nav-logo
Compartilhe

    Tratamento para Herpes Zóster: entenda como é feito

    Tratamento inclui o uso de medicamentos antivirais e o manejo da dor

    Por Equipe Nav DasaPublicado em 29/05/2023, às 10:21 - Atualizado em 04/04/2024, às 13:43

    tratamento herpes zóster

    tratamento para herpes zóster inclui o uso de medicamentos antivirais e analgésicos. Eles são utilizados com o objetivo de reduzir a duração e a gravidade da doença, além de amenizar os sintomas.  

    Em casos de suspeita de herpes zóster, recomenda-se buscar auxílio médico imediatamente, para que o profissional prescreva o melhor tratamento a ser seguido. Saiba mais. 

    O que é herpes zóster (cobreiro)? 

    herpes zóster, também conhecido como cobreiro, é uma doença que ocorre a partir da reativação do vírus da varicela, que permanece em latência após a doença catapora (ou varicela), atingindo pacientes adultos e imunocomprometidos, como pessoas com HIV e outras doenças crônicas. 

    Vale ressaltar que o herpes zóster localizado raramente é transmitido de pessoa a pessoa. Quando isso acontece, é via contato direto com as lesões.  

    Principais sintomas 

    Os principais sintomas incluem: lesões na pele, ardor e coceira local, febre, mal-estar, dor de cabeça, dor intensa no local das lesões, parestesias (formigamento, agulhadas, adormecimento e pressão no local das lesões). 

    Leia mais sobre herpes zóster no rosto.

    Como é o diagnóstico da doença? 

    Em caso de suspeita, o paciente deve procurar o médico Dermatologista ou Infectologista, que irão diagnosticar e prescrever o tratamento adequado. 

    O diagnóstico é feito de forma clínica, analisando o local da dor e as vesículas características da doença.

    Para determinados casos, pode ser realizada uma coleta de material da lesão para confirmar o diagnóstico.Clique aqui para agendar sua vacina

    Tratamentos para herpes zóster 

    O tratamento de herpes zóster inclui o uso de medicamentos antivirais e o manejo da dor. 

    Após o período habitual de tratamento, se ainda houver lesões que não estão na fase de crosta, o médico poderá manter o uso de antivirais. Para o manejo da neurite aguda, pode-se usar paracetamol, dipirona ou anti-inflamatórios não-esteroides.

    Quando a dor é moderada ou grave, o médico pode receitar analgésicos opioides. Em casos de dores intensas, pode ser necessário o uso de morfina. 

    Para higienizar as lesões, recomenda-se apenas o uso de água e sabonete. 

    Vale lembrar que a automedicação nunca é indicada e não deve ser feita. É extremamente importante passar em consulta com profissionais capacitados que irão propor o melhor tratamento para cada paciente. 

    Quanto tempo dura o tratamento de herpes zóster? 

    O tempo do tratamento para herpes zóster depende do medicamento utilizado, mas costuma durar, em média, sete dias. 

    O herpes zóster pode voltar mesmo após o tratamento? 

    Sim, é possível que o herpes zóster ocorra mais de uma vez, especialmente em indivíduos imunodeprimidos. 

    Prevenção da doença 

    Para prevenir o herpes zóster, é necessário evitar a catapora (varicela). Portanto, a vacina varicela é de suma importância e é indicada como rotina para crianças a partir de 12 meses (excepcionalmente, em situações de surto, por exemplo, também para crianças menores, a partir de 9 meses) e todas as crianças, adolescentes e adultos suscetíveis que não tiveram catapora anteriormente.  

    vacina herpes zóster também tem um papel essencial na proteção contra a doença e está licenciada para pessoas com 50 anos ou mais. Pessoas imunodeprimidas a partir de 18 anos podem também receber a vacina herpes zoster recombinante.

    Sabia que você pode agendar suas vacinas pelo Nav Dasa? Acesse e confira mais informações sobre a vacina herpes zóster, preço e locais de aplicação.

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também