nav-logo
Compartilhe

    Tuberculose: entenda o que é, tipos, sintomas e prevenção

    A doença infecciosa é causada pelo Mycobacterium tuberculosis

    Por Equipe Nav DasaPublicado em 30/05/2023, às 09:05 - Atualizado em 30/06/2023, às 17:04

    tuberculose

    tuberculose é uma doença bacteriana que pode ser mortal se não tratada adequadamente. Conheça mais sobre a doença e saiba como preveni-la.

    O que é tuberculose?

    A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch. É transmissível e afeta majoritariamente os pulmões, podendo acometer outros órgãos.

    Quando a doença acomete outros órgãos e não só o pulmão, ela é chamada de tuberculose extrapulmonar. Acontece com frequência em pessoas que convivem com HIV, principalmente aqueles em que o sistema imunológico já está comprometido.

    Sintomas de tuberculose

    A tuberculose é uma doença marcada pela tosse, que pode ser seca ou produtiva. Outros sintomas comuns incluem:

    • Febre vespertina;
    • Sudorese noturna;
    • Emagrecimento;
    • Cansaço;
    • Fadiga.

    Recomenda-se às pessoas que tiverem tosse contínua por 3 semanas ou mais que busquem auxílio médico para investigar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.

    Sintomas em casos graves

    Além dos sintomas acima, em casos mais graves, os sintomas podem incluir a presença de sangue ao tossir, dificuldade para respirar e dor torácica.

    Causas

    A tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch.

    Tuberculose “pega”? Entenda a transmissão da doença

    Sim. A tuberculose pode ser facilmente transmitida, sendo possível que um paciente infectado transmita a doença para, em média, de 10 a 15 pessoas.

    A transmissão da doença é por vias aéreas. A pessoa doente, ao falar, espirrar ou tossir, expele o bacilo de Koch, que fica disperso no ar na forma de aerossóis, podendo assim contaminar outras pessoas a partir da inalação do bacilo.

    É importante dizer que a tuberculose não é transmitida por meio de objetos compartilhados, como talheres, copos etc.

    Além disso, após 15 dias de tratamento, a transmissão tende a diminuir significativamente.

    Diagnóstico de tuberculose

    Para diagnosticar a tuberculose, são utilizados os seguintes exames bacteriológicos:

    • Baciloscopia;
    • Teste rápido molecular para tuberculose;
    • Cultura para micobactéria.

    Além desses exames, a radiografia de tórax é solicitada como exame complementar e deve ser realizada em todas as pessoas com suspeita clínica de tuberculose.

    Tipos de tuberculose

    Há vários tipos de tuberculose. Conheça:

    Tuberculose ganglionar

    A tuberculose ganglionar acomete os gânglios do pescoço, tórax, axilas ou virilha. Mesmo que não seja muito comum, a condição também pode afetar a região do abdome.

    Esse tipo de tuberculose acomete principalmente pacientes portadores de HIV e mulheres dos 20 aos 40 anos.

    Tuberculose pulmonar

    É o tipo de tuberculose mais comum que afeta diretamente o pulmão. Ela é transmitida facilmente pelo ar, através de aerossóis provenientes de tosse e espirro da pessoa infectada.

    Tuberculose extrapulmonar

    A tuberculose extrapulmonar é quando a doença atinge outros órgãos além do pulmão, como a pleura (que é uma membrana que reveste os pulmões), os gânglios linfáticos, ossos, rins etc.

    Tuberculose miliar

    Na tuberculose miliar acontece uma disseminação do bacilo de Koch por todo o corpo. É muito perigosa e pode ser mortal.

    Pode afetar qualquer órgão do corpo, porém os mais comuns são os pulmões, as meninges, o fígado e a medula óssea.

    A condição ocorre com maior frequência em crianças menores de 4 anos, pessoas com o sistema imunológico comprometido e idosos.

    Tuberculose pleural

    A tuberculose pleural acontece quando o bacilo de Koch acomete o espaço pleural, espaço entre as duas camadas da membrana que reveste os pulmões. Ocorre, então, o derrame pleural por acúmulo de líquido no espaço pleural.

    Tuberculose óssea

    Esse tipo de tuberculose afeta principalmente a coluna e a articulação do quadril ou do joelho. É uma doença de progressão lenta, piorando gradativamente.

    Acomete com maior frequência crianças e idosos cujo sistema imune está enfraquecido.

    Tuberculose urinária

    Os sintomas da tuberculose urinária se assemelham com o da infecção urinária. Em caso de suspeita, é necessário auxílio médico rápido para início imediato do tratamento, uma vez que esse tipo de tuberculose pode causar deformidades no sistema urinário e insuficiência renal.

    Tuberculose cerebral

    Este é um tipo de tuberculose muito grave, em que o bacilo de Koch se instala e se multiplica nas meninges, causando a  meningite tuberculosa. Pode ocorrer também a formação de tuberculomas cerebrais, em que há multiplicação do bacilo de Koch no tecido cerebral.

    Tratamento da doença

    O tratamento da tuberculose está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e é extenso, durando no mínimo seis meses. Recomenda-se que o tratamento seja feito em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO), para monitorar os pacientes de perto e pressupor uma atuação humanizada com os profissionais de saúde.

    Em pessoas acima de 10 anos, são utilizados usualmente quatro fármacos para o tratamento dos casos de tuberculose: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. Crianças com tuberculose são tratadas com 3 drogas: rifampicina, isoniazida e pirazinamida.

    Tuberculose tem cura?

    Sim, porém o tratamento leva tempo e deve ser feito diariamente.

    Como prevenir a tuberculose?

    A BCG é a vacina indicada na prevenção da doença. A imunização é a melhor e mais eficiente forma de prevenir a tuberculose.

    Vacina BCG

    A vacina BCG é capaz de prevenir as formas graves da tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar.

    A vacina é indicada de rotina a partir do nascimento até os 5 anos de idade e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos serviços privados de vacinação.

     

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também