manifestação de alguma doença, tendo o papel de defesa orgânica. Portanto, devemos ficar atentos.
Para medir a febre, basta colocar o bulbo do termômetro debaixo das axilas e esperar o tempo da medição com o braço imóvel. O termômetro deverá ser retirado após cinco minutos, tempo suficiente para analisar o resultado.
Além dessa maneira mais comum, existe a possibilidade de medir a temperatura oral ou retal, porém esses métodos são mais utilizados em clínicas ou hospitais e não são recomendados em situações convencionais.
O termômetro é o único objeto capaz de identificar a febre. Conheça os tipos:
Avaliar a presença da febre utilizando um termômetro digital é fácil.
Para medir a temperatura com ele, basta ligá-lo, colocá-lo debaixo da axila, aguardar alguns minutos e aguardar até que ele emita um sinal sonoro para você analisar o resultado.
O termômetro infravermelho pode ser usado no ouvido ou na testa.
No ouvido, basta colocar a ponta do termômetro no interior do ouvido, apertar o botão para ligá-lo e ler o valor da temperatura, que aparece instantaneamente.
O termômetro de testa é muito utilizado para medir a temperatura através de contato direto com a pele ou a uma distância de até 5 cm da testa.
Os termômetros analógicos mostram a temperatura de uma outra maneira. Assim como o termômetro digital, o termômetro de vidro deve ser inserido debaixo das axilas, aguardar 5 minutos e verificar a temperatura, de acordo com o local onde o líquido presente no objeto termina.
A febre é sempre um sinal de alerta. Crianças pequenas, especialmente abaixo de 6 meses, devem ser avaliadas no mesmo dia por um médico se apresentarem febre.
Já crianças a partir dos 6 meses de idade podem ser observadas um pouco mais antes de serem levadas ao médico. Entretanto, se apresentarem choro persistente e irritabilidade extrema, devem ser avaliadas imediatamente por um médico.
Para crianças acima de 1 ano e adultos, é necessário observar se a febre está acompanhada dos seguintes sintomas:
Nesses casos, é recomendado o auxílio médico para avaliação dos sintomas e diagnóstico de uma possível doença.
Entenda tudo sobre a febre amarela e como se prevenir.
Fontes
Drauzio Varella. Febre. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/febre/
Tua Saúde. Como usar o termômetro digital, de vidro ou infravermelhos. Disponível em: https://www.tuasaude.com/como-usar-o-termometro/
Comentários